E com isto damos por encerrada também a nossa cobertura destes Jogos Olímpicos. Desde o primeiro dia, desde as primeiras horas, cá estivemos para lhe contar tudo, com especial destaque para todos os nossos atletas que por lá competir. A eles, em especial a eles, o nosso obrigado por terem defendido as nossas cores. E ao caro leitor, também um agradecimento especial por ter ficado desse lado. Até daqui a 4 anos!
Ao som do fantástico e icónico 'My Way', de Frank Sinatra, aqui na voz de Yseult.
Pub
23:0011.08.2024
E o momento de passagem de testemunho para os Jogos Paralímpicos
Que arrancam a 28 de agosto e se prolongam até 8 de setembro.
RTP
22:5911.08.2024
Com as palavras "Declaro os Jogos da XXXIII Olimpíada Paris 2024 encerrados", proferidas por Thomas Bach, está fechados os Jogos de Paris. Agora só daqui a 4 anos... em Los Angeles!
Que 'magicamente' voou de Paris, onde esteve nos últimos dias, para Los Angeles para esta atuação.
RTP
Pub
22:5211.08.2024
Hora de Billie Eilish
Também a partir de Los Angeles.
RTP
22:4611.08.2024
E num ápice a bandeira olímpica chegou a Los Angeles!
Grande produção, que nos levou numa viagem de Paris até Los Angeles, com a ajuda de Kate Courtney, Michael Johnson e Jagger Eaton, antes de chegar à icónica Venice Beach, onde estão os Red Hot a tocar.
Hino é entoado por H.E.R., que recentemente atuou no intervalo do Super Bowl com Usher. Enquanto isso, a Mayor de Los Angeles entrega a bandeira olímpica a Simone Biles.
Pub
22:3411.08.2024
É agora feita a sempre simbólica passagem de testemunho entre os franceses e os norte-americanos, de Paris para Los Angeles.
De Anne Hidalgo, a presidente da Câmara de Paris, passando por Thomas Bach, até Karen Bass, a Mayor de Los Angeles. A ginasta Simone Biles está no palco.
No palco estão, ao mesmo tempo, duas mulheres que ocupam cargos públicos de comando em duas das mais importantes cidades mundiais. Um facto de realçar.
22:2111.08.2024
Fala agora Thomas Bach, o presidente do COI
"Apesar de todas as tensões no mundo, vieram até aqui provenientes de 206 comités nacionais, mais a equipa Olímpica de Refugiados, para fazer a Cidade Luz brilhar como nunca antes. As vossas performances foram incríveis. Lutaram de forma feroz uns contra os outros. Cada momento foi no limiar da perfeição. Cada performance trouxe entusiasmo em todos os cantos do mundo. Mostraram-nos a grandeza de que os humanos são capazes. Os Jogos de Paris'2024 foram uma celebração dos atletas e do desporto no seu melhor. Foram os primeiros Jogos Olímpicos sob a nova agenda olímpica: mais jovem, mais urbano, mais inclusivo, mais sustentável. Os primeiros Jogos com uma paridade de género. Foram uns Jogos sensacionais, do princípio ao fim. Diria mesmo, foram 'Seine-sational' [trocadilho com sensacional, em alusão ao rio Sena]", disse.
"A vocês, atletas, o que posso dizer? Sabíamos que eram brilhantes, mas vocês foram mágicos. Fizeram-nos felizes, fizeram-nos sentir vivos. Em nome de biliões de fãs do desporto, dos cinco contentes, obrigado. Estaremos novamente juntos em LA28 e os Jogos vão continuar a crescer", disse Estanguet, referindo-se diretamente aos heróis destes Jogos, os atletas.
Pub
22:1611.08.2024
Tony Estanguet agradece tudo o que França e os atletas fizeram
O presidente do Comité organizador, que é um antigo canoísta três vezes campeão olímpico, deixa um discurso com muitos agradecimentos, no qual enaltece a forma como a França recebeu, viveu e vibrou com estes Jogos Olímpicos, mas também pela forma como os atletas se exibiram.
RTP
22:1311.08.2024
São chamados ao palco atletas dos cinco continentes - mais a equipa dos refugiados, juntamente com Thomas Bach e Tony Estanguet.
Eis os atletas:
Cindy Ngamba (EOR)
Sun Yingsha (CHN)
Eliud Kipchoge (KEN)
Mijaín López (CUB)
Teddy Riner (FRA)
Emma McKeon (AUS)
Este é um sexteto bem 'pesado', tal é o currículo de cada um deles!
Os Phoenix surgem no palco para atuar e dezenas de atletas juntam-se para vê-los de perto e fazer fotos e vídeos. Está montada a festa. É desfrutar! E agora com a companhia de Angèle...
RTP
Pub
21:4511.08.2024
Insólito: atletas invadiram o palco...
No meio da loucura, alguns atletas decidiram invadir o palco e a speaker pede-lhes para saíram. É da emoção, afinal de contas... são atletas olímpicos!
RTP
21:4211.08.2024
São agora exibidos alguns dos melhores momentos destes Jogos
Um vídeo de um ou dois minutos não chega para mostrar tanto e tanto que aconteceu em Paris. Foram uns Jogos Olímpicos que prometem ser inesquecíveis!
Grandíssima coreografia e atuação artística, que leva o público à loucura. Foi efetivamente de cortar a respiração.
RTP
Pub
21:3111.08.2024
São exibidos os anéis olímpicos, através de uma coreografia de ballet, enquanto que o cantor de ópera Benjamin Bernheim a cantar 'Hymn to Apollo', com Alain Roche ao piano (suspenso verticalmente no ar).
São eles Allyson Felix (EUA), Kim Bul (ALE), Jess Fox (AUS) e Marcus Daniell (NZL). Depois de apresentados, saúdam alguns dos voluntários que sobem ao palco. Os que são apresentados são apenas uma pequena parte da enorme equipa que Paris'2024 reuniu.
RTP
Pub
21:0711.08.2024
Um tributo aos voluntários
Sem eles nada seria possível! É um tributo totalmente merecido a quem ajudou a colocar estes Jogos em andamento e aparentemente sem falhas.
21:0611.08.2024
É feita uma alusão à chamada 'Marathon Pour Tous', a corrida popular que juntou mais de 20 mil corredores ontem à noite, no mesmo percurso da maratona.
O hino que tem dominado a Fórmula 1 - nos últimos tempos nem tanto... - ecoa agora no estádio que recebe esta cerimónia de encerramento.
Pub
21:0011.08.2024
Sifan Hassan, a nova campeã olímpica da maratona
A holandesa é um fenómeno. Em tudo! Foi 3.ª nos 5.000m e 10.000m e hoje, na sempre exigente maratona, levou o ouro. E com esta expressão sempre alegre!
RTP
20:5711.08.2024
Entrega de medalhas da maratona feminina
É o último momento de entrega de medalhas destes Jogos Olímpicos. É referente à maratona feminina desta manhã, ganha de forma brilhante pela holandesa Sifan Hassan, à frente da queniana Helen Obiri e da etíope Tigst Assefa.
O nadador Léon Marchand, uma das figuras destes Jogos, é o primeiro atleta a surgir no alinhamento, tendo como missão extinguir a pira olímpica gigante e 'levá-la' até ao Stade de France.
RTP
Pub
20:0311.08.2024
Snoop Dogg, Billie Eilish e Red Hot Chili Peppers são alguns dos artistas que estão alinhados para atuar esta noite, mas é possível que haja alguma surpresa. Veremos...
Portugal vai estar representado por 19 atletas, com o natural destaque a ir para Iúri Leitão e Patrícia Sampaio, os porta-estandartes da comitiva portuguesa nesta cerimónia de encerramento.
Ao seu lado, vão ter mais 17 atletas, entre os quais outro dos medalhados, o também ciclista Rui Oliveira, faltando apenas Pedro Pichardo, prata no triplo salto.
Fatoumata Diallo, Francisco Belo, Jéssica Inchude, Leandro Ramos, Liliana Cá, Samuel Barata, Susana Santos, Tiago Pereira (atletismo), Vanessa Marina (breaking), Fernando Pimenta, João Ribeiro, Messias Baptista, Teresa Portela (canoagem), Maria Martins (ciclismo de pista), Angélica André (natação) e Teresa Bonvalot (surf) são os restantes atletas presentes.
16:2611.08.2024
Estados Unidos fecham medalheiro na frente
Foi sofrido, até à última, mas os Estados Unidos fecham o medalheiro destes Jogos Olímpicos no 1.º lugar. Com os mesmos ouros que a China (40), mas com vantagem nas pratas (44 contra 27) e nos bronzes (42 contra 24). A França, a jogar em casa, acabou em 5.º, com um recorde de 63 medalhas, 16 de ouro, 25 de prata e 22 de bronze.
Portugal consegue a sua melhor campanha, com 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze, que permite fechar na 50.ª posição no medalheiro global.
Basquetebol: Estados Unidos sofrem mas conseguem ouro no feminino
A final do torneio feminino de basquetebol deu aos Jogos Olímpicos de Paris'2024 o final perfeito. Pelo menos na espectacularidade, já que para os da casa... não correu tão bem. Para os fãs franceses, esta final significou o final do sonho do título, mas deu aos adeptos uma final que há muito não se via, com uns Estados Unidos a serem obrigados a tudo para impedir a derrota surpresa.
Apesar do trabalho extra, as norte-americanas não falharam na fase mais decisiva e venceram por 67-66, conseguindo desta forma conquistar o seu 10.º título, o oitavo de forma consecutiva (vencem sempre desde Barcelona'1992).
Do ponto de vista individual, A'ja Wilson (21 pontos e 13 ressaltos) foi a melhor desta final, mas do outro lado houve uma enorme Gabby Williams, com 19 pontos e 7 ressaltos. Foi dela inclusivamente o lançamento de 2 em cima da buzina, que quase provocou um prolongamento. Se tivesse lançado uns centímetros mais atrás...
Reuters
Pub
16:1211.08.2024
Basquetebol: final até à última!
Já dentro dos derradeiros 2 minutos, a final feminina de basquetebol está ao rubro, com 60-59 para os Estados Unidos. A França está a vender cara a derrota!
Reuters
16:0711.08.2024
Homem em troco nu fura segurança e tenta escalar Torre Eiffel
Um homem em tronco nu foi apanhado a tentar escalar a Torre Eiffel a poucas horas da cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris. Segundo as informações recolhidas pela BFM, as autoridades francesas detiveram o indivíduo.
Basquetebol: empate ao intervalo na final feminina
De forma algo surpreendente, a final feminina entre França e Estados Unidos está empatada a 25.
Reuters
Pub
14:5111.08.2024
Estados Unidos obrigados a ganhar para acabarem na frente do medalheiro
Com apenas mais um ouro para entregar, os Estados Unidos entram com absoluta necessidade de ganhar para acabar à frente da China. Neste momento a conta está em 40 para a China e 39 para os norte-americanos, mas a diferença nas pratas colocará os EUA na frente em caso de novo ouro. As restantes posições já estão definidas, visto a França (5.ª) não ter chances de superar a Austrália (4.ª), mesmo conseguindo o ouro.
Curiosamente, a luta do medalheiro já podia até estar fechada caso ontem, na final do salto em altura Shelby McEwen tivesse aceitado acabar empatado com Hamish Kerr. Não aceitou e acabou a perder a final...
14:3011.08.2024
Iúri Leitão e Patrícia Sampaio vão ser os porta-estandartes de Portugal na cerimónia de encerramento
Iúri Leitão (medalha de ouro no madison e prata no omnium) e Patrícia Sampaio (medalha de bronze no judo) vão ser os porta-estandartes de Portugal na cerimónia de encerramento, que se vai realizar mais logo, a partir das 20 horas.
Pólo aquático: e vão três ouros seguidos para a Sérvia
Depois do Rio e de Tóquio, a Sérvia conquistou o terceiro título consecutivo no pólo aquático masculino, ao bater na final a congénere da Croácia por 13-11. Num jogo bem disputado, os sérvios acabaram por ser bem mais fortes, especialmente no quarto inicial (5-3) e deixaram os croatas apenas com a prata pela terceira vez na história.
E agora só falta entregar um título olímpico: o do basquetebol feminino, entre França e Estados Unidos, a ser discutido dentro de poucos minutos.
Reuters
Pub
14:1111.08.2024
Andebol: Dinamarca arrasa Alemanha e conquista ouro
Um verdadeiro corretivo. A Dinamarca passou por cima da Alemanha e conquistou o segundo título olímpico masculino da sua história, ao vencer de forma clara por 39-26. Uma vitória do coletivo dinamarquês no seu todo, mas que teve em Mathias Gidsel o maior destaque, com 11 golos em 13 remates.
A Dinamarca torna-se na segunda equipa na história a conseguir dois títulos, depois da Croácia e da França. Quanto à Alemanha, apesar de perder de forma clara, consegue a sua quinta medalha de sempre, a terceira de prata.
Reuters
14:0411.08.2024
Voleibol: Itália alcança ouro feminino pela primeira vez
Estamos mesmo a entrar no sprint final quanto a títulos olímpicos. Um dos últimos foi entregue no voleibol, com um título histórico para a Itália no feminino. Pela primeira vez de sempre, as transalpinas alcançam o ouro olímpico, ao baterem de forma surpreendente as campeãs em título, as norte-americanas, por 3-0. Um triunfo que se fez por 25-18, 25-20 e 25-17 e que provocou, claro, a loucura nas hostes italianas.
Quanto ao bronze, foi conquistado no sábado pelo Brasil, com uma vitória sobre a Turquia.
Luta: Akhmed Tazhudinov dá título histórico ao Bahrain
No fecho do programa olímpico de luta, houve título histórico para o Bahrain, com Akhmed Tazhudinov a dar o primeiro ouro ao país numa modalidade que não o atletismo. Tazhudinov venceu na categoria 97kg, ao superar na final o georgiano Givi Matcharashvili. Os bronzes foram para o azeri Magomedkhan Magomedove para o iraniano Amirali Azarpira.
Minutos antes, a glória foi para o japonês Kiyooka Kotaro nos 65kg, com um triunfo nos pontos sobre o iraniano Rahman Amouzadkhalili por 10-3. Já os bronzes foram para o porto-riquenho Sebastian Rivera e o albanês Islam Dudaev.
A fechar o programa, houve mais um título para o Japão, com a conquista de Kagami Yuka na categoria 76kg. A nipónica triunfou por 3-1 sobre a norte-americana Kennedy Blades e celebrou a preceito no Champ-de-Mars (o palco onde Portugal conseguiu uma medalha no judo). Quanto aos bronzes, foram para a cubana Milaimy Marín e a colombiana Tatiana Rentería.
Reuters
Pub
13:5911.08.2024
Está fechada a participação portuguesa em Paris!
16 dias depois, está encerrada a campanha portuguesa em Paris'2024. Uma jornada que contou com a participação de 73 atletas, que trouxeram para o nosso país 4 medalhas (1 ouro, 2 pratas e 1 bronze) e ainda mais 10 diplomas olímpicos. Consulte todos os resultados.
13:5811.08.2024
Rui Oliveira nem se quer afastar da medalha: «Dormir com ela ao peito não, mas muito pertinho...»
Rui Oliveira e Iúri Leitão conquistaram este sábado o primeiro ouro para Portugal, no ciclismo de pista, e hoje foram apoiar Maria Martins na prova de omnium. A dupla campeã olímpica admitiu que ainda não houve muito tempo para festejar e para responder a tantas mensagens e que dormiram bem perto das medalhas.
Maria Martins: «Ambicionava e trabalhei para o diploma, mas estes dias fazem parte da nossa carreira»
Desapontada pelo seu resultado na prova do omnium, onde foi 14.ª, sete posições abaixo daquilo que tinha feito em Tóquio'2020, Maria Martins assumiu ter tido um dia menos bom que, terá de saber "aceitar" e "melhorar para o futuro".
Última força no final
"Para ser sincera, não valia a pena, não ia subir nem descer, apenas tinha de controlar as adversárias diretas. Acho que no final de contas fica um dia meio positivo. Ambicionava e trabalhei para o diploma, mas estes dias fazem parte da nossa carreira. Quero aprender com eles e ter o meu dia"
Eliminação cedo na segunda prova determinante?
"A eliminação e as outras... Obviamente não estou satisfeita com a eliminação, pois sai sem dar o meu melhor. É frustrante, mas consigo lidar bem com isso"
Difícil encontrar a roda certa?
"Na verdade, qualquer uma aqui podia ser uma boa roda. É sempre difícil marcar, pois há circunstâncias de corrida, todas podem ser apanhadas desprevenidas. Há que ter sorte, jogar bem taticamente e ter as coisas bem alinhadas, porque são 4 provas"
Balanço destes dias
"Agora sim vou poder festejar como deve ser. Tentei ao máximo proteger-me dessas emoções para o meu dia D. É difícil gerir, quando estamos no último dia. Agora vou festejar com eles da forma que deve ser. É muito importante para o nosso ciclismo, especialmente para o de pista, que é uma vertente recente no nosso país. Já merecíamos muito uma coisa assim. Eles principalmente, depois de andarem ali e a coisa nunca sair. É o fruto, porque as coisas acabam por acontecer"
Ponto de viragem para o ciclismo de pista
"Espero que traga coisas boas. É o mínimo. Já devia ter acontecido, quero acreditar que vão dar um pulo grande, que vamos todos lucrar por isso. Somos 3 mas há uma equipa muito importante que fez parte deste processo. É para todos os que acreditaram, especialmente o nosso treinador"
Lusa
Pub
13:3611.08.2024
Jennife Valente conquista prova de omnium. Maria Martins finaliza em 14.º
A norte-americana Jennifer Valente confirmou o favoritismo no omnium, ao vencer com um total de 144 pontos. A portuguesa Maria Martins fechou a sua prova em 14.º, com 57 pontos, dando também por terminada a participação portuguesa em Paris.
Ciclismo de pista: agora sim, vamos à corrida por pontos
Depois de alguns problemas com o resultado da prova anterior, arranca dentro de momentos a corrida por pontos do omnium. Maria Martins entra em ação na 13.ª posição, com 54 pontos.
São 80 voltas (20km) e 8 sprints.
Jennifer Valente, 118
Georgia Baker, 108
Maggie Coles-Lyster, 96
Amalie Dideriksen, 84
Lara Gillespie, 76
Anita Stenberg, 76
Ally Wollaston, 74
Daria Pikulik, 72
Lotte Kopecky, 72
Maike van der Duin, 64
Letizia Paternoster, 64
Olivija Baleisyte, 58
Maria Martins, 54
Pub
13:0011.08.2024
Halterofilismo: Li Wenwen vence último ouro do programa
E está entregue o último título do programa do halterofilismo. Vai para a China, com a vitória de Li Wenwen na categoria +81kg. Depois de ter sido campeã em +87, a asiática voltou a não dar hipóteses, vencendo com um total de 309kg (136kg no arranco e 173kg no arremesso), à frente da sul-coreana Park Hyejeong (299, com 131+168) e da britânica Emily Campbell (288, com 126+162).
Reuters
12:4611.08.2024
Ciclismo de pista: e agora vamos à última prova do omnium!
Ciclismo de pista: Harrie Lavreysen garante ouro no keirin
Depois do bronze de Tóquio, o holandês Harrie Lavreysen consegue finalmente o ouro no keirin, conseguindo desta forma fechar Paris com três títulos olímpicos, depois de também ter ganho no sprint individual e coletivo. Na decisão do keirin, o holandês de 27 anos superiorizou-se aos australianos Matthew Richardson (prata) e Matthew Glaetzer (bronze).
Reuters
Pub
12:3811.08.2024
Ciclismo de pista: Ellesse Andrews conquista ouro no sprint
Está entregue o título no sprint feminino! Vai para a neozelandesa Ellesse Andrews, ao vencer ambas as corridas diante da alemã Lea Friedrich, a última das quais com mais de meio segundo de avanço. É a terceira medalha em Paris para a neozelandesa, depois do ouro no keirin e da prata no sprint por equipas, e o segundo pódio neste evento, depois da prata de Tóquio.
No bronze, a britânica usou a mesma receita para superar a holandesa Hetty van de Wouw, triunfando com duas vitórias no sprint, ambas com mais de um décimo de avanço.
Reuters
12:2311.08.2024
Basquetebol: Austrália fica com o bronze no feminino
Com uma vitória por 85-81 sobre a Bélgica, a Austrália conquistou a medalha de bronze do torneio feminino de basquetebol, numa partida que esteve em aberto até final. Ezi Magbegor, com 30 pontos e 13 ressaltos, foi a figura na formação australiana, que ao intervalo vencia por 1 ponto (37-36).
Para as australianas foi a sexta medalha olímpica, a terceira de bronze, ao passo que para as belgas é a melhor presença de sempre, depois dos 7.º lugar de Tóquio, há 3 anos.
Pentatlo moderno: Michelle Gulyas alcança ouro com novo recorde
Com um total de 1461 pontos, a húngara Michelle Gulyas acaba de conquistar o seu primeiro título olímpico do pentatlo moderno e, para mais, fixar um novo máximo mundial, acima dos 1443 de Alice Sotero.
Para gáudio dos franceses, o segundo lugar ficou para a atleta da casa Élodie Clouvel, que repete a prata do Rio'2016 e também acima do recorde mundial anterior - no caso 1452. O bronze foi para Seong Seungmin, com 1441.
Pub
12:1911.08.2024
Ciclismo de pista: Jennifer Valente vence Eliminação
A última prova pode mudar tudo, mas a norte-americana Jennifer Valente está apostada em 'limpar' este Omnium. Ao cabo da terceira prova, lidera com 118 pontos, mais 10 que a 2.ª Georgia Baker e 22 do que a 3.ª, a canadiana Maggie Coles-Lyster. Maria Martins desce a 13.º
Pontuação (de 3 de 4 provas)
1. Jennifer Valente, 118 pontos
2. Georgia Baker, 108
3. Maggie Coles-Lyster, 96
4. Amalie Dideriksen, 84
5. Lara Gillespie, 76
6. Anita Stenberg, 76
7. Ally Wollaston, 74
8. Daria Pikulik, 72
9. Lotte Kopecky, 72
10. Maike van der Duin, 64
11. Letizia Paternoster, 64
12. Olivija Baleisyte, 58
13. Maria Martins, 54
12:1511.08.2024
Pólo aquático: Estados Unidos conquista bronze
Os Estados Unidos conquistaram o bronze no pólo aquático masculino, ao vencerem o duelo com a Hungria no desempate, por 11-8. Para os norte-americanos é o regresso ao pódio 16 anos depois de terem sido segundos em Pequim'2008. Já a Hungria, 3.ª em Tóquio, fica agora fora do pódio.
Iúri Leitão e Rui Oliveira regressam a Portugal amanhã
Iúri Leitão e Rui Oliveira chegam a Portugal amanhã, pelas 18 horas, dois dias depois do feito histórico em Paris'2024, com o primeiro título olímpico de sempre do ciclismo de pista. O duo, natural da zona norte do país - Leitão é de Viana do Castelo e Oliveira de Vila Nova de Gaia -, aterrará no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
Pub
12:0511.08.2024
Ciclismo de pista: Maria Martins eliminada ao 8.º sprint
A portuguesa Maria Martins é eliminada ao 8.º sprint e termina esta terceira prova do Omnium em 13.º. Não foi o resultado desejado, mas a última prova pode virar tudo!
12:0011.08.2024
Rui Oliveira pediu, a Emirates aceitou: campeão olímpico dispensado para ter receção de herói em Portugal
Rui Oliveira pediu e a sua equipa aceitou. Ou seja, o ciclista português foi dispensado dos compromissos com a UAE Emirates esta semana para ser recebido como herói em Portugal, confirmou-nos o manager da Emirates, o espanhol Joxean Matxin, para quem a medalha de ouro conquistada pelo ciclista português "é mais do que merecida".
Ciclismo de pista: Maria Martins vai agora para a Eliminação
Foi aqui que há uns dias Iúri Leitão começou a fazer a sua história. Vamos, Maria!
RTP
Pub
11:4711.08.2024
Um sérvio como outro qualquer: Nikola Jokic celebra em grande o bronze em Paris
A Sérvia conquistou ontem a medalha de bronze no torneio masculino de basquetebol e, na hora de celebrar, Nikola Jokic não se poupou. Depois de sempre a liderar em eficácia, ressaltos e assistências nos mesmos Jogos Olímpicos, o sérvio festejou no meio dos seus, com muita cerveja à mistura.
11:1711.08.2024
Norte-americana Jordan Chiles tem de entregar medalha de bronze à romena Ana Barbosu
A ginasta norte-americana Jordan Chiles terá de entregar à romena Ana Barbosu a medalha de bronze conquistada na final de solo, por decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), anunciou o Comité Olímpico Internacional (COI).
A decisão do organismo olímpico surge depois de a Federação Internacional de Ginástica (FIG) ter comunicado que iria acatar o veredicto do TAS - que deu razão a Barbosu -, remetendo para o COI a responsabilidade de corrigir a situação relativamente à atribuição das medalhas.
Atletismo: o momento em que a última atleta concluiu a maratona feminina
Kinzang Lhamo, de Butão, concluiu a maratona olímpica em 3:52:59 horas. A 1:30 horas da vencedora, a holandesa Sifan Hassan.
| Ook de laatste marathonloopster is binnen. Kinzang Lhamo finisht op ruim anderhalf uur van Sifan Hassan. Meedoen is belangrijker dan winnen! #Paris2024
| Ook de laatste marathonloopster is binnen. Kinzang Lhamo finisht op ruim anderhalf uur van Sifan Hassan. Meedoen is belangrijker dan winnen! #Paris2024
Está concluída a segunda prova do programa do omnium. Maria Martins não consegue qualquer ponto. Venceu a irlandesa Lara Gillespie, com 24 pontos, à frente de Jennifer Valente, com 9.
Na tabela global, Maria Martins sobe a 11.º.
Pontuação (de 2 de 4 provas)
1. Jennifer Valente, 78 pontos
2. Georgia Baker, 70
3. Maggie Coles-Lyster, 60
4. Amalie Dideriksen, 58
5. Ally Wollaston, 56
6. Lara Gillespie, 52
7. Daria Pikulik, 50
8. Anita Stenberg, 44
9. Aline Seitz, 44
10. Olivija Baleisyte, 42
11. Maria Martins, 42
11:0511.08.2024
Sprint para o ouro: o incrível final que valeu título olímpico da maratona a Sifan Hassan
Foi desta forma que a holandesa Sifan Hassan conquistou o ouro na maratona olímpica, com um sprint soberbo perante a recordista mundial Tigist Assefa. Hassan venceu em 2:22.55 horas, um novo recorde olímpico, e consegue a sua terceira medalha em Paris'2024, depois do bronze nos 5.000 metros e 10.000 metros.
WHAT A FINISH!
Pushing and shoving on the final corner and a sprint to the line capped off another Olympic Record marathon and a win for Sifan Hassan #Paris2024#Olympicspic.twitter.com/yPRjEQrK83
WHAT A FINISH!
Pushing and shoving on the final corner and a sprint to the line capped off another Olympic Record marathon and a win for Sifan Hassan #Paris2024#Olympicspic.twitter.com/yPRjEQrK83
Ciclismo de pista: Maria Martins vai agora para a Tempo Race
É o segundo evento do omnium. São 30 voltas (7.5km) e 26 sprints.
Pub
10:5611.08.2024
Maratona: chega agora a última classificada, a 1:30 horas da vencedora!
Kinzang Lhamo, de Butão, conclui agora a maratona olímpica. É a 80.ª e última a fazê-lo, em 3:52:59 horas. A 1:30 horas da vencedora, a holandesa Sifan Hassan.
Eurosport
10:4311.08.2024
Andebol: Espanha conquista bronze no masculino
Pela segunda vez consecutiva (e quinta no total), a Espanha conquista a medalha de bronze no andebol masculino. Um feito alcançado com vitória há pouco sobre a Eslovénia por 23-22. Gonzalo Pérez de Vargas brilhou na baliza, com uma defesa decisiva a remate de Borut Mackovšek nos instantes finais.
A final joga-se mais logo, pelas 12:30, entre Alemanha e Dinamarca.
Numa incrível exibição de perseverança, Kinzang Lhamo não desiste e vai concluir a maratona perto das 3:50 horas. A atleta do Butão tem como melhor marca 3:26 horas na maratona (em Punakha, no ano passado), mas entrou nestes Jogos Olímpicos graças às quotas da universalidade.
Eurosport
Pub
10:1811.08.2024
Ciclismo de pista: Maria Martins no 13.º posto do scratch
Jennifer Valente vence o scratch, com Maria Martins a fechar em 13.º. Mas ainda há muito pela frente.
Pontuação após 1 prova (de 4)
1. Jennifer Valente, 40 pontos
2. Maggie Coles-Lyster, 38
3. Georgia Baker, 36
4. Maike van der Duin, 34
5. Ally Wollaston, 32
6. Amalie Dideriksen, 30
7. Olivija Baleisyte, 28
8. Anita Stenberg, 26
9. Aline Seitz, 24
10. Letizia Paternoster, 22
11. Ebtissam Zayed, 20
12. Jiali Liu, 18
13. Maria Martins, 16
RTP
10:1411.08.2024
Imane Khelif avança com ação judicial por cyberbullying: «O assédio continuará a ser a maior mancha destes Jogos»
Imane Khelif, campeã olímpica da categoria -66 kg de boxe que esteve no centro de uma polémica em torno do seu género, apresentou uma queixa por cyberbullying. O anúncio foi feito pelo advogado, Nabil Boudi, que referiu que a pugilista argelina avançou com uma ação judicial.
Alemã viveu pesadelo depois de nadar no rio Sena: «Vomitei nove vezes e tive diarreia»
A qualidade da água do rio Sena continua a dar que falar. Leonie Beck, alemã que ficou em 9.º lugar na prova feminina de águas abertas nos Jogos Olímpicos de Paris, revelou que vomitou... nove vezes depois de nadar naquele rio. "Vomitei nove vezes e tive diarreia. A qualidade do rio Sena está aprovada", escreveu Leonie Beck numa 'story' do Instagram.
Pub
10:0711.08.2024
Ciclismo de pista: Maria Martins no scratch
São 7.5 quilómetros, 30 voltas à pista. Arrancou!
09:5811.08.2024
Ciclismo de pista: Maria Martins fecha o programa português em Paris
Na disciplina que deu a prata a Iúri Leitão, Maria Martins inicia dentro de momentos o omnium. Vamos lá sofrer mais um bocadinho...
Susana Godinho teve fase final duríssima: «Senti cãibras a partir dos 30 quilómetros»
"Até aos 30 quilómetros estava bem, confortável, mas depois comecei a senti cãibras. Tive de gerir o esforço, pois estavam a aumentar. O objetivo era acabar, mas queria fazer o melhor resultado possível. Fiquei muito longe do recorde pessoal, não saio contente. Esperava muito mais. Estava na minha melhor forma, mas agora é continuar a trabalhar", frisou a portuguesa, 57.ª na maratona de hoje, à RTP.
O calor voltou a ser uma dificuldade extra e Susana assume-o. "Procurava sempre as sombras para aliviar, mas era igual para todas. Agora é continuar a trabalhar".
Reuters
Pub
09:3711.08.2024
Maratona: Susana Santos termina em 57.º
A portuguesa Susana Santos concluiu agora a sua maratona, com 2:35.57 horas, em 57.º. Passa também a ser atleta olímpica!
RTP
09:3611.08.2024
Pichardo: «Qualquer atleta fica feliz com o pódio, estamos a falar de uma medalha olímpica»
Pedro Pichardo chegou na manhã deste domingo a Lisboa depois de ter conquistado a medalha de prata no triplo salto nos Jogos Olímpicos. O atleta português, que depois da prova já tinha assumido que pensava terminar a carreira, voltou a sublinhar essa ideia, mas garantiu, no entanto, que ficar no pódio "é uma sensação muito boa".
"Na minha cabeça o plano era passar os Jogos Olímpicos e ficar por aqui. Ainda não falei com a minha mulher nem com a minha mãe, vou falar quando chegar a casa. Depois, vou tentar ter uma reunião com as entidades desportivas, com o Benfica, e ver o que acontece. Não tenho a certeza, mas o que está na minha cabeça agora é ficar por aqui. Vamos ver o que acontece nos próximos dias", referiu o triplista aos jornalistas à chegada a Lisboa.
Contente por mais um pódio? "Sempre, ficar no pódio é uma sensação muito boa. Qualquer atleta fica feliz por ficar no pódio. Estamos a falar de uma medalha olímpica. Trabalhamos de quatro em quatro anos para atingir esse objetivo e está aqui. Não consegui o ouro, consegui a prata, mas é mais uma medalha para mim, para a minha equipa de trabalho e para o meu país. Estamos todos contentes".
A desilusão inicial de não ter conseguido o outro já foi ultrapassada? "Sim, já aceitei. Cometi alguns erros durante a prova. Não acertei na tábua, tive várias oportunidades. Bastava acertar 5 ou 6 centímetros na tábua e ganhava. É o desporto, é a vida. Estamos aqui e isso é o mais importante".
Maratona: ouro olímpico para a sensacional Sifan Hassan!
Já não há palavras para esta holandesa. Depois de ter conseguido as medalhas de bronze nos 5.000 metros e 10.000 metros, Sifan Hassan consegue (dois dias depois desta última prova) o ouro na maratona, com um sprint soberbo perante a recordista mundial Tigist Assefa. Hassan venceu em 2:22.55 horas, um novo recorde olímpico. Fechou o pódio a favorita Helen Obiri, a 15 segundos da frente, com um novo recorde pessoal.
Para se ter noção da loucura que Hassan conseguiu, em 9 dias correu um total de 62.195 quilómetros, alcançando mesmo assim três medalhas. Incrível!
Pub
09:2211.08.2024
Maratona: Lokedi cede...
E Sifan Hassan vai para a terceira medalha!
09:2111.08.2024
Maratona: luta a 4 a um quilómetro do final!
Sharon Lokedi, Helen Obiri, Tigst Assefa ou Sifan Hassan. Uma destas será campeã olímpica... e uma delas ficará sem medalha. Que final vem aí!
A queniana Helen Obiri está a querer dar um ataque de coração aos seus fãs. A vencedora da Maratona de Boston volta a colar na frente. Faltam agora apenas 5 quilómetros. E já estamos novamente no centro da capital, com a Torre Eiffel lá à vista em frente.
Pub
09:0311.08.2024
Maratona: e agora são 4!
Helen Obiri ficou para trás, Suzuki também e temos agora quatro na frente. Sifan Hassan está lá!
RTP
09:0211.08.2024
Maratona: passagem aos 35 quilómetros
Agora são seis na frente, com uma holandesa (Sifan Hassan) e uma japonesa (Yuka Suzuki) no meio de duas quenianas e duas etíopes...
Depois de vários homens as terem utilizado, também na corrida feminina temos algumas atletas a utilizarem a fita de arrefecimento na cabeça. Sifan Hassan e Helen Obiri são as duas da frente que as estão a usar.
Maratona: Obiri está de volta... e Sifan à espreita
Aos 30 quilómetros acaba a zona de subida e temos Helen Obiri de novo na frente e Sifan Hassan a renascer lá atrás. A holandesa nunca desiste. É incrível!
RTP
Pub
08:4311.08.2024
Maratona: Helen Obiri a passar mal!
Desta não esperávamos! A favorita Helen Obiri fica para trás na subida mais dura e deve estar fora da luta pela vitória. Na frente, vamos com duas etíopes (Tigst Assefa e Amane Beriso) e duas quenianas (Peres Jepchirchir e Sharon Lokedi).
RTP
08:3911.08.2024
Maratona: esta subida... dói!
Entramos em definitivo na parte mais complicada do percurso. Deve ser aqui a definição de quem ganha! Sifan Hassan sofre, mas vai continuando na luta.
Continuamos a ter um grupo grande na frente, com 20 atletas na passagem dos 25 quilómetros em 1:26:34. Susana Santos passa em 1:29:03, a 2.29.
08:1611.08.2024
Maratona: passagem à meia maratona
Temos cerca de 20 na frente da passagem à meia, em 1:13:22. A julgar pelo que aconteceu ontem, é possível que tenhamos um tempo em torno das 2:25. Veremos se um eventual ataque muda a tendência.
Aos 20 quilómetros, já em plena subida, temos um grupo de cerca de 15 atletas, com praticamente todas as candidatas ainda juntas. Em breve passaremos na meia maratona.
Susana Santos passou em 50.º, em 1:11:00, a 1.29 da frente.
RTP
Pub
08:0811.08.2024
Autoridades antidoping fizeram buscas na comitiva argelina na Aldeia Olímpica
No dia em que o argelino Djamel Sedjati conseguiu a medalha de bronze na prova dos 800 metros, a imprensa francesa deu conta de um raide das autoridades antidoping na Aldeia Olímpica, tendo como alvo precisamente a comitiva argelina e uma das suas grandes figuras. De acordo com o 'L'Equipe', o foco da investigação terá sido não só Sedjati, mas também o treinador Amar Benida e as buscas foram levadas a cabo na quinta-feira.
O tema foi falado na conferência de imprensa posterior à final de ontem, mas Sedjati desvalorizou-o. "Nada aconteceu. Estas são as coisas que os atletas enfrentam. Felizmente foi apenas um pequeno inconveniente. Fui capaz de voltar rapidamente ao normal", disse o argelino, que se tornou figura nos últimos meses depois de fazer tempos rapídissimos de forma regular, correndo por duas vezes no espaço de uma semana abaixo de 1:42 minutos.
Em comunicado, o Comité Argelino expressou a sua "extrema indignação pelas maliciosas tentativas de manchar a imagem de Djamel Sedjati, vítima de ataques injustificados por certos meios de comunicação social".
Reuters
07:5311.08.2024
Maratona: passagem aos 15 quilómetros
O grupo definitivamente partiu! Temos o fortíssimo contingente africano, com etíopes e quenianas a batalhar, mas também representação francesa, com Mélody Julien na frente. Sifan Hassan está lá também!
Susana Santos segue num segundo grupo, a 49 segundos.
Vão agora começar as dificuldades, com aquela fase de subida e descida até aos 30k.
Uma notícia importante que vem do final do dia de ontem. Os Estados Unidos perderam a medalha de bronze conquistada na prova feminina do solo, depois da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) em aceitar o protesto apresentado pela Roménia. Desta forma, Ana Barbosu recupera o terceiro posto e Jordan Chiles fica em quarto.
O ritmo continua estável, com uma passagem aos 10 quilómetros em 34:32 minutos. Susana Santos segue no grupo da frente, em 48.º. Enquanto isso, já várias outras vão ficando para trás. Este arranque está a ser difícil.
E já desistiram três: Sinead Diver, Fiona O'Keeffe e Joan Chelimo!
07:3011.08.2024
As finais do dia
É o último dia. Vamos conhecer os últimos campeões olímpicos de 2024!
O grupo da frente completa a primeira légua em 17.24 minutos, a um ritmo ainda tranquilo de 3'29/km. A procissão ainda vai no adro, mas a verdade é que já várias atletas ficaram para trás. A 'nossa' Susana Godinho passou nesta fase integrada no pelotão, que já vai bem alongado.
Pub
07:1011.08.2024
Maratona: Fiona O'Keeffe também em dificuldades
Quem parece também ter começado mal foi a norte-americana Fiona O'Keeffe, a vencedora dos Trials da maratona de fevereiro. Com tempo de entrada de 2:22:10 horas, O'Keeffe arrancou e pouco depois já ia a 'trotar'.
07:0711.08.2024
Maratona: Sinead Diver em problemas
A australiana Sinead Diver, a mais velha de todo o elenco do atletismo, encosta ao cabo de pouco mais de um quilómetro. A veterana atleta chegou aqui depois de ter feito 2:21:34 em 2022.
Com Susana Godinho em ação, vamos conhecer a nova campeão olímpica... ou até pode ser a mesma, caso a queniana Peres Jepchirchir repita o feito de Tóquio. Tudo para seguir nas próximas 2 horas e... qualquer coisa!
06:4511.08.2024
Começa o último dia de Jogos Olímpicos!
Bom dia! Cá estamos nós para o início da última jornada dos Jogos Olímpicos. Fique por aí para saber tudo sobre os portugueses e tudo o que se passa em Paris.