O ciclista espanhol Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), que venceu a 28 de julho a 4.ª etapa da Volta a Portugal na chegada à Guarda, terminou a sua longa carreira neste domingo aos 40 anos em Madrid, ao concluir a Vuelta na 65ª posição, mas ainda não ‘pendurou’ a bicicleta: como forma de homenagem à sua paixão pela modalidade, o ciclista iniciou um percurso de 650 km até à sua cidade natal (Marbella), uma viagem descontraída ao lado do seu irmão que vai durar três dias até ao destino. A chegada está prevista para a tarde desta quarta-feira.
"Em parte é para começar a habituar-me à ideia de ter terminado a carreira profissional. Ainda me sinto um ciclista, esta viagem será fazer uma espécie de transição de profissional para andar de bicicleta de verdade", explicou o ciclista que, no ano passado também tinha triunfado na Volta a Portugal, na 6ª etapa, também na chegada à Guarda: "Na viagem só levo um carregador de telemóvel, roupas, escova de dentes e outros produtos de higiene pessoal".
Com esta jornada especial, Maté quer também sensibilizar as pessoas para questões ambientais. "Devemos mudar os nossos meios de transporte no interesse de combater as mudanças climáticas para o bem do planeta. Quem quiser, junte-se a nós!", sugeriu.
Por Diogo JesusCiclista uruguaio venceu a Volta a Portugal de 2022
Esloveno não esconde objetivo de vencer a clássica dos pavés
Ciclista português falou sobre a sua agenda para o novo ano
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League