Bruno Dinis, jogador do Azzurra Novara, vítima de racismo em Itália

Bruno Dinis, jogador português, alvo de racismo em jogo na Itália
• Foto: Azzurra Novara

O Azzurra Novara denunciou insultos racistas ao jogador português Bruno Dinis, defesa que cumpre a primeira época no clube do norte de Itália. Durante o jogo frente ao histórico Amatori Lodi, os adeptos da equipa visitante gritaram insultos racistas a Bruno Dinis, denunciados pelo clube através de um comunicado.

"A Azzurra Hockey Novara condena os cânticos chocantes e claramente racistas entoados por um grupo de pseudo-adeptos do Amatori Lodi durante o jogo de sábado, 29 de novembro, no Pala Dal Lago, dirigidos ao nosso jogador Bruno Dinis: um atleta que sempre se destacou pela sua postura desportiva, correção, profissionalismo e dedicação às cores da Azzurra.

PUB

O incidente, ocorrido no final da 1.ª parte, será comunicado à Federação, para que não apenas com palavras, mas também com ações se tomem medidas contra aqueles que — ainda hoje, no ano de 2025 — utilizam insultos que nada têm a ver com um desporto saudável e limpo. Isto torna-se ainda mais grave quando tais insultos são proferidos num contexto em que estavam presentes turmas do 1.º ano do ensino básico de uma escola de Novara (no âmbito de um projeto de promoção do Hóquei nas escolas da cidade), com crianças de 6-7 anos e os seus pais “obrigados” a ouvir palavras que nada têm a ver com civismo.

Estamos a recolher material áudio e vídeo para sustentar o que aqui relatamos. Estaremos sempre a favor de um desporto inclusivo, sério, civilizado e que diga claramente NÃO ao racismo. Sem “ses” e sem “mas”…", escreveu o clube.

Nas redes sociais, o Amatori Lodi também reagiu: "O Amatori Wasken Lodi condena e demarca-se do comportamento de alguns dos nossos adeptos durante o jogo em Novara. O nosso apoio não se revê em manifestações tão degradantes. O Amatori Wasken está, desde sempre, empenhado ativamente em combater e prevenir situações tão lamentáveis, com a máxima determinação. Não haverá, portanto, qualquer tolerância da nossa parte perante factos desta gravidade. Estamos sinceramente desagradados com o que aconteceu, apresentamos as nossas mais sentidas desculpas ao atleta Bruno Dinis e desejamos que isto nunca mais volte a acontecer, em contexto algum."

PUB

Por Record
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Hóquei em Patins Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB