1/2
A Câmara Municipal de Cascais vai homenagear o Padre Miguel Barros a título póstumo, no próximo dia 8 de outubro, data em que celebraria 100 anos de vida.
O Município, em parceria com a Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, a Juventude Salesiana e os Antigos Alunos dos Salesianos do Estoril, vai organizar várias atividades para recordar um nome ímpar que ajudou a impulsionar o desporto e, sobretudo, o hóquei em patins.
Programa (8 de outubro):
9h00 - Torneio de hóquei em patins, no Pavilhão dos Salesianos do Estoril
12h30 - Missa, na Capela dos Salesianos do Estoril
13h30 - Almoço convívio, Salesianos do Estoril (necessária inscrição)
15h30 - Inauguração do Passeio Padre Miguel, em frente ao túnel de acesso à Praia do Tamariz, junto à Av. Aida
16h00 - Recordar o Padre Miguel, no Auditório do Edifício Cruzeiro, Av. das Acácias, Monte Estoril.
Percurso de Padre Miguel
Padre Miguel Barros está ligada ao hóquei em patins, tendo sido o fundador da Juventude Salesiana, equipa que desde 1961 viu nascer alguns dos melhores jogadores portugueses e que conquistou vários títulos regionais e nacionais.
Nascido em 1923, o Padre Miguel descobriu a modalidade no início dos anos 40, altura em que um grupo de alunos dos Salesianos do Estoril inicia a prática do hóquei em patins, de uma forma muito rudimentar. Mais tarde, em 1957, de regresso de Moçambique, relança a modalidade nos Salesianos e, em 1960, com o ataque das grandes equipas aos jovens jogadores que entretanto davam nas vistas, decide fundar a Associação Juventude Salesiana, clube que nasce no dia 20 de março de 1961.
A partir de 1963, o conjunto recém-criado começa a imperar nos campeonatos de juvenis, juniores e seniores, conquistando nas décadas de 60 e 70 vários títulos regionais e nacionais.
Para além das vitórias nas principais competições, a Juventude Salesiana forneceu vários jogadores às Seleções Nacionais e que, no decorrer das respetivas carreiras, ajudaram os clubes para onde transitaram mais tarde nas conquistas das maiores competições nacionais e internacionais. Nomes como Chana, Leste, Sobrinho, José Virgílio e, mais recentemente, Filipe Gaidão, ficaram na história da modalidade.
"A formação dos atletas sempre se baseou na camaradagem e amizade. Não se trata de um clube para a luta e com único princípio de vitória e campeonismo", referiu, numa entrevista, Padre Miguel, que faleceu aos 87 anos, a 7 de maio de 2010.
Por Diogo JesusEdu Castro tem alternado entre os dois guarda-redes: o que dizem os números?
Guardião travou quase tudo frente à ex-equipa e águis acabaram a golear
Triunfo em casa do Bassano por 3-1
Triunfo por 6-1 frente ao OC Barcelos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana