Os Jogos Olímpicos Paris2024 vão estrear uma estafeta mista de marcha atlética, na distância da maratona, ao substituir as provas de 50 qulómetros para promover a paridade de provas no calendário do atletismo.
A decisão, hoje anunciada pela World Athletics, organismo que rege o atletismo mundial, e pelo Comité Olímpico Internacional (COI), faz com que a distância mais longa da marcha desapareça das grandes competições, e se passe apostar num percurso de maratona (42,195 km), dividido por quatro atletas.
Serão 25 seleções em competição, cada uma composta por um atleta masculino e um feminino, que completarão a distância em quatro etapas de distância aproximadamente igual. Cada atleta completará duas etapas de pouco mais de 10 quilómetros cada, alternando masculino, feminino, masculino, feminino.
Segundo a World Athletics, "a distância da maratona foi selecionada por causa de sua popularidade existente no atletismo e a ligação com as tradições dos Jogos Olímpicos". O evento será realizado no mesmo percurso que os eventos individuais de marcha atlética, de 20 quilómetros, junto à Torre Eiffel, no centro de Paris, e será concluído em cerca de três horas.
A exigência de cada atleta para completar duas voltas, com um pequeno intervalo, "irá adicionar um componente de resistência para a corrida". As regras de qualificação para o novo evento vão ser publicadas em breve.
Jon Ridgerton, administrador da World Athletics, assumiu o entusiasmo com as mudanças agora anunciadas. "Estamos empolgados em ter outra estafeta no programa olímpico para mostrar as habilidades de nossos atletas femininos e masculinos. Este formato foi concebido para ser inovador, dinâmico e imprevisível. Acreditamos que será facilmente compreendido pelos fãs, contará com uma competição emocionante e, o que é mais importante, garantirá a plena igualdade de género em todo o programa olímpico de atletismo, pela primeira vez", explicou.
A estafeta da marcha será disputada na quarta-feira 07 de agosto de 2024, às 07:30 locais (06:30 em Lisboa), seis dias depois das provas individuais de marcha atlética de 20 quilómetros, o que permitirá que os marchadores compitam nas duas provas.
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Demetri Mitchell não precisou de agente e acabou por garantir um salário superior