_
O belga Philippe Gilbert foi obrigado a abandonar a 107.ª edição da Volta a França, devido a uma rotura da rótula esquerda, revelou hoje o corredor da Lotto Soudal.
Gilbert, que no ano passado falhou o Tour por opção da sua equipa na altura, a Quickstep, foi uma das muitas vítimas de queda na primeira etapa da prova, disputada no sábado debaixo de muita chuva, mas ainda conseguiu cortar a meta em Nice com mais 11 minutos do que o pelotão. Os exames realizados revelaram a fratura na rótula, a mesma que o obrigou a abandonar o Tour em 2018.
"Diagnosticaram-me uma nova fratura. A boa notícia é que é uma fratura sem deslocamento. O médico do hospital falou de um período de inatividade de duas a três semanas. Podia ter sido pior", afirmou Gilbert.
O chefe de fila da equipa Lotto Soudal, que logo no primeiro dia ficou reduzida a seis corredores, também falou sobre a retirada da corrida do seu companheiro alemão John Degenkolb, também ele vítima de uma queda, mas conseguiu igualmente cortar a meta.
"Tenho um grande respeito pelo que fez o John, terminar a etapa depois de uma queda grave, percorrer 65 quilómetros sozinho e chegar dois minutos fora de tempo. Não teve o respeito dos juízes. Com a chuva e todos os acidentes, merecia pelo menos o respeito de ser integrado na classificação, embora depois não pudesse continuar. É inaceitável", lamentou o campeão do mundo de 2012.
A segunda etapa, que se disputa este domingo, arranca com o norueguês Alexander Kristoff (UAE Emirates) na liderança, com a caravana a percorrer uma ligação de 186 quilómetros entre Nice Haut Pays e Nice, que inclui duas contagens de montanha de primeira categoria e uma de segunda.
Por LusaProva arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona
Já Florian Lipowitz diz ter cumprido um sonho ao subir ao pódio final em Paris
Ciclista esloveno celebrou a sua quarta vitória na Grande Boucle
Português da Movistar diz-se orgulhoso por ter terminado
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo