Tomás Melo Gouveia prescindiu de tentar ser pela primeira vez campeão nacional e preferiu continuar a competir no Challenge Tour, a segunda divisão europeia. Uma decisão que poderá não ter sido fácil, mas que parece ter-se revelado acertada, pois lidera o Euram Bank Open no final do primeiro dia.
O irmão mais novo de Ricardo Melo Gouveia brilhou no Golf Club Admstal, na Áustria (Tirol), com uma volta inaugural de 64 pancadas, 6 abaixo do Par, mas é perseguido pela margem mínima de uma pancada por um grupo de sete jogadores: os alemães Marc Hammer e Michael Hirmer, o eslovaco Tadeáš Teták, o sul-africano Justin Walters, o inglês Frank Kennedy, o italiano Davide Buchi, e o finlandês Juusi Kahlos, este último autor de um 'hole-in-one' no buraco 8.
Há mais dois portugueses que optaram por não competir no Campeonato Nacional Absoluto KIA para jogarem na Áustria: Daniel da Costa Rodrigues, duas vezes campeão nacional amador, tornou-se profissional depois de terminar a sua carreira amadora no circuito universitário norte-americano e compete pela segunda vez no Challenge Tour. Já Pedro Lencart foi duas vezes campeão nacional de profissionais e três vezes campeão nacional amador.
'Dani' está no grupo dos 55.ºs classificados com 70 (Par) e Pedro Lencart ocupa a 125.ª posição empatado com 74 (+4).
"Estou muito satisfeito porque tudo correu muito bem: boas saídas, tive a bola sempre em jogo, as segundas pancadas ficaram sempre perto da bandeira e ainda meti alguns putts", disse o português de 29 anos.
"Fui capaz de converter muitos birdies e não cometi muitos erros, sabendo tirar vantagem das boas condições meteorológicas que apresentaram-se esta manhã. Quando o tempo está assim, é preciso ser-se agressivo", acrescentou o algarvio nascido em Lisboa, em declarações ao press officer do Challenge Tour, Ben Turner.
É o segundo ano seguido em que o 68.º classificado da Corrida para Maiorca – o ranking da segunda divisão europeia – se mete na luta pelo título do Euram Bank Open.
Em 2023 foi 5.º classificado com três voltas abaixo do Par e ele próprio considerou que "nos dois primeiros anos" em que jogou no Golf Club Admstal sentiu "muitas dificuldades", mas que no ano passado aprendeu "como deve jogar-se neste campo".
Tomás Melo Gouveia está a jogar o seu 14.º torneio da época no Challenge Tour e no passado mês de Junho obteve a sua melhor prestação da época, um 5.º lugar (-11) no Open da Bretanha.
Por Hugo Ribeiro/FPGNo centenário Lisbon Sports Club, em Belas, o açoriano de 24 anos mostra que não foi por acaso o triunfo na Ilha Terceira de há duas semanas
No centenário Lisbon Sports Club, o algarvio derrotou Pedro Figueiredo num final emocionante, um dia depois de ter obtido a melhor volta de sempre do campo
Golfista português terminou a participação no grupo dos 100.ºs classificados
Algarvio obteve a melhor volta de sempre do campo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN
Médio, de 37 anos, retirou-se da seleção belga depois de deixar de ser convocado pelo então selecionador da Bélgica
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021