As autoridades francesas lançaram esta sexta-feira a plataforma de identificação, integrada no dispositivo de segurança e antiterrorismo, que permitirá circular por algumas zonas de Paris durante os Jogos Olímpicos.
Trata-se de um código QR que será enviado àqueles que o pedirem, depois de várias verificações de segurança, e que será solicitado pelas forças da ordem a qualquer pessoa que queira aceder aos lugares nevrálgicos de Paris'2024.
Este código será pedido a todas as pessoas que pretendam aceder a essas zonas, incluindo aos próprios moradores, turistas e até clientes de bares e restaurantes, de modo a evitar que pessoas consideradas perigosas entrem nos diferentes perímetros de segurança, delimitados junto aos locais de competição.
Nos dias anteriores à cerimónia de abertura, marcada para 26 de julho, no Sena, a zona de segurança máxima antiterrorista incluirá as margens do rio entre a Porta de Bercy, no este, e o Trocadéro, a oeste, diante da Torre Eiffel, onde o desfile terminará.
Nesse dia, o perímetro será ampliado e durante as jornadas seguintes será estendido às zonas onde se vão realizar as diferentes competições dos Jogos que decorrem até 11 de agosto.
O ministro da Administração Interna francês, Gérald Darmanin, já tinha advertido sobre a criação deste sistema de segurança e a autarquia de Paris instou os interessados a pedirem atempadamente o código QR, que pode demorar vários dias a ser validado.
A segurança e os transportes são as principais preocupações associadas aos próximos Jogos Olímpicos.
Por LusaTribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League