_
O ciclista português Ivo Oliveira (UAE Emirates) venceu esta sexta-feira a quarta e última etapa do Giro d'Abruzzo, em Itália, repetindo a vitória alcançada na quarta-feira, com o alemão Georg Zimmermann (Intermarché-Wanty) a conquistar a geral.
Ivo Oliveira bateu ao sprint o holandês Sjoerd Bax (Q36.5 Pro Cycling Team) na chegada a Isola del Gran Sasso, após um percurso de 166 quilómetros iniciado em Corropoli, que o luso completou em 3:58.49 horas, depois de ambos terem sido os únicos resistentes de uma fuga inicial de oito homens, com o ataque iniciado a 122 quilómetros da largada.
"Não tenho palavras, se há dois dias estava nas nuvens, não consigo descrever o que estou a sentir agora. Tenho que dar os parabéns aos outros que estiveram na fuga comigo, porque eles colaboraram até ao final", realçou no final da etapa Ivo Oliveira, que terminou a prova no 32.º posto da geral, a 14.03 minutos de Zimmermann.
O alemão, que fechou a etapa de hoje integrado no pelotão - que chegou com um atraso de apenas 12 segundos - para a dupla da frente, manteve o primeiro posto alcançado na véspera e garantiu a vitória na classificação final da sétima edição da prova transalpina.
Depois de ganhar a segunda etapa, Ivo Oliveira, de 28 anos, explicou o segredo do 'bis', sublinhando que o conhecimento que possui sobre o seu ex-companheiro de equipa Sjoerd Bax foi fundamental para o sucesso.
"Quando o Bax começou a descida, eu sabia que tinha que me aproximar imediatamente porque o Bax, se lhe dermos alguns metros, ele vai embora e eles nunca mais volta. Sabia que tinha que me aproximar dele imediatamente e, quando me aproximei dele, nós colaborámos até ao final. Estou sem palavras, obrigado à equipa por me dar esta oportunidade", vincou o ciclista de Vila Nova de Gaia, campeão mundial e europeu na prova de contrarrelógio na categoria júnior em 2014.
Ciclista uruguaio venceu a Volta a Portugal de 2022
Esloveno não esconde objetivo de vencer a clássica dos pavés
Ciclista português falou sobre a sua agenda para o novo ano
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países