O governo russo mostrou-se esta quarta-feira disponível para cooperar com as autoridades na luta contra o doping, lamentando a recomendação de um comité independente da Agência Mundial Antidopagem (AMA) de suspender o país de competições internacionais por quatro anos.
"As autoridades desportivas russas estão e estarão disponíveis para cooperar plenamente com a comunidade desportiva internacional e com a AMA", disse o Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.
Peskov admitiu que a possibilidade de o país ser impedido de participar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 "é muito triste".
O porta-voz do Kremlin pediu que todos mantenham "a cabeça fria" até que seja anunciada a decisão da AMA, em 9 de dezembro, pelo comité executivo do organismo.
Na segunda-feira, um comité independente da AMA recomendou a suspensão da Rússia de competições internacionais por um período de quatro anos, o que obrigaria os atletas a competirem sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
O painel de revisão da AMA defende que a Rússia seja impedida de organizar grandes eventos nos próximos quatro anos e que a bandeira do país não possa ser hasteada em provas internacionais durante o mesmo período.
As recomendações serão analisadas pelo comité executivo da AMA, que se irá reunir em 9 de dezembro.
Em junho, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), agora denominada World Athletics, manteve a suspensão à Rússia, que está impedida de participar em provas internacionais desde novembro de 2015, na sequência de escândalo de doping e corrupção, com conhecimento e apoio estatal.
Cerimónia realiza-se a 6 de fevereiro do próximo ano, no Estádio Giuseppe Meazza
Rapper em nova aventura no universo olímpico
Honda, Uber, Intuit, Google e Starbucks são algumas das marcas que já assinaram patrocínios
Símbolo olímpico iniciou o seu trajeto esta quinta-feira, a partir de Atenas, 63 dias antes do evento
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países