Letsile Tebogo conquistou esta quinta-feira uma inédita medalha de ouro olímpica da história do Botswana ao tornar-se no primeiro vencedor africano dos 200 metros, em Paris'2024, com norte-americano Noah Lyles a repetir o bronze de há três anos.
Tebogo, de 21 anos, bateu o recorde africano da meia volta à pista, em 19,46 segundos, para suceder ao canadiano Andre De Grasse, que ficou afastado da final, na única mudança no pódio relativamente a Tóquio'2020.
O norte-americano Kenneth Bednarek voltou a conquistar a medalha de prata, com o tempo de 19,62, à frente do compatriota Noah Lyles, que não conseguiu reeditar na distância em que é tricampeão mundial a vitória dos 100 metros.
O melhor resultado africano nos 200 metros pertencia ao namibiano Frankie Fredericks, segundo em Barcelona'1992, atrás de Michael Marsh, e em Atlanta'1996, quando foi batido por Michael Johnson.
As anteriores medalhas conquistadas por atletas do Botswana em Jogos Olímpicos tinham sido a prata de Nijel Amos, nos 800 metros de Londres'2012, e o bronze da estafeta 4x400 metros (Isaac Makwala, Bayapo Ndori, Zibane Ngozi e Baboloki Thebe) em Tóquio'2020.
Letsile Tebogo é o campeão olímpico dos 200m
O primeiro homem africano a conquistar este título e o primeiro ouro para o Botswana
Kenneth Bednarek
Noah Lyles pic.twitter.com/nIs6muy5lu
Atleta, de apenas 16 anos, tornou-se no norte-americano mais jovem de sempre a disputar uma prova de atletismo dos Jogos Olímpicos
Está fechada a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos
Holandesa, que tinha alcançado bronze nos 5.000m e 10.000, consegue o ouro na distância rainha
Portuguesa assume que "esperava muito mais"