Tadej Pogacar sugeriu esta segunda-feira que Jonas Vingegaard está a fazer bluff sobre o seu estado de forma e garantiu que a Visma-Lease a Bike vai fracassar na tentativa de afetá-lo mentalmente nesta Volta a França.
"Se aquilo que procuram é afetar-me mentalmente, não o vão conseguir", assegurou hoje camisola amarela da 111.ª Grande Boucle, em conferência de imprensa.
Tadej Pogacar reiterou que a Visma-Lease a Bike está a correr apenas contra si, mas admitiu já estar "habituado" a essa obsessão da equipa neerlandesa.
Depois de no domingo ter criticado a postura defensiva de Vingegaard, hoje o ciclista esloveno da UAE Emirates voltou a 'atacar' o seu arquirrival, sugerindo que o dinamarquês está a mentir sobre o seu estado de forma. "Quando se corre tão rápido em San Luca [na segunda etapa], é porque se está em boa forma. A maneira como está a correr e como os seus companheiros estão a encarar a corrida mostra-me que está em boa forma. Penso que tenta dizer que está pior do que realmente está", defendeu.
Pogacar referia-se às constantes declarações nas quais o bicampeão em título tem repetido estar melhor do que esperava e ter perdido menos tempo do que previa, numa alusão à queda grave que sofreu na Volta ao País Basco, no início de abril. Vencedor da Volta a França em 2020 e 2021 e 'vice' nas duas edições seguintes, Pogi considerou que a Visma-Lease e Bike o teme. "Mas eu não tenho medo deles. Este domingo, temi mais o Remco Evenepoel", confessou, elogiando o belga, que é segundo da geral: "É a primeira vez que corro numa grande volta contra ele e é um ótimo rival. Gosto quando os rivais vão no máximo".
Segundo da geral, a apenas 33 segundos da camisola amarela, o belga da Soudal Quick-Step é a grande surpresa desta edição, na qual Vingegaard é atualmente terceiro, a 1.15 minutos. "Será duro bater o Tadej, mas temos sempre de tentar e acreditar, toda a gente pode ter um mau dia", alertou Evenepoel.
A estrear-se no Tour, aos 24 anos, a estrela belga lidera a classificação da juventude, mas quer intrometer-se naquela que tem sido tradicionalmente uma batalha a dois, entre Pogacar e Vingegaard. "Estamos confiantes, estaremos preparados para a luta. O verdadeiro Tour para a geral vai começar no sábado", disse, revelando não temer uma má jornada como a que viveu na Vuelta do ano passado, quando era o campeão em título.
A Volta a França cumpriu esta segunda-feira o seu primeiro dia de descanso, regressando na terça-feira à estrada, para cumprir 187,3 quilómetros entre Orléans a Saint-Armand-Montrond.
Por LusaJá Florian Lipowitz diz ter cumprido um sonho ao subir ao pódio final em Paris
Ciclista esloveno celebrou a sua quarta vitória na Grande Boucle
Português da Movistar diz-se orgulhoso por ter terminado
Camisola amarela não se escondeu e lutou pelo triunfo mas o belga foi mais forte na última rampa
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Treinador apontou que "tudo pode acontecer" sobre o próximo destino, quando questionado sobre se iria para a Arábia Saudita
Guarda-redes de 23 anos estreou-se frente ao Sunderland, não sofreu golos e ainda ouviu elogios das bancadas