09/08/2024

Os portugueses, as medalhas e as figuras: foi assim o dia 14 dos Jogos Olímpicos

O minuto ao minuto de mais um dia de emoções fortes na capital francesa

22:55 09.08.2024

Tudo dito por hoje!

Fechamos por aqui o nosso acompanhamento daquele que foi um dos dias mais bem sucedidos de Portugal em Paris até ao momento. Uma medalha de prata (com Pedro Pichardo no triplo salto) e dois diplomas olímpicos (K2 500 na canoagem e Jessica Inchude no lançamento do peso/atletismo) foi o pecúlio do dia, que pode encontrar amanhã um bom 'parceiro', já que teremos Fernando Pimenta em ação. Tudo para seguir, como nos últimos 14 dias, aqui no Record. Fique por aí!

22:54 09.08.2024

Os resultados portugueses do dia

João Ribeiro/Messias Baptista (Canoagem - K2 500 metros) - 6.º na final

Vanessa Marina (Breaking) - eliminada na round robin

Jéssica Inchude (Atletismo - lançamento do peso) - 8.ª na final

Pedro Pichardo (Atletismo - triplo salto) - medalha de prata

22:52 09.08.2024

Eis o programa dos portugueses para amanhã

O penúltimo dia começa bem cedo, com a maratona masculina e, claro, estaremos cá para trazer todas as novidades!

7:00 - Samuel Barata Atletismo (maratona)

9:30 - Teresa Portela (Canoagem - K1 500 metros, meias-finais)

10:10 - Fernando Pimenta (Canoagem - K1 1.000 metros, meias-finais)

11:40 - Teresa Portela (Canoagem - K1 500 metros, final C) c)

11:50 - Teresa Portela (Canoagem - K1 500 metros, final B) c)

12:00 - Teresa Portela (Canoagem - K1 500 metros, final A) a)

12:10 - Fernando Pimenta (Canoagem - K1 1.000 metros, final B) c)

12:20 - Fernando Pimenta (Canoagem - K1 1.000 metros, final A) a)

16:59 - Iúri Leitão/Rui Oliveira (Ciclismo pista - madison)

Pub
22:47 09.08.2024

Alemanha e Dinamarca vão discutir final masculina do andebol

A Dinamarca, tricampeã mundial, e a Alemanha vão lutar pela medalha de ouro do torneio masculino de andebol, após ultrapassarem a Eslovénia (31-30) e Espanha (25-24), respetivamente, em jogos da meias-finais.

Com estes resultados, as finalistas Dinamarca e Alemanha já sabem que, no mínimo, têm garantida a medalha de prata, enquanto a Espanha vai, pela segunda edição seguida, lutar com a Eslovénia pelo bronze, que alcançou em Tóquio'2020.

No Stade Pierre-Mauroy, em Villeneuve d'Ascq, nos arredores de Lille, os nórdicos superiorizaram-se aos eslovenos, que ficaram com o bronze no Mundial2017, e ao intervalo já venciam por 15-10.

Mais cedo, no mesmo local, o duelo entre a Alemanha e a Espanha, bronze em Tóquio'2020 e no Mundial'2023, foi igualmente renhido durante os 60 minutos, com o desfecho a sorrir aos germânicos (25-24).

A grande final entre Dinamarca e Alemanha está agendada para domingo, no Stade Pierre-Mauroy, em Villeneuve d'Ascq.

22:44 09.08.2024

Voleibol de praia: brasileiras voltam a ganhar ouro 28 anos depois

Foi um dia intenso - para nós também! -, mas estão finalmente entregues todas as medalhas do dia. A última foi a do voleibol de praia, que no sempre incrível estádio da Torre Eiffel consagrou as brasileiras Ana Patrícia Silva Ramos e Eduarda Santos Lisboa como as novas campeãs.

Foi um jogo histórico diante das canadianas Melissa Humaña-Paredes e Brandie Wilkerson, já que pela primeira vez foi necessário um terceiro set para decidir as campeãs. Acabou por ser o duo brasileiro, com 26-24, 12-21 e 15-10. De resto, também é um título histórico para o Brasil no voleibol de praia feminino, que desde 1996, na edição inaugural, não vencia.

Quanto ao bronze, foi ganho pela Suíça, com a dupla Tanja Hüberli/Nina Brunner a superiorizar-se em dois sets ao duo australiano Mariafe Artacho del Solar/Taliqua Clancy.

22:39 09.08.2024

Rui Costa felicita Pichardo pela prata: «Estamos orgulhosos pelo campeão que és»

O presidente do Benfica felicitou Pedro Pichardo pela medalha de prata no triplo salto, dizendo que todos no clube estão "orgulhosos" do atleta, que mantém um diferendo com os encarnados.

"Um testemunho à tua perseverança e à aposta do Benfica no projeto olímpico. Sabemos bem que querias mais do que a prata, mas não deixamos de estar, todos, orgulhosos pelo campeão que és", escreveu Rui Costa, numa mensagem partilhada no site oficial das águias.

Pichardo, campeão olímpico em Tóquio'2020, assegurou a prata em Paris'2024 com 17.84 metros, a dois centímetros do espanhol Jordan Díaz (17.86), que lhe sucede depois de já o ter batido nos Europeus Roma'2024, enquanto a medalha de bronze foi arrebatada pelo italiano Andy Díaz, com 17.64.

Segundo Rui Costa, este resultado é uma "enorme felicidade" e surge de "mais uma exibição extraordinária, plena de ambição e excelência que engrandece Portugal". "Que orgulho para os benfiquistas ver-te conquistar esta medalha de prata", acrescentou o dirigente dos lisboetas.

Pub
22:35 09.08.2024

Boxe: polémica argelina Imane Khelif conquista ouro

Nome mais falado do torneio de boxe por conta de toda a polémica que se criou à sua volta, a argelina Imane Khelif manteve-se imune à pressão e confirmou o seu favoritismo nas 66kg, para bater a chinesa Yang Liu por decisão unânime.

Unânime foram também as decisões nos 92kg masculinos, com o usbeque a bater o azeri Loren Berto Alfonso Domínguez, e nos 71 kg, com vitória do usbeque Asadkhuja Muydinkhujaev sobre o mexicano Marco Alonso Verde.

Já nos 50kg femininos, a chinesa Wu Yu superou a turca Buse Naz Cakiroglu por 4-1 numa decisão dividida.

22:25 09.08.2024

Pichardo espera reunir-se com Rui Costa: «Quero ficar no Benfica, mas com melhores condições»

Depois de numa fase inicial, à RTP, ter assumido estar a pensar retirar-se, Pedro Pichardo deu o dito por não dito e admitiu a possibilidade de continuar até a representar o Benfica, o clube que o trouxe para Portugal, mas com o qual mantém um diferendo nos últimos largos meses.

"Já não tenho o apoio que tinha no início. Tenho uma parceria que me ajuda, a Puma, mas é complicado. Eu tenho 31 anos, tenho três filhos, já não estou para isso. Quero também agradecer o apoio da Câmara de Setúbal. As coisas não têm corrido muito bem. Falta apoio para os atletas. Em Portugal é só futebol. Espero reunir-me com o Presidente do Benfica, Rui Costa, para encontrar soluções, e espero que a diretora do clube me deixe em paz, Ana Oliveira", lançou o atleta que diz também não ter boas condições de treino atualmente, mas que realça que quer ficar no Benfica: "Eu quero ficar no Benfica, mas com melhores condições e que a diretora me deixe em paz. Vou treinar, vou competir pelo clube, mas não quero ter contactos com a diretora. Eu enviei mensagens ao presidente, que me disse que nos íamos reunir depois dos Jogos Olímpicos", disse o atleta de 31 anos.

Pichardo não quis deixar o estádio sem ter contacto com os adeptos portugueses, ele que reafirmou sentir-se português: "Quando fui campeão olímpico em Tóquio, o estádio estava vazio. Hoje aqui foi incrível. Muita diferença e é muito bom estar assim com esse ambiente. Eu não estava à espera de ver tantos adeptos portugueses a apoiar-me. Para mim é muito, muito bom. Não nasci em Portugal, mas sinto-me só português de coração. Vir aqui numa competição deste nível e ter o apoio dos portugueses, só posso estar muito grato, muito grato, eternamente grato", concluiu o atleta luso que continuou a fazer fotos e a assinar autógrafos até a sua saída do estádio, com uma medalha de prata, que lhe permite entrar no panteão do atletismo português.

22:25 09.08.2024

Basquetebol: França junta-se aos Estados Unidos na final feminina

Depois da seleção masculina, também a feminina assegurou o apuramento para a final do torneio de basquetebol. Ainda que tenha sido bem sofrido. Diante da Bélgica, as gaulesas precisaram do prolongamento para triunfar por 81-75, isto depois da igualdade a 66 no final do tempo regulamentar. Na final, tal como homens, o oponente francês será a toda poderosa seleção norte-americana.

Pub
22:08 09.08.2024

Pichardo fez as delícias dos adeptos após conquista da prata em Paris

Tantas vezes apontado como um atleta 'fechado', Pedro Pichardo acedeu a vários pedidos de fotos por parte dos adeptos que estavam à sua espera após a conquista da medalha de prata do triplo salto nos Jogos Olímpicos de Paris.

22:05 09.08.2024

Jorge Vieira assume "travo amargo" da prata e vê Pichardo com nível para mais: «Está no topo da sua carreira»

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) felicitou Pedro Pichardo pela prata conseguida no triplo salto, uma "grande festa" por um atleta "extraordinário", ficando "algum travo amargo" pela proximidade do ouro. "Para nós, tem algum travo amargo, mesmo sendo uma grande festa para o atletismo e desporto português. Temos de congratular e felicitar o atleta por esta competição e por tudo o que tem feito", disse Jorge Vieira, em declarações à Lusa.

22:01 09.08.2024

A atualização dos melhores resultados portugueses em Paris

Pedro Pichardo (2.º - atletismo)

Iuri Leitão (2.º - ciclismo de pista)

Patrícia Sampaio (3.º - judo)

Vasco Vilaça (5.º - triatlo)

Estafeta mista (5.º - triatlo)

Carolina João/Diogo Costa (5.º - vela)

Gabriel Albuquerque (5.º - ginástica trampolins)

K2 500 (6.º - canoagem)

Ricardo Batista (6.º - triatlo)

Nélson Oliveira (7.º - ciclismo)

Maria Inês Barros (8.º - tiro)

Jessica Inchude (8.º - atletismo)

Contabilização atual

3 medalhas

(+) 9 diplomas olímpicos

Pub
21:56 09.08.2024

Breaking: B-Girl Ami é a primeira campeã da história

Na primeira vez do breaking em Jogos Olímpicos - e não se sabe ainda se será a única -, o título feminino foi para a B-Girl japonesa Ami. Na final, a nipónica superou a lituana Nicka por 3-0, com um total de 16-11 nos pontos dos juízes.

O bronze acabou nas mãos da chinesa 671, que bateu a holandesa India por 2-1 (19-8). Curiosamente, as b-girls que lutaram pelo bronze derrotaram Vanessa Marina na fase de grupos.

21:53 09.08.2024

Halterofilismo: ouro e recorde olímpico do arranco para Olivia Reeves

Nos 71 kg do halterofilismo, houve novo recorde olímpico do arranco (117kg) para a norte-americana Olivia Reeves, que com um total de 262 kg (alcançou ainda 145kg no arremesso) levou a melhor sobre a concorrência de forma clara. A colombiana Mari Leivis Sánchez (257) e a equatoriana Angie Paola Palacios (256) fecharam o pódio.

21:50 09.08.2024

Luta: Magomed Ramazanov devolve glória à Bulgária

Seguimos nas lutas, agora para a luta livre, que hoje conheceu dois novos campeões masculinos e uma feminina. Começamos, claro, pelas senhoras.

Nas 57kg, a japonesa Sakurai Tsugumi leva o ouro para casa, com uma vitória por 6-0 sobre a moldava Anastasia Nichita. Os bronzes foram para a norte-americana Helen Maroulis e a chinesa Hong Kexin.

Nos homens, em 86kg venceu o búlgaro Magomed Ramazanov, que assim deu o primeiro ouro ao seu país nesta modalidade desde Atlanta 1996. Fê-lo com um triunfo por 7-1 nos pontos sobre o iraniano Hassan Yazdanicharati. Para o iraniano, refira-se, foram so terceiros Jogos a acabar no pódio, depois do ouro do Rio'2016 e da prata em Tóquio'2020. Quanto aos bronzes, foram para o norte-americano Aaron Brooks e para o grego Dauren Kurugliev.

Por fim, no 57kg houve uma luta renhida entre o japonês Higuchi Rei e o norte-americano Spencer Richard Lee, com o triunfo a sorrir ao nipónico, por 4-2. O indiano Aman Sehrawat e o usbeque Gulomjon Abdullaev garantiram os dois bronzes.

Pub
21:43 09.08.2024

Taekwondo: título histórico para a Tunísia

Vamos lá atualizar as medalhas que ficaram para trás. E foram algumas. Começamos pelo... taekwondo!

No -80kg masculino, o título foi para o tunisino Firas Katoussi, que com esta conquista tornou-se no primeiro do seu país a alcançar o ouro nesta modalidade. Na final, Katoussi superou o iraniano Mehran Barkhordari por 2-0. Horas antes, os bronzes foram conquistados pelo italiano Simone Alessio pelo dinamarquês Edi Hrnic.

Quanto às senhoras, no -67kg, a mais forte no Grand Palais foi a húngara Viviana Marton, que se sagrou campeã olímpica aos 18 anos. 12.ª cabeça de série, Marton superou na decisão a sérvia Aleksandra Perisic, 3.ª pré-designada, por 2-0. Os bronzes foram para a norte-americana Kristina Teachout e para a belga Sarah Chaari.

21:38 09.08.2024

Jordan Díaz após bater Pichardo por 2cm na final do triplo salto: «A certa altura, pensei que me podiam tirar o título»

Jordan Díaz, triplista que conquistou a medalha de ouro para a Espanha na final do triplo salto de Paris'2024, após bater o luso-cubano Pedro Pablo Pichardo por dois centímetros (17.86 metros contra os 17.84 do atleta do Benfica), admitiu que num determinado momento, provavelmente com o último salto de Pichardo, que pensou que o atleta de Portugal lhe pudesse retirar o título olímpico: "A certa altura, pensei que me podiam tirar o título, mas fiz um primeiro salto fantástico. Tem sido incrível. Só quero dizer para me colocarem na primeira página [dos jornais]. Vim aqui para competir e para ganhar a medalha de ouro. O trabalho valeu a pena. A decisão que tomei de representar Espanha foi muito boa para mim", disse o atleta.

21:37 09.08.2024

Luís Montenegro promete mais apoios e assume: «Até me arrepiei no último salto»

"É um momento marcante do atleta. Estamos muito satisfeitos com os desempenhos dos nossos atletas. No peso também tivemos um bom oitavo lguar. O balanço é positivo. Estes atletas que fazem percurso de grande sacrífico e capacidade de sofrimento, são verdadeiros heróis. São os heróis que queremos que inspirem a juventude, para trazer novos atletas aos Jogos", disse o primeiro ministro, à RTP.

Perder por 2 centímetros

"Não há duvida nenhuma que é frustrante. Dois centímetros é algo muito pequeno, mas as coisas são o que são. Podia ter sido ao contrário. Há sempre aquele amargo de boca. Os saltos do Pedro tiveram sempre o limite da tábua bem longe, creio que no primeiro ficou a 23 centímetros. É preciso aceitar. Um desportista sabe que pode acontecer"

"Seguramente ele agora está a recupear emocionalmente de uma prova disputadíssima. Estádio vibrante à espera dos últimos saltos. Arrepiei-me quando caiu no último salto, porque tive a sensação de que ia chegar. Está de parabéns, tal como o atletismo, e o desporto em geral está a dar uma boa conta do que tem para oferecer. Estão quase a terminar os Jogos, temos provas disputar e ganhar. O que agora podemos perspetivar são quatro anos de trabalho para conseguir chegar a Los Angeles e superar estes bons resultados"

Como vê uma final com pódio de atletas nascidos em Cuba?

"Sabemos o que levou a saírem. O que a nós nos interessa foi o facto do Pedro ter sido muito bem acolhido, é um ídolo. Tem sido um atleta magnífico. Expressa gratidão a Porutgal, o que justifica o processo que levou a adquirir a nacionalidade portuguesa. O orgulho que temos por ele... Vestir aquela camisola é algo que é inexplicável, independentemente do local de nascimento"

Mais apoios

"Como sabe entrámos em funções há quatro meses. Não vale a pena estar a ignorar este processo, veio dos antecessores. Presumo que tenham feito todo o esforço. O que posso garantir é que nestes quatro anos, que é o tempo do nosso mandato, tudo faremos para impor em Portugal uma cultura de prática desportiva generalizada mais forte. Queremos Portugal a fazer mais desporto. Jovens portugueses à procura do seu talento nas escolas. E apoiar a alta competição, porque há um momento a partir do qual, aqueles que ambicionam títulos, têm de saber os que títulos dão trabalho de organização, das condições.

Vamos alocar os meios que pudermos para ter na alta competição bons resultados. Isso traduz-se em oferecer condições de treino e conciliar todos os interesses dos atletas. Nisso refiro nas relações com as federações, os clubes. Naquilo que as políticas públicas puderem ajudar para reforçar a capacidade de tirar todo o potencial, faremos isso. Mas haverá sempre insatisfação, pois todos querem mais. Mas o que pudermos acrescentar, faremos isso, de uma forma que corresponde ao sentir português, ao ser da identidade nacional. Esta vibração que sentimos hoje, que milhões sentiram através da televisão ao ver estes atletas, tem de corresponder a um esforço. Não vamos prometer mundos e fundos, mas sim a ajuda maior possível para dinamizar as equipas e atletas de alta competição. Eles simbolizam o fazer bem, levar até ao limite o potencial, mas também são o exemplo e podem alavancar para toda a sociedade. A sociedade festeja títulos e medalhas, por isso é natural retribuir dando-lhes meios. É mesmo necessário ter uma preparação, uma calendarização, para que cheguem no pico da forma neste momento decisivo, só isso pode permitir ter sucesso. Como vimos hoje de manhã, por 6 centésimos, e agora 2 centímetros. É preciso apurar até à máxima capacidade. Nós temos de colaborar e ajudar".

Pub
21:09 09.08.2024

Presidente da República felicita Pedro Pichardo pela medalha de prata

O Presidente da República felicitou Pedro Pichardo pela conquista da medalha de Prata na prova de Triplo Salto.

"Com mais uma exibição de elevada qualidade, e após o título olímpico de Tóquio, Pedro Pichardo junta-se ao restrito grupo de atletas nacionais que conquistaram duas medalhas olímpicas, reforçando o seu legado no atletismo e desporto nacional", escreveu Marcelo Rebelo de Sousa numa nota oficial colocada no portal da Presidência da República.

Em nome de Portugal e dos portugueses, o Presidente "envia os parabéns ao saltador a quem deseja as maiores felicidades pessoais e desportivas".

21:05 09.08.2024

Pichardo: «O que está na minha cabeça é ficar já por aqui»

À RTP, Pedro Pichardo assume que estará a ponderar abandonar depois destes Jogos Olímpicos.

"Estou feliz. Queria ganhar, hoje não foi dia da vitória, mas saio com boas sensações. Foi uma competição boa, da próxima será melhor".

Razão para abdicar do quinto salto

"Estava a sentir uma pequena dor e o míster mandou-me prescindir do quinto salto para recuperar um pouco. Fiz o sexto e, não estando bem, estava melhor"

"Hoje infelizmente cometi erro na corrida, não acertei na tábua. E perdi o ouro por 2 centímetros. É continuar a trabalhar, cabeça levantada e seguir para em frente"

Melhor português nos Jogos no atletismo, a par de Carlos Lopes

"Não sabia. Mas não fico focado na história. Tento fazer o meu percurso. É uma honra estar ao lado do Carlos Lopes"

Vamos ter Pichardo em Los Angeles?

"Não sei. Estou um pouco desmotivado. Muitos problemas com o clube, falta de apoio das instituições, do governo. Estou um pouco desmotivado. Estava a pensar retirar-me depois de hoje. A minha família tem falado para continuar, mas ainda não sei. O que está na minha cabeça é ficar por aqui já."

20:56 09.08.2024

Atletismo: surpresa nos 400m barreiras com ouro de Rai Benjamin

Com toda a emoção de tudo o que aconteceu com Pedro Pichardo, perdemos uma pequena surpresa na pista, com a vitória do norte-americano Rai Benjamin nos 400 metros barreiras sobre o favorito norueguês Karsten Warholm. O brasileiro Alison dos Santos teve de contentar-se com o bronze.

Rai Benjamin venceu em 46.46 segundos, contra os 47.06 de Warholm e os 47.26 de Dos Santos.

Pub
20:50 09.08.2024

O salto que deu a medalha de prata a Pedro Pichardo em Paris

Pedro Pablo PICHARDO fica com a PRATA em PARIS

O saltador ganha a sua segunda medalha olímpica numa final muito equilibrada e que foi decidida por 2 centímetros

3 medalhas para Portugal em PARIS 2024 pic.twitter.com/T7EUsKjCty

20:49 09.08.2024

Hóquei em campo: Holanda conquista ouro feminino nos penáltis

Tal como a discussão do bronze, também o ouro foi discutido nos penáltis. Acabou por levar a melhor a Holanda, com um triunfo sobre a China por 3-1, depois do empate a um no final do tempo regulamentar. As holandesas foram campeãs pela quinta vez consecutiva, depois de 1984, 2008, 2012 e 2020.

20:41 09.08.2024

O pódio do triplo salto: Pichardo ficou a 2 centímetros do ouro!

A final de hoje foi super equilibrada... por baixo. Todos esperavam saltos acima dos 18 metros, mas as condições de piso molhado comprometeram muito as marcas. E isso trouxe um equilíbrio imenso entre Díaz e Pichardo, com apenas 2 centímetros a separar os dois.

Caso tivesse feito 17.86 e igualado a marca do espanhol, Pichardo ficaria sempre em segundo, pois Díaz conseguiu uma melhor segunda marca.

Pódio do triplo salto:

Jordan Díaz, 17.86 metros

Pedro Pichardo, 17.84

Andy Díaz, 17.64

Pub
20:37 09.08.2024

Pichardo exibe a bandeira de Portugal

20:36 09.08.2024

Atletismo: Pedro Pichardo conquista medalha de prata no triplo salto

O português não consegue melhorar, faz 17.81 metros e fica com a prata. É mais uma medalha para o luso cubano, que quando o assunto é finais... nunca falha em conseguir pódios!

20:32 09.08.2024

Atletismo: Beatrice Chebet junta ouro dos 10.000 metros ao dos 5.000 metros

Depois do título nos 5.000 metros, a queniana Beatrice Chebet consegue agora o dos 10.000 metros, com uma vitória ao sprint em 30:43.25 minutos, à frente da surpreendente Nadia Battocletti (30:43.35, novo recorde italiano) e da holandesa Sifan Hassan (30:44.12), que volta a ser bronze depois dos 5.000 metros.

Pub
20:21 09.08.2024

Atletismo: Jordan Díaz faz o seu pior salto

O espanhol não aproveita a 'borla' e faz 'apenas' 17.25.

20:20 09.08.2024

Atletismo: Pichardo prescinde do 5.º salto

O português decide preservar-se para uma última tentativa. O triplo salto é muito exigente e é habitual esta estratégia... mas é arriscado!

20:19 09.08.2024

Atletismo: Jaydon Hibbert lesiona-se e deve ficar de fora

O jovem jamaicano Jaydon Hibbert sente uma dor quando fazia a sua quinta tentativa e abdica de saltar. Hibbert tem 17.61 metros e está em 4.º, mas não deve saltar mais...

Pub
20:18 09.08.2024

Vanessa Marina após 13.º posto no breaking: «Dei tudo o que eu podia dar»

A b-girl Vanessa Marina, que estreou o breaking português nos Jogos Olímpicos, disse ter cumprido o seu objetivo em Paris'2024, onde foi 13.ª classificada, garantindo ter dado tudo o que podia na representação de Portugal.

"Acho que não foi menos bem. O meu objetivo era vir representar Portugal da melhor maneira que eu sei fazer, que é dançar. Claro que as outras meninas têm um nível acrobático muito maior do que o meu, mas acho que o meu objetivo foi cumprido. Fiquei 13.ª no mundo, ou seja, é muito difícil já chegar até aqui", salientou.

Vanessa Marina ficou fora dos quartos de final da estreia do breaking em Jogos Olímpicos, depois de ter sido derrotada nas três 'battles' que disputou em Paris'2024. "Eu dei tudo o que eu podia dar. E um resultado é só um resultado. Dependendo do dia, depende dos júris, é muito relativo. Por isso, talvez numa próxima eu consiga dar melhor", declarou.

20:10 09.08.2024

Atletismo: Jordan Díaz volta a não melhorar... por pouco!

O espanhol está a fazer um concurso de regularidade. Acaba de fazer 17.84 metros, depois de já ter feito 17.85 e 17.86.

20:08 09.08.2024

Atletismo: quarto ensaio sem melhorias para Pichardo

O português faz 17.52 metros.

Pub
19:59 09.08.2024

Atletismo: Nafi Thiam faz tri no heptatlo

Na sempre exigente disciplina do heptatlo, a belga Nafi Thiam voltou a demonstrar a sua superioridade, conquistando o ouro pela terceira vez. Com 6880 pontos, a belga torna-se na primeira atleta, homem ou mulher, a vencer a prova combinada do atletismo pela terceira vez consecutiva. A campeã mundial Katarina Johnson-Thompson acabou em segundo, com 6844 pontos, à frente da belga Noor Vidts, com 6707.

19:56 09.08.2024

Futebol: bis de Sergio Camello no prolongamento vale ouro à Espanha

Depois do empate no final dos 90 minutos, a Espanha sentenciou a questão diante da França no prolongamento, com uma vitória por 5-3, com bis de Sergio Camello. Primeiro fez o 4-3 aos 100' e, depois, aos 120'+1, fechou a questão e impediu a festa gaulesa... em casa. O jogador do Rayo Vallecano foi herói vindo do banco, que entrou aos 83', para o lugar de Abel Ruiz.

19:54 09.08.2024

Atletismo: Jordan Díaz não melhora

Estão fechados os três primeiros saltos. Jordan Díaz não melhora no seu último e continua a comandar 'só' com 17.86, 2 centímetros à frente de Pichardo.

Pub
19:46 09.08.2024

Atletismo: alemã Yemisi Ogunleye conquista ouro no lançamento do peso

Numa final na qual Jessica Inchude foi 8.ª colocada, a alemã Yemisi Ogunleye conseguiu no derradeiro ensaio garantir o ouro, com um lançamento a 20.00 metros exatos. A prata ficou para a neozelandesa Maddison-Lee Wesche, a 19.86, ao passo que o bronze foi para a chinesa Jiayuan Song.

19:45 09.08.2024

Atletismo: Pichardo faz nulo no terceiro

Era um salto incrível... mas foi nulo!

19:37 09.08.2024

Atletismo: Jessica Inchude acaba em 8.º e garante diploma olímpico

A portuguesa não consegue melhorar os 18.41 metros que trazia da 2.ª tentativa e fecha o concurso na 8.ª posição. Um lugar de honra, que vale diploma olímpico.

Pub
19:31 09.08.2024

Atletismo: Pichardo melhora mas continua em 2.º

O português consegue saltar aos 17.84 metros, a 2 centímetros de Jordan Díaz. Andy Díaz em 3.º, com 17.63.

19:28 09.08.2024

Atletismo: Jessica Inchude faz nulo na 5.ª tentativa

A portuguesa arrisca e não melhora. Segue em 8.º.

19:24 09.08.2024

Atletismo: Jordan Díaz assume comando do triplo salto

Com 17.86 metros, o espanhol supera o registo de Pichardo por 7 centímetros. Mas isto ainda vai no começo... e a luta é entre estes dois!

Pub
19:19 09.08.2024

Atletismo: Jessica Inchude no quarto lançamento

A portuguesa faz 18.32 metros e não melhora. Agora é arriscar!

19:17 09.08.2024

Atletismo: Jessica Inchude avança para os lançamentos finais!

Ninguém melhora e Jessica Inchude avança para os últimos lançamentos! Diploma está garantido!

19:17 09.08.2024

Atletismo: grande salto de abertura de Pichardo!

O português salta a 17.79 metros e deixa já um aviso à concorrência.

Pub
19:15 09.08.2024

Atletismo: Jessica Inchude não melhora

A portuguesa fica com o lançamento que tinha feito na segunda tentativa (18.41), até porque faz nulo. Jessica Inchude está em 8.º, mas tem de esperar pelo que as restantes fizerem.

19:13 09.08.2024

Atletismo: aí está Pichardo pronto para a final!

19:08 09.08.2024

Atletismo: ouro e recorde olímpico nos 400 metros femininos para Marileidy Paulino

Marileidy Paulino acaba de fazer história para a República Dominicana. É a primeira campeã olímpica do país, ao conquistar o título nos 400 metros, com 48.17 segundos que são um novo recorde olímpico. Salwa Eid Naser, do Barhain, foi segunda, com 48.53 segundos, ao passo que a polaca Natalia Kaczmarek (48.98) fez o bronze.

Pub
19:05 09.08.2024

Atletismo: situação no final das duas primeiras rondas do peso

Jessica Inchude em sétimo. Tem de ser uma das 8 primeiras no final destes três lançamentos para avançar para os três finais.

19:04 09.08.2024

Atletismo: Jessica Inchude melhora

E fica contente! A portuguesa lança agora a 18.41 metros. Está em 6.º na tabela até ao momento.

19:02 09.08.2024

Futebol: prolongamento na final masculina

Termina o tempo regulamentar e o França-Espanha vai mesmo a prolongamento. Ficou 3-3 no final dos 90 minutos.

Pub
18:59 09.08.2024

Futebol: França empata de penálti nos descontos

Jean Phillippe Mateta, aos 90'+3, completa a reação francesa na final do torneio masculino de futebol, empata 3-3 e a tendência é que haja tempo extra...

18:54 09.08.2024

Atletismo: Jessica Inchude no primeiro lançamento

A portuguesa lança a 18.16 metros. Bom lançamento para abrir, mas é preciso elevar a nota nos dois próximos. Por agora, a portuguesa está em 5.º no final da primeira ronda de lançamentos.

18:54 09.08.2024

Atletismo: Canadá conquista ouro nos 4x100 metros masculinos

Surpresa nos 4x100 metros masculinos! Não tanto pelo ouro do Canadá, que fechou em grande com Andre de Grasse e venceu em 37.50 segundos, mas antes pelo sétimo lugar dos Estados Unidos, em 37.89.

A prata foi para a surpreendente África do Sul (37.57) e o bronze para a Grã-Bretanha (37.61).

Pub
18:45 09.08.2024

Futebol: França reduz para 2-3 diante da Espanha

A 10 minutos do final (aos quais serão adicionados os descontos), a França reduz a diferença diante da Espanha (2-3), com um golo de Akliouche, aos 79'. Vamos ter uns instantes finais de loucos!

18:42 09.08.2024

Atletismo: Jessica Inchude na final do lançamento do peso

Já arrancou a decisão do peso no Stade de France, numa altura em que chove... e muito. A portuguesa Jessica Inchude é a 10.ª a lançar e tenta nesta fase dos 3 primeiros lançamentos acabar nas oito primeiras para ir às rondas finais.

18:38 09.08.2024

Atletismo: Estados Unidos conquistam ouro nos 4x100m femininos

A sessão da tarde/noite no Stade de France começa com um título para os Estados Unidos! Foi nos 4x100 metros, numa final eletrizante na qual Sha'Carri Richardson salvou as norte-americanas numa reta final fortíssima (tempo final de 41.78), após uma última transmissão algo falhada - tal como a Grã-Bretanha, que perdeu a liderança precisamente por este falhanço. Ainda assim, as britânicas garantem a prata (41.85) e a Alemanha o bronze (41.97)

Pub
18:25 09.08.2024

Atletismo: sessão da noite arranca dentro de momentos

E com muitas finais! Duas delas como portugueses.

18:30: 4x100m feminino

18:37: lançamento do peso feminino (Jessica Inchude)

18:47: 4x100m masculino

19:00: 400m feminino

19:13: triplo salto masculino (Pedro Pichardo)

19:25: prova final do heptatlo

19:57: 10.000m feminino

20:45: 400m barreiras masculino

18:20 09.08.2024

Ciclismo de pista: Harrie Lavreysen revalida título de sprint

E vão dois ouros em Paris'2024 para o holandês Harrie Lavreysen! Depois de ter ganho no sprint por equipas, o ciclista de 27 anos consegue agora o título individual, que desta forma consegue revalidade (já o tinha ganho em Tóquio). Na final, o holandês bateu o australiano, ao superá-lo nos dois sprints.

Já o bronze necessitará de uma finalíssima, já que Jack Carlin e Jeffrey Hoogland venceram um cada.

18:14 09.08.2024

Ciclismo de pista: Itália conquista madison feminino

Com um duo composto por Chiara Consonni e Vittoria Guazzini, a Itália conquistou o ouro no madison, com 37 pontos, contra os 31 da Grã-Bretanha (Elinor Barker e Neah Evans) e 28 da Holanda (Lisa van Belle e Maike van der Duin).

Pub
18:05 09.08.2024

Basquetebol: Estados Unidos na final feminina

Pela oitava vez consecutiva, os Estados Unidos estão na final feminina do basquetebol. Sem grande surpresa, a formação norte-americana superou há pouco a congénere da Austrália por 85-64 e avançou para a partida decisiva, onde irá encontrar a seleção vencedora do duelo entre França e Bélgica, marcado para as 20 horas.

A final joga-se no domingo, às 14:30.

18:01 09.08.2024

Comité Olímpico Internacional decide em 2025 se mantém boxe em Los Angeles'2028

O Comité Olímpico Internacional (COI) vai decidir em 2025 se mantém o boxe no programa para os Jogos Los Angeles'2028, numa altura em que a federação internacional da modalidade está suspensa do movimento olímpico, disse o presidente do organismo.

"A nossa posição é muito clara: o COI não organizará boxe em Los Angeles'2028 sem um parceiro de confiança", reforçou Thomas Bach, a dois dias do final dos Jogos Olímpicos Paris'2024.

Leia o artigo na íntegra.

17:47 09.08.2024

Voleibol: Estados Unidos garantem bronze masculino

Os Estados Unidos conquistaram o bronze no torneio masculino de voleibol, o terceiro de sempre do país - num total de seis medalhas, três delas de ouro (1984, 1988 e 2008) -, ao baterem há pouco a Itália por 3-0. Depois da derrota nas meias-finais, ontem, diante da Polónia, os norte-americanos responderam da melhor forma, vencendo em sets diretos, com parciais de 25-23, 30-28 e 26-24.

A final masculina está marcada para amanhã, pelas 12 horas.

Pub
17:42 09.08.2024

Breaking: Vanessa perde a terceira batalha

A b-girl portuguesa Vanessa despede-se de Paris com uma derrota também na terceira batalha, agora por 15-3. Termina assim a presença nestes Jogos, com três derrotas.

17:32 09.08.2024

Futebol: Espanha deu a volta e já vence por 3-1!

Que grande primeira hora de jogo entre França e Espanha. A turma gaulesa entrou a ganhar, mas os espanhóis reagiram e, depois do empate, conseguiram a reviravolta e ainda ampliar para 3-1, com dois golos em 3 minutos. Fermín López já leva dois tentos e Álex Baena marcou o outro.

17:21 09.08.2024

Futebol: dois golos em 7 minutos na final masculino

Nós avisámos! O França-Espanha não está a desiludir e ao cabo dos primeiros 20 minutos já temos dois golos. Marcou primeiro a equipa da casa, por Enzo Millot, aos 11', mas a Espanha empatou aos 19', por Fermín López.

Pub
17:15 09.08.2024

A histórica presença portuguesa no breaking

Acompanhe a participação de Portugal com Vanessa Marina nesta estreia do Breaking que não segue para os próximos Jogos de 2028...

Agora no Eurosport 2 pic.twitter.com/lnPOnPedBD

17:13 09.08.2024

Breaking: Vanessa entra na última 'battle' já eliminada

Aconteça o que acontecer diante da norte-americana Sunny, a b-girl Vanessa está já afastada da ronda seguinte do breaking. Tudo porque as duas primeiras da tabela (India e 671) já têm cada uma 4 rounds ganhos, contra os 0 da portuguesa.

17:10 09.08.2024

Futebol: já se joga pelo ouro masculino

França e Espanha discutem o título masculino. Um jogo que promete!

Pub
16:56 09.08.2024

Ginástica rítmica: Darja Varfolomeev vence no all-around individual

Com um total de 142.850 pontos, a alemã Darja Varfolomeev consegue dominar por completo o All Around individual, acabando à frente da búlgara Boryana Kaleyn (140.600) e da italiana Sofia Raffaeli (136.300).

Para a alemã foi o primeiro ouro olímpico, depois de no ano passado ter 'limpado' o Mundial de Valência, com títulos no All-Around, Hoop, Ball, Clubs e Ribbon.

16:53 09.08.2024

Ténis de mesa: China alcança ouro por equipas masculino

Sem grande surpresa, a China conquista o ouro por equipas no torneio de ténis de mesa. Os asiáticos, grande potência da modalidade, conseguiram o quinto título consecutivo (venceram todas as edições por equipas), ao derrotarem na final a Suécia por 3-0.

Um título conquistado com uma equipa composta por Wang Chuqin, Fan Zhendong e Ma Long, que permite assim a Ma alcançar o seu sexto ouro olímpico, quatro coletivos (2012, 2016, 2020 e 2024) e dois individuais (2016 e 2020).

16:47 09.08.2024

Breaking: Vanessa perde a segunda 'battle'

A chinesa 671 triunfa por 14-4.

Pub
16:45 09.08.2024

Breaking: Vanessa em desvantagem

Primeiro round diante de 671 dá 6-3 para a chinesa.

16:42 09.08.2024

Breaking: Vanessa novamente em ação

Pela frente a chinesa 671.

16:30 09.08.2024

Halterofilismo: dois novos recordes mundiais valem ouro a Karlos Nasar

Com novos máximos no arremesso (224 kg) e no total (404kg), depois de ter aberto com 180kg no arranco, o búlgaro Karlos Nasar conquistou o ouro olímpico no 89kg masculino de halterofilismo. Em segundo ficou o colombiano Yeison López (total de 390kg) e em terceiro o italiano Antonino Pizzolato (384kg).

Pub
16:26 09.08.2024

Futebol: Espanha desperdiça penálti aos 90'+9 e deixa escapar bronze

Hoje ainda não tínhamos utilizado a palavra 'drama', não é verdade? Pois bem, cá está a primeira vez do dia!

Porque foi dramático o final do Espanha-Alemanha que definiu há pouco a seleção terceira colocada no torneio feminino de futebol. A Alemanha saiu a sorrir, com uma vitória por 1-0 - golo de Giulia Gwinn, de penálti -, num jogo no qual a Espanha teve uma chance de ouro para forçar o prolongamento aos 90'+9.

Contudo, chamada a bater um penálti em cima do apito final, Alexia Putellas, a super estrela espanhola, mostrou que até os craques falham e permitiu a defesa a Ann-Katrin Berger. Instantes depois, apito final e loucura no relvado, entre a festa alemã e a desilusão espanhola.

Para a Alemanha é o quarto bronze em 6 participações - têm ainda 1 ouro, em 2016. Já a Espanha, em estreia olímpica, tem de contentar-se com o 4.º posto.

16:03 09.08.2024

Breaking: Vanessa perde a primeira batalha

India triunfa por 15-3, mas o ambiente entre ambas é de grande fair play. É assim que deve ser!

16:01 09.08.2024

Breaking: Vanessa em desvantagem

India vence o primeiro round, por 6-3.

Pub
15:58 09.08.2024

Breaking: e agora é a vez de Vanessa!

A portuguesa defronta a holandesa India.

15:38 09.08.2024

Atletismo: Jasmine Moore alcançou algo que apenas uma outra mulher fez na história

Jasmine Moore já tinha feito história ao tornar-se na primeira norte-americana a qualificar-se para dois eventos de saltos dos Jogos Olímpicos (triplo salto e salto em comprimento) e, chegada a hora da verdade, voltou a deixar o seu nome nos livros dourados do atletismo.

É que, com os dois bronzes conquistados em Paris, o último dos quais ontem, no comprimento, Moore tornou-se na segunda da história a conseguir dois pódios em dois eventos distintos de saltos, a primeira desde a russa Tatyana Lebedeva, em 2004. A russa viria a repetir a façanha em 2008, mas seria desclassificada posteriormente devido a um controlo positivo de doping. A diferença em relação às medalhas de 2004 é que Lebedeva conseguiu o título olímpico numa das disciplinas, no caso o comprimento.

Além desse registo histórico, Moore conseguiu também tornar-se na primeira medalhada da história dos Estados Unidos no triplo salto. Nessa primeira final, foi 3.ª com 14.67 metros, ao passo que na segunda fez o seu melhor registo a 6.96 m.

15:22 09.08.2024

Breaking: atleta dos refugiados deixa apelo

Manizha Talash, afegã que compete pela equipa olímpica dos refugiados, deixou um forte apelo, ao apresentar uma mensagem a pedir liberdade para as mulheres do seu país.

Pub
15:20 09.08.2024

Snoop Dogg abriu programa de breaking

Quem melhor do que o carismático rapper para abrir a ação no breaking na Place de la Concorde. Foi ele o responsável por bater o bastão no solo antes do arranque da atividade.

15:18 09.08.2024

Saltos para a água: China conquista mais um ouro

E também já temos campeã do trampolim a 3m nos Saltos para a água. Trata-se da chinesa Chen Yiwen, que como se esperava deu novo ouro aos chineses. Yiwen pontou 376.00 nos seus cinco saltos, ficando 30 pontos à frente da 2.ª colocada, a australiana Maddison Keeney, que conseguiu surpreender ao ficar à frente da também chinesa Chang Yani, apenas bronze, com 318.75.

15:16 09.08.2024

Hóquei em campo: bronze feminino vai para a Argentina

Entretanto já foi entregue a medalha de bronze no hóquei em campo feminino. Vai para a Argentina, mercê de uma vitória nos penáltis sobre a Bélgica, após uma igualdade a dois golos. No desempate, as sul-americanas marcaram 3 das 4 tentativas, contra apenas 1 das belgas.

Pub
15:06 09.08.2024

Breaking: programa começa com batalha preliminar

Entre a holandesa India e a Talash, da equipa olímpica de refugiados. Daqui sai a última b-girl a entrar na fase de grupos, que será a holandesa. Venceu por 3-0 e vai precisamente defrontar a 'nossa' Vanessa.

15:04 09.08.2024

Breaking: aí está a nossa representante!

Vanessa Marina no palco!

14:59 09.08.2024

Breaking: aí está a estreia olímpica!

E com um português ao comando das operações. Trata-se de Max Oliveira, MC deste torneio olímpico.

Pub
14:34 09.08.2024

Vela: austríaco Valentin Bontus de ouro num pódio com adolescente histórico

O austríaco Valentin Bontus é o primeiro campeão olímpico masculino de kite, comandando um pódio que contou ainda com o esloveno Toni Vodisek e Max Maeder, de Singapura. Este último fez mesmo história para a modalidade, já que, aos 17 anos, se tornou no mais jovem medalhado de sempre da vela desde 1952, quando Michael Schoettle 'medalhou' aos 15 anos.

14:26 09.08.2024

Breaking: um guia para saber tudo sobre a nova modalidade olímpica

14:24 09.08.2024

Primeiro-ministro acredita nas quatro medalhas olímpicas mas recusa pressionar atletas

O primeiro-ministro manifestou-se convicto de que é possível Portugal atingir o objetivo de quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris, "ou até superá-las", mas rejeitou pressionar os atletas, a quem assegurou dar "os meios necessários".

"O meu desejo é que ainda possamos superar as quatro [medalhas] mas isso é o desejo de qualquer português. Acho que não temos que colocar mais pressão em cima daquela, que já é muita, com a qual os atletas, mesmo os mais experientes, como é o caso de Fernando Pimenta, estão habituados a lidar", considerou Luís Montenegro, em Paris, França, depois de ter sido interrogado sobre o objetivo traçado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP).

O chefe do executivo falava aos jornalistas momentos depois de ter assistido à prova dos canoístas portugueses João Ribeiro e Messias Baptista que foram hoje sextos classificados na final da prova de K2 500 metros dos Jogos Olímpicos Paris'2024.

Pub
13:56 09.08.2024

Futebol: bronze em discussão no feminino

Espanha e Alemanha arrancam dentro de poucos minutos a disputa do duelo pelo bronze no torneio feminino. A partida joga-se no Groupama Stadium, em Lyon.

13:55 09.08.2024

Breaking: falta uma hora para a estreia histórica

Breaking is finally coming to Paris!°The b-girls gather today at the Place de la Concorde to turn up the heat for the Olympics

Le Breaking débarque enfin à Paris !°Les b-girls se réunissent aujourd’hui à la Place de la Concorde pour faire monter d’un cran l’ambiance des… pic.twitter.com/AqJoX6mz3h

13:19 09.08.2024

Escalada: Toby Roberts vence na prova combinada

O britânico Toby Roberts é o novo campeão olímpico da prova combinada de escalada (Boulder & Lead), ao finalizar a prova com 155.2 pontos, mercê dos 63.1 em Boulder e 92.1 no Lead. Em segundo ficou o jovem japonês Anraku Sorato, que aos 17 anos conseguiu a prata com 145.4 pontos (69.3 e 76.1), à frente do austríaco Jakob Schubert, com 139.6 (43.6 e 96.0).

Pub
13:12 09.08.2024

Canoagem: checo conquista ouro e Isaquias Queiroz fica com a prata no C-1 1000m

O checo Martin Fuksa, campeão do mundo de C-1 1000m, sagrou-se agora campeão olímpico da especialidade, com 3:43.16 minutos que passam a ser um novo máximo olímpico. O checo relega o campeão de Tóquio, o brasileiro Isaquias Queiroz, para o segundo lugar (3:44.33), à frente do moldavod Serghei Tarnovschi (3:44.68).

12:54 09.08.2024

João Ribeiro e o sexto lugar na final do K2 500: «Ambicionávamos mais, mas houve cinco barcos melhores do que nós»

João Ribeiro e Messias Baptista chegaram a Paris'2024 como campeões mundiais em K2 500, e deixam a capital francesa com um diploma olímpico, depois de terem sido sextos na final desta manhã. Mas fica um pouco a desilusão.

 

"O nosso objeto era uma medalha, sem dúvida, mas ser sextos do Mundo não é mau, mas ambicionávamos mais, houve cinco barcos melhores do que nós, hoje", começou por dizer João Ribeiro em declarações à RTP.

Messias Baptista é que não escondeu no rosto a desilusão, mal terminou a prova. E explicou as razões deste sentimento.

"Talvez cansaço, tristeza, um pouco de frustração. Chegámos aqui como campeões do Mundo, ambicionávamos mais, mas os outros foram hoje melhores, há que eles dar mérito".

Mas um diploma é sempre um diploma. "Sim, orgulhosos por este ciclo olímpico, pelo que fizemos, abdicámos de muita coisa, queríamos terminar com uma medalha, mas ficámos o meu quarto diploma olímpico o segundo do Messias", referiu João Ribeiro, que já tinha conseguido resultados entre os oito primeiros no Rio'2016 e Tóquio'2020, enquanto o colega também esteve em Tóquio'2020.

E fazer duas provas (meia-final e final) no espaço de duas horas? "Para nós, se fossem em dias diferentes era melhor, mas trabalhámos nos últimos meses para fazer duas provas seguidas, não hoje não caiu infelizmente".

12:49 09.08.2024

Os top-8 portugueses até ao momento

Apesar de falharem a medalha, os portugueses do K2 500 garantiram mais um diploma para a campanha nacional. É o oitavo das contas, para lá das duas medalhas.

A saber:

Iuri Leitão (2.º - Ciclismo de pista)

Patrícia Sampaio (3.º - Judo)

Vasco Vilaça (5.º - Triatlo)

Estafeta mista (5.º - Triatlo)

Carolina João/Diogo Costa (5.º - Vela)

Gabriel Albuquerque (5.º - Ginástica trampolins)

Ricardo Batista (6.º - Triatlo)

Nélson Oliveira (7.º - Ciclismo)

Maria Inês Barros (8.º - Tiro com armas de caça)

Pub
12:32 09.08.2024

Canoagem: João Ribeiro e Messias Baptista em 6.º na final do K2 500

Não houve a sonhada medalha no K2 500 para Portugal. João Ribeiro e Messias Baptista ficaram em 6.º na final há pouco disputada, ao terminarem a sua prova em 1:27.82 minutos, a menos de 1 segundo dos novos campeões olímpicos, os alemães Jacob Schoff e Max Lemke (1:26.87), que com este tempo de vitória bateram o recorde olímpico.

12:25 09.08.2024

Canoagem: o alinhamento da final de K2 500, com duo português

12:24 09.08.2024

Canoagem: K2 500 no feminino... com dois bronzes

Afinal, nada separou as duplas alemã e húngara na luta pelo 3.º lugar no K2 500 e a organização teve de atribuir... dois terceiros lugares! Paulina Paszek/Jule Marie Hake e Noemi Pupp/Sara Fojt acabaram empatadas em 1:39.46 e nada as conseguiu separar. Pelo menos assim ninguém fica triste...

Pub
12:21 09.08.2024

Canoagem: vamos agora à Final B do K2 500

12:20 09.08.2024

Canoagem: dois títulos já entregues na sessão de hoje

Começamos pelo C2 500, com as chinesas Xu Shixiao e Sun Mengya a defenderem o título e logo com um novo recorde olímpico. As asiáticas dominaram a prova de fio a pavio e triunfaram com 1:52.81, à frente de Ucrânia e Canadá. As duas embarcações acabaram praticamente empatadas, com o photo finish a determinar a prata para as ucranianas (1:54.30), com Liudmyla Luzan e Anastasiia Rybachok, à frente das canadianas com Sloan Mackenzie e Katie Vincent (1:54.36).

Já na final de K2 500, o título foi para a Nova Zelândia, pela dupla Lisa Carrington e Alicia Hoskin, permitindo assim à primeira chegar à sétima medalha em Jogos Olímpicos. E se as neozelandesas acabaram destacadas, atrás delas foi um pouco caótico, já que o photo finish demorou a determinar a prata e o bronze, que eventualmente foi para a Hungria (Tamara Csipes/Alida Dora Gazso), à frente da Alemanha (Paulina Paszek/ Jule Marie Hake), com a quarta colocada... logo ali atrás.

A diferença foi por unha negra, já que o terceiro e quarto barco acabaram com 1:39.46, sendo o desempate feito nas milésimas. As húngaras, em segundo, fizeram 1:39.39.

12:11 09.08.2024

Atletismo: recordista mundial dos 100 metros barreiras não vai à final

Outra novidade de relevo nos 100 metros barreiras. A nigeriana Tobi Amusan, recordista mundial (12.12) e campeã do mundo de 2022, vai à final, depois de ter sido 3.ª na sua série, com 12.55 - o tempo que há três anos deu o bronze a Megan Tapper na final.

Quem está na final é a porto-riquenha Jasmine Camacho-Quinn, que assim tem a chance de defender o título conquistado há três anos em Tóquio.

Apuradas para a final

Alaysha Johnson (Estados Unidos)

Jasmine Camacho-Quinn (Porto Rico)

Grace Stark (Estados Unidos)

Masai Russell (Estados Unidos)

Nadine Visser (Holanda)

Ackera Nugent (Jamaica)

Devynne Charlton (Bahamas)

Cyréna Samba-Mayela (França)

Pub
12:07 09.08.2024

Atletismo: prata de Tóquio'2020 fora do heptatlo

A holandesa Anouk Vetter, medalha de prata do heptatlo nos últimos Jogos Olímpicos, lesionou-se no salto em comprimento e desistiu à quinta prova das sete do programa. Nesse momento, antes dessa prova, estava em 9.º na tabela geral.

No comando, apenas a faltar agora os 800 metros, está a belga Nafissatou Thiam, com 5924 pontos, contra os 5803 da britânica Katarina Johnson-Thompson e os 5694 da suíça Annik Kälin.

11:55 09.08.2024

Ugandês destaca-se nos 200 metros por causa de meias... com 'óculos'

O ugandês Tarsis Orogot ficou-se pelas meias-finais dos 200 metros, mas leva para casa o prémio de maior imaginação pelas meias que apresentou na sua prova. (fotos: Reuters e Getty Images)

11:36 09.08.2024

Lutador egípcio detido em Paris por alegada agressão sexual: polícia apanha Elsayed "completamente bêbado"

O 'Le Parisien' avança que Mohamed Elsayed, lutador egípcio que esteve a representar aquele país nos Jogos Olímpicos, foi detido esta manhã em Paris por alegada agressão sexual.

 

Segundo a mesma fonte, a polícia recebeu uma queixa cerca das 4h30 da madrugada. A vítima afirmou que o atleta, enquanto estava visivelmente embriagado, colocou-lhe "a mão nas nádegas" à saída de um café. Aquando da detenção, de resto, as autoridades "encontraram Elsayed completamente bêbado na via pública".

Pub
11:09 09.08.2024

Campeão dos 200 metros "leva" falecida mãe nas sapatilhas: «Nada fazia sentido quando ela partiu...»

Campeão olímpico dos 200 metros, Letsile Tebogo fez após a sua conquista um gesto já visto de mostrar para as câmaras as sapatilhas que utilizou na prova, mas ao contrário dos demais, que o fizeram essencialmente para promover a marca desportiva que os apoia, o atleta do Botswana tinha um propósito maior. Mostrar a inscrição "E.S.T 23-12-1980", em tributo à sua mãe Seratiwa, que faleceu no passado mês de maio.

 

"Era simplesmente levá-la comigo a cada passada. Levá-la comigo ali dá-me imensa motivação. Não queria colocar a data da sua morte, porque iria tornar-me emocional. Depois da morte dela passei um mês sem fazer nada. Simplesmente nada fazia sentido quando ela partiu. Tinha de encontrar a razão que me levou a começar no atletismo e que me faria continuar. Se ela estivesse cá, seria uma das pessoas mais felizes do planeta, porque sempre acreditou em mim, mesmo quando eu duvidei", disse o novo campeão olímpico.

10:46 09.08.2024

A performance que colocou a dupla do K2 500 na final

10:37 09.08.2024

Atletismo: estafetas 4x400m já têm finalistas

Nas senhoras, apuraram-se Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Jamaica, Bélgica, Holanda, Irlanda e Canadá. Horas depois da intensa final dos 400 metros barreiras, nem a norte-americana Sydney McLaughlin-Levrone ou a holandesa Femke Bol foram chamadas à batalha. Devem ter sido preservadas para a final.

Quanto aos homens, Botswana, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Japão, França, Nigéria, Bélgica e Zâmbia avançam para a decisão. O Japão, com 2:59.48, bateu o seu recorde nacional. Nota para os Estados Unidos, que estrearam o jovem Quincy Wilson, de 16 anos, mas é provável que seja 'cortado' para a final, já que teve uma primeira estafeta para esquecer. E ainda para o Botswana, que teve Letsile Tebogo a voar na primeira estafeta, com 44.33 segundos, poucas horas depois de ter sido campeão olímpico dos 200 metros.

Pub
10:22 09.08.2024

Canoagem: João Ribeiro e Messias Baptista na final do K2 500

Dupla campeã do Mundo, João Ribeiro e Messias Baptista apuraram-se há pouco para a final do K2 500. O duo luso foi 3.º na segunda série, com 1:27.64, a 0.79 segundos dos vencedores, os australianos Jean van der Westhuyzen e Tom Green, que com 1:26.85 conseguiu quebrar o recorde olímpico da distância, que perdurava desde 2004 (1:27.04).

A final disputa-se pelas 12:30.

Apurados para a final

Espanha (Adrián del Río/Marcus Cooper Walz)

Austrália (Jean van der Westhuyzen/Thomas Green)

Alemanha (Max Rendschmidt/Tom Liebscher-Lucz)

PORTUGAL (João Ribeiro/Messias Baptista)

Alemanha (Jacob Schopf/Max Lemk)

Hungria (Bence Nádas/Sándor Tótka)

Rep. Checa (Jakub Špicar/Daniel Havel)

Estados Unidos (Jonas Ecker/Aaron Small)

10:15 09.08.2024

Natação: Kristof Rasovszky é o campeão de águas abertas

Pela manhã já tivemos um título entregue. Foi na natação de águas abertas, com o húngaro Kristof Rasovszky a conseguir melhorar a prata que havia conseguido há três anos em Tóquio. Rasovszky, campeão mundial já este ano, triunfou em 1:50:52, com apenas dois segundos de avanço para o alemão Oliver Klemet (1:50:54) e 17 para o terceiro, o seu compatriota David Betlehem (1:51:09).

10:03 09.08.2024

As finais do dia

Atletismo

18:30: 4x100m feminino

18:37: lançamento do peso feminino

18:47: 4x100m masculino

19:00: 400m feminino

19:13: triplo salto masculino

19:25: prova final do heptatlo

19:57: 10.000m feminino

20:45: 400m barreiras masculino

Boxe

20:30: 71kg masculino

20:47: 50kg feminino

21:34: 92kg masculino

21:51: 66kg feminino

Breaking

20:19: B-Girls final

Canoagem sprint

11:50: C-2 500m feminino

12:10: K-2 500m feminino

12:30: K-2 500m masculino

12:50: C-1 1000m masculino

Ciclismo de pista

17:00: sprint masculino

17:09: Madison feminino

18:38: sprint masculino (se necessário)

Escalada

09:15: Boulder & Lead masculino

Futebol

17:00: final masculina (França-Espanha)

Ginástica rítmica

13:30: All-around Individual

Halterofilismo

14:00: 89kg masculino

18:30: 71kg feminino

Hóquei em campo

19:00: final feminina (Holanda-China)

Luta

18:30: livre 57kg masculino

19:05: livre 86kg masculino

19:50: livre 57kg feminino

Saltos para a água

14:00: trampolim a 3m feminino

Ténis de mesa

14:00: torneio por equipas masculino (China-Suécia)

Taekwondo

19:19: -67kg feminino

19:35: -80kg masculino

Vela

11:13: kite masculino

Voleibol de praia

21:30: final feminina (Ana Patrícia/Duda-Melissa/Brandie)

Pub
09:51 09.08.2024

Tebogo 'destrói' Noah Lyles: «Não posso ser o rosto do atletismo. Não sou uma pessoa arrogante como ele»

Poucos minutos depois de se ter tornado no primeiro africano da história a vencer o título olímpico dos 200 metros, Letsile Tebogo deixou uma poderosa frase quando questionado sobre se sente que pode ser a próxima figura do atletismo mundial.

"Acho que não posso ser o rosto do atletismo porque não sou uma pessoa arrogante ou espalhafatosa como o Noah. Eu acredito que o Noah é o rosto do atletismo", atirou o atleta do Botswana, numa 'boca' tanto ao norte-americano Noah Lyles, 3.º na final de ontem, como também à própria World Athletics pela forma como 'vende' o produto Lyles em detrimento dos demais.

Ali ao lado, a reação do norte-americano Kenneth Bendarek é curiosa...

Letsile Tebogo was asked after winning the men's 200m final if he aspires to world records and being the face of track and field.

Here was his answer:

"I can't be the face of athletics because I'm not an arrogant or a loud person like Noah (Lyles)."#Paris2024 pic.twitter.com/HzafPb1kaM

09:43 09.08.2024

Se ainda não viu...

IÚRI LEITÃO GARANTE A MEDALHA DE PRATA

O ciclista português em estreia em Jogos torna-se vice-campeão Olímpico após uma prestação HISTÓRICA pic.twitter.com/D6L7uepfJ1

09:43 09.08.2024

Eis o programa dos portugueses

10:10 - João Ribeiro/Messias Baptista (Canoagem - K2 500 metros -- meias-finais)

12:20 - João Ribeiro/Messias Baptista (Canoagem - K2 500 metros -- final B) c)

12:30 - João Ribeiro/Messias Baptista (Canoagem - K2 500 metros -- final A) a)

15:00 - Vanessa Marina (Breaking - round robin)

18:40 - Jéssica Inchude (Atletismo - lançamento do peso, final)

19:10 - Pedro Pichardo (Atletismo - triplo salto, final)

19:00 - Vanessa Marina (Breaking - quartos de final) a)

19:45 - Vanessa Marina (Breaking - meias-finais) a)

20:14 - Vanessa Marina (Breaking - batalha pelo bronze) a)

20:23 - Vanessa Marina (Breaking - final) a)

a) Caso se qualifique.

c) se necessário

Pub
09:42 09.08.2024

E já que falámos em jornada gloriosa...

Por que não recordar o que aconteceu ontem? Está tudo aqui.

09:42 09.08.2024

Vamos lá a mais um dia!

Bom dia! Sejam bem-vindos ao direto de acompanhamento do antepenúltimo dia (mas já?!) dos Jogos Olímpicos Paris'2024. Uma jornada que promete emoções fortes para os portugueses, com canoagem, breaking e atletismo, depois de um dia glorioso com a prata de Iuri Leitão. Tudo para seguir, como sempre, por aqui.

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Paris'2024
Notícias
Notícias Mais Vistas