O grupo britânico de produtos químicos INEOS anunciou esta terça-feira a compra da equipa de ciclismo Sky, cujo nome vai ser alterado no início de maio, na Volta a Yorkshire, pondo fim à procura de um novo patrocinador.
A INEOS, cujo dono é o homem mais rico do Reino Unido, Jim Ratcliffe, vai assumir o controlo da equipa na Volta a Yorkshire, depois de concluído um processo negociações que durou várias semanas com o anterior líder da Sky, Dave Brailsford, que procurava um novo patrocinador desde dezembro de 2018.
"A Sky e a 21st Century Fox acordaram esta terça-feira a venda da Team Sky à INEOS, que se torna a única dona da Tour Racing Limited [empresa que detém a equipa] a partir de 01 de maio", indica um comunicado divulgado pela própria formação.
O gigante da área dos produtos químicos garantiu que os compromissos com os corredores, equipa técnica e parceiros "serão honrados" e que o financiamento "irá continuar sem reduções".
Citado em comunicado, Ratcliffe destacou a "crescente popularidade do ciclismo" e os efeitos positivos na saúde da prática da modalidade, ajudando a combater "os efeitos da poluição em ambientes citadinos".
A Sky foi lançada em janeiro de 2010, conseguindo desde então 327 vitórias, com destaque para os triunfos nas grandes Voltas, em particular na Volta a França, com Bradley Wiggins, primeiro, e depois com os atuais corredores Chris Froome e Geraint Thomas, num total cinco edições do Tour, o último em 2018, vencido por Thomas.
O grupo INEOS, a maior empresa detida por privados no Reino Unido, comprou o clube de futebol suíço Lausanne em 2017, investindo ainda na equipa de iate de Ben Aislie, que compete na Taça América.
Por LusaEsloveno bateu Isaac del Toro, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard
Paul Magnier somou a 19.ª vitória da temporada
Atleta participou em três Jogos Paralímpicos em 15 anos de carreira
Ciclista português vai ser operado quando regressar a Portugal
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês