MMA: André Fialho à conquista dos Estados Unidos

Kevin Costner quer modalidade nos Jogos Olímpicos

• Foto: DR Record

É um dos grandes nomes do MMA português. André Fialho, 22 anos, abandonou Portugal por se ter chateado com o seu antigo treinador, Vítor Nóbrega, e rumou aos Estados Unidos, a grande montra do MMA mundial. Tem um registo impressionante: sete combates e outras tantas vitórias. A última aconteceu no Bellator, considerada a segunda melhor do Mundo, logo a seguir ao UFC. Na estreia, venceu por KO em 29 segundos. O seu objetivo é continuar a evoluir na modalidade para entrar no UFC: "Essa é a grande meta para quem pratica este desporto. Nos Estados Unidos as oportunidades são outras. Aqui podemos viver, e bem, do MMA. Atualmente, dedico-me em exclusivo a esta modalidade. Sou um profissional de alta competição", salienta. Os dias são passados a treinar: "Treino duas ou três vezes por dia, seja corrida, pesos ou artes marciais. Todos os dias."

Sobre a morte de João Carvalho, diz que viu "apenas uma vez" o vídeo que circula na Internet com os momentos finais do combate. "Sinceramente custa-me ver e custa-me ainda mais falar sobre esse assunto. Foi uma tragédia, mas parece-me que o árbitro fez o que tinha a fazer."

Os números milionários de um império chamado UFC

O UFC, maior campeonato profissional de MMA, é transmitido para 150 países e 22 línguas diferentes. O norte-americano Dana White, presidente do UFC, diz que a empresa vale mais de 3,5 mil milhões de dólares, valor impulsionado pelo contrato de direitos televisivos assinado com a Fox em 2011. Esta já é a organização desportiva com maior crescimento mundial, originando factos surpreendentes.

Segundo a ‘Forbes’, Conor McGregor, a grande estrela do MMA, recebe mais por segundo do que Cristiano Ronaldo. O irlandês, de 27 anos, demorou apenas 424 segundos a conseguir 13,5 milhões de euros (foi esse o tempo que passou no octógono, nome dado à jaula do UFC). Ronaldo recebeu mais dinheiro – 52,6 milhões de euros – mas precisou de 291600 segundos. O UFC já conta com mais de 300 atletas e vários milionários entre as principais figuras. Além de McGregor, a norte-americana Ronda Rousey ganha 3 milhões de dólares anuais.

Os números diminuem em relação aos árbitros, como explica o juiz português Paulo Oliveira: "O último grande combate de boxe foi entre Mayweather e Pacquiao e o árbitro ganhou 25 mil dólares. O maior combate da história do MMA até ao momento opôs o McGregor e o José Aldo, no UFC, mas o árbitro ganhou apenas 1900 dólares. Foi o maior pagamento alguma vez feito a um árbitro de MMA."

Kevin Costner quer MMA nos Jogos Olímpicos

O ator norte-americano Kevin Costner é um fã assumido de MMA e gostaria de ver a modalidade a fazer parte das Olimpíadas por considerar que é onde estão "os verdadeiros tipos duros". Esse é um dos objetivos da IMMAF (Federação Internacional de MMA), mas em Portugal todos acreditam que há um longo caminho a percorrer até que a modalidade atinja esse patamar. "Em muitos países, como no caso português, o MMA ainda não é modalidade federada. Antes dos Jogos Olímpicos é preciso resolver muitas situações de regulamentação a nível local, mas acredito que esse dia pode chegar", salienta Luís Barneto, diretor-executivo da CAPMMA. Opinião sublinhada por Vítor Nóbrega: "Já esteve mais longe. O MMA está a crescer em todo o Mundo e tem cada vez mais fãs e praticantes, mas vai demorar até que possa entrar [nos Jogos Olímpicos]."

Por Luís Aguilar
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de Desportos de combate
Notícias
Notícias Mais Vistas