O ciclista colombiano Nairo Quintana, hoje desclassificado da Volta a França de 2022 pela União Ciclista Internacional (UCI), negou ter usado a substância proibida tramadol e anunciou que vai recorrer da decisão, além de alinhar na Volta a Espanha.
O ciclista da Arkéa Samsic vai apelar ao Tribunal Arbitral do Desporto, anunciou hoje num curto comunicado, tendo recebido a notícia da desclassificação "com surpresa".
"Desconheço totalmente o uso desta substância e nego tê-la utilizado na minha carreira. Com os meus advogados, vamos esgotar todos os processos para assumir a minha defesa", escreveu o colombiano.
Quintana garante ainda que vai alinhar sexta-feira à partida para a 77.ª edição da Volta a Espanha em bicicleta, a dar "o melhor" por "equipa, país e adeptos".
Nairo Quintana, de 32 anos, é vencedor da Vuelta, em 2016, e da Volta à Itália, em 2014, além de ter sido por duas vezes segundo no Tour, em 2015 e 2013, e a organização da corrida já disse que a decisão da sua participação pertenceria sempre à equipa francesa.
Num curto comunicado publicado no sítio oficial na Internet, a Arkéa Samsic não responde diretamente à questão levantada pela desclassificação, limitando-se a notar que "esta violação dos regulamentos não leva a uma suspensão do corredor", garantindo não fazer "quaisquer comentários adicionais".
Quintana foi sexto na edição deste ano do Tour e hoje foi desclassificado por violação das regras médicas da União Ciclista Internacional (UCI), por uso de tramadol.
A utilização de tramadol, um analgésico, é proibida em competição com o objetivo de proteger a segurança e a saúde dos ciclistas à luz dos efeitos colaterais desta substância.
O ciclista colombiano pode apelar da decisão da UCI para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) nos próximos 10 dias.
De acordo com o comunicado da UCI, as análises de duas amostras de sangue seco fornecidas pelo ciclista colombiano nos dias 8 e 13 de julho, durante o Tour de 2022, "revelaram a presença de tramadol e seus dois principais metabolitos".
A 77.ª edição da Volta a Espanha arranca sexta-feira nos Países Baixos e termina em 11 de setembro em Madrid, com a participação de três portugueses: João Almeida e Ivo Oliveira, da UAE Emirates, e Nelson Oliveira, da Movistar.
Por LusaJá Florian Lipowitz diz ter cumprido um sonho ao subir ao pódio final em Paris
Ciclista esloveno celebrou a sua quarta vitória na Grande Boucle
Português da Movistar diz-se orgulhoso por ter terminado
Camisola amarela não se escondeu e lutou pelo triunfo mas o belga foi mais forte na última rampa
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano