As seleções portuguesas de ténis de mesa e de futebol de praia, masculinas e femininas, garantiram esta quinta-feira as meias-finais das respetivas competições nos Jogos Europeus Cracóvia'2023, com Armelim Rodrigues perto da final no tiro com armas de caça.
Na Hutnik Arena, Marcos Freitas, João Geraldo, Tiago Apolónia e João Pedro Monteiro (este último não jogou) apuraram-se para as meias-finais do torneio por equipas, ao baterem a Roménia por 3-0, e agora vão defrotnar a 'temida' Alemanha nas meias-finais.
A equipa masculina, de resto, tem historial na prova, tendo vencido esta competição em Baku2015 e conseguido o bronze em Minsk'2019, enquanto, já nesta edição, Marcos Freitas conquistou a prata nos singulares masculinos.
Durante a manhã, a seleção feminina apurou-se também para as 'meias' ao vencer a Ucrânia (3-1), nas quais vai também defrontar a Alemanha, favorita à conquista do torneio, pelas 10:00 locais de sexta-feira (09:00 em Lisboa).
Fu Yu venceu o torneio de singulares femininos em Minsk'2019 e segue líder do grupo deste ano, com Jieni Shao, Inês Matos e Matilde Pinto.
Longe de Cracóvia, em Tarnów, a seleção feminina de futebol de praia bateu a anfitriã Polónia por 2-1 e venceu o grupo A com pleno de duas vitórias, marcando encontro na sexta-feira com a Ucrânia pela final da competição, em que poderão encontrar a Espanha, vencedora da 'poule' B.
Os masculinos fizeram o mesmo, num grupo com quatro equipas, e venceram a 'poule' A com uma goleada à Polónia, por 6-2, prosseguindo a defesa do título de Minsk'2019 (foram bronze em Baku'2015) da melhor forma, marcando agora encontro com a Suíça, outra das equipas que faz mira ao ouro, enquanto Espanha e Itália disputam a outra vaga.
No tiro com armas de caça, que hoje arrancou para Portugal, Armelim Rodrigues ficou a um tiro do primeiro lugar e foi quase perfeito, com 74 em 75, o sexto melhor registo, mas empatado com o segundo, numa competição de fosso olímpico em Wroclaw, a 273 quilómetros de Cracóvia.
Na mesma prova, o olímpico João Paulo Azevedo teve um dia menos bom, com 72 tiros, e terá de recuperar terreno na segunda parte da qualificação, na sexta-feira, para chegar à final, no mesmo dia, assim como Maria Inês Barros, terceira do ranking mundial, hoje 18.ª na prova feminina.
Na canoagem slalom, que hoje começou, má sorte para Frederico Alvarenga, que ficou a 62 centésimos de segundo das meias-finais na prova de K1, acabando no 42.º lugar final, com Lucas Jacob em 51.º.
No teqball, João Pinheiro não foi além da fase de grupos, com uma vitória e uma derrota.
Portugal soma de momento 13 pódios em Cracóvia'2023, nomeadamente três ouros, sete pratas e três bronzes.
A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que tem uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Prova realiza-se sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos
Candidatura não prevê a construção de novos equipamentos
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Técnico levou o Henan FC pela primeira vez à final da prova e falou da experiência a Record
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter