_

Kirsty Coventry fala em "mudanças desconfortáveis" no programa dos Jogos Olímpicos

COI prioriza critérios de elegibilidade no desporto feminino, com Kirsty Coventry na liderança
• Foto: LUSA/EPA

A presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, avisou esta terça-feira que podem vir a ser necessárias mudanças nos programas dos Jogos Olímpicos, numa discussão que vai ser desconfortável.

"Temos de olhar para os nossos desportos, disciplinas e eventos com uma nova visão para termos a certeza que estamos a evoluir com o nosso tempo. Vamos enfrentar decisões e conversações, mas isso faz parte da mudança. Sei que estas discussões pode ser, e provavelmente vão ser, desconfortáveis, mas são essenciais para mantermos os Jogos fortes para as próximas gerações", afirmou.

PUB

A primeira mulher presidente do COI falava na abertura da 145.ª Sessão do organismo, em Milão, que antecede os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina, que se disputam de sexta-feira a 22 de fevereiro.

"Temos de ser honestos sobre o que funciona e, às vezes, ainda mais sobre o que não funciona", referiu a ex-nadadora zimbabueana, que referiu que tem de se assegurar que "um equilíbrio entre a tradição e a inovação".

Nas últimas edições dos Jogos de verão foram acrescentadas algumas modalidades mais urbanas, com o skate ou basquetebol 3x3, com o breaking, que se estreou em Paris2024, a não ter tido sucesso.

PUB

"Temos de nos assegurar que os Jogos continuam a inspirar os jovens em todo o mundo. Que refletem os seus valores, o seu sentido de autenticidade e a sua busca por algo genuíno", afirmou.

Embora considere que "Paris2024 foi um sucesso", Kirsty Coventry alerta que "é perigoso descansar sobre os louros" do passado.

Os resultados da revisão do programa olímpico, parte da agenda 'Fit for Future' lançada por Coventry, devem ser conhecidos até ao final deste ano.

PUB

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Jogos Olímpicos Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB