1/3
O esquiador de fundo norueguês Johannes Klaebo estabeleceu este domingo um recorde de nove títulos olímpicos de inverno, considerando todas as disciplinas, ao vencer, com a Noruega, a estafeta de 4x7,5 quilómetros.
Esta foi a quarta medalha de ouro de Klaebo nos Jogos de Inverno Milão-Cortina, superando os oito títulos dos compatriotas Marit Bjorgen e Bjorn Daehlie, de esqui de fundo, e do biatleta Ole Einar Bjorndalen.
Klaebo, de 29 anos, foi quem fechou hoje a estafeta da Noruega nos 4x7,5 quilómetros, na pista de 'cross country' de Tesero, num triunfo em que formou equipa com Emil Iversen, Martin Loewstroem e Einar Hedegart, garantido em 01:04.24,5 horas.
O quarteto norueguês superou a equipa francesa, medalha de prata, a 22,2 décimas de segundos, e a italiana, bronze, a 47,9.
Às quatro medalhas de ouro em Milão-Cortina (sprint clássico de esqui de fundo, estafeta 4x7,5 quilómetros, skyatlo e 10 quilómetros estilo livre), o norueguês junta dois ouros nos Jogos de 2022, na China, e três em 2018, na Coreia do Sul.
Depois desta quarta medalha de ouro, o 'cometa', alcunha pelo qual é conhecido, de Trondheim pode sonhar com um Grand Slam: vencer todas as seis provas do programa olímpico, um feito inédito.
Klaebo já alcançou esta proeza nos últimos Mundiais, na sua cidade natal, em 2025, e nestes Jogos Olímpicos restam-lhe duas provas para fazer o pleno.
Em Itália, ainda vai disputar no esqui de fundo o sprint por equipas na quarta-feira e a prova de 50 quilómetros no sábado, em Val di Fiemme, onde será o grande favorito.
Esquiadora melhora desempenho em relação a 2022
Nos Jogos de Inverno Milão-Cortina restam-lhe duas provas para fazer o pleno
Houve até insultos em pleno campo
Lucas Pinheiro Braathen ganhou o ouro
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Central de 25 anos, formado no Benfica, deixou o Aris de Salónica
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias