Que melhor forma de se despedir do Rio de Janeiro do que ao som de uma das mais icónicas vozes brasileiras? Ivete Sangalo foi uma das estrelas brasileiras que abrilhantou a cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos, fechando com chave de ouro um evento que reuniu a elite do desporto adaptado mundial.
Uma cerimónia que durou mais de duas horas, mas que, conforme tem sido hábito, utilizou o palco do Maracanã para, num espetáculo de cor, som e luz, passar uma vez mais a mensagem da inclusão social, enaltecendo, também, os feitos alcançados pelos mais de 4.350 atletas que no Rio de Janeiro prestaram provas no evento mais exigente e marcante do desporto adaptado. Heavy metal, samba, pop, reggae e música popular brasileira foram alguns dos estilos musicais que ‘desfilaram’ pelo mais mítico palco do desporto brasileiro.
Um espetáculo no qual Portugal naturalmente se fez representar, com Luís Gonçalves a ser o responsável pelo transporte da bandeira nacional. O velocista, recorde-se, deu a primeira de quatro medalhas ao nosso país, ao ser o terceiro colocado na prova de 200 metros T12.
Olá Tóquio!
Agora é hora de, numa viagem de quatro anos, transportar o espírito paralímpico de armas e bagagens para Tóquio, cidade japonesa que em 2020 será palco de mais uns Jogos. Sob o lema ‘Uma mudança positiva’, o Japão apresentou-se ao Mundo mostrando aquilo que de melhor tem para oferecer, relembrando que foi precisamente naquele país asiático que, em 1964, se começou a dar o nome de Paralímpicos a estes Jogos.
Será, então, um regresso ao ponto de partida para este evento global, que de edição para edição vai mostrando que não há limites para a crença do ser humano, seja a sua limitação motora, intelectual ou visual.
Por Fábio Lima. Rio de Janeiro. BrasilOs dois atletas, que já têm marcas de qualificação para Paris'2024, dão seguimento aos respetivos
Triplista tem estado ausente das provas por lesão
Nas eliminatórias de hoje competem o estreante Fernando Silva nos 100 mariposa (6h23), seguindo-se as olímpicas Ana Catarina Monteiro nos 200 mariposa (6h40) e Diana Durães nos 800 livres (7h14).
Natação
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países