Os Estados Unidos lideram por 6-2 frente à Europa após a primeira jornada da Ryder Cup de golfe, disputada na sexta-feira no percurso de Whistling Straits, no Wisconsin.
Animados por um espírito de reconquista, os norte-americanos tiveram um início fulgurante na 43.ª edição da competição, conquistando seis dos oito pontos em disputa face aos detentores do título.
A equipa norte-americana adiantou-se para 3-1 nos quatro duos matinais, com Dustin Johnson e Collin Morikawa a baterem Paul Casey e Viktor Hovland, Brooks Koepka e Daniel Berger a derrotarem Lee Westwood e Matt Fitzpatrick e Patrick Cantlay e Xander Schauffele a surpreenderem Rory McIlroy e Ian Poulter.
Os espanhóis Jon Rahm e Sergio Garcia somaram o único ponto para a Europa nos 'foursomes' (também conhecido como pancada alternada, com os dois jogadores a executarem pancadas alternadas numa única bola), ao derrotarem Justin Thomas e Jordan Spieth.
Mas os 'rookies' norte-americanos estavam imparáveis e, na tarde de sexta-feira, no percurso desenhado entre falésias e colinas ao longo do lago Michigan, contrariaram o teórico favoritismo dos mais experientes europeus, com novo 3-1 nos 'four-balls' (cada golfista joga a sua bola e o melhor dos quatro ganha o ponto para a equipa).
Dustin Johnson e Xander Schauffele venceram diante de Paul Casey e Bernd Wiesberger e Tony Finau e Harris English impuseram nova derrota a Rory McIlroy, desta vez em parceria com Shane Lowry.
Rahm conquistou mais meio ponto para a Europa ao lado de Tyrrell Hatton, graças ao empate diante de Bryson DeChambeaue e Scottie Scheffler, com outro meio ponto para os europeus a ser somado por Tommy Fleetwood e Viktor Hovland, na igualdade com Justin Thomas e Patrick Cantlay.
A primeira equipa a totalizar 14,5 pontos vencerá a Ryder Cup.
Repetiu o triunfo de 2023 em Roma com nova vitória, agora em Nova Iorque
A competição é liderada pelo inglês Marcus Armitage
Terminou a prova do Challenge Tour no 21.º lugar
Português entregou um cartão com 70 pancadas na quarta e última volta
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Atacante já marcou 2 golos pelo Radomiak Radom de João Henriques