Vasco Vilaça como João Pereira no Rio'2016: «Neste momento é um dos melhores atletas mundiais»

• Foto: Reuters

O triatleta João Pereira disse esta quarta-feira que Vasco Vilaça, quinto nos Jogos Olímpicos Paris'2024, é "um dos melhores triatletas mundiais" e destacou que a experiência, no futuro, pode jogar a favor da obtenção de melhores resultados portugueses.

Vilaça igualou o resultado de diploma obtido no Rio'2016 por João Pereira, seu companheiro de equipa no Benfica, que destacou ainda à agência Lusa que Portugal tem "efetivamente, muito bons resultados" na modalidade.

PUB

"O Vasco [Vilaça], neste momento, é um dos melhores atletas mundiais, com muitas provas disso. Efetivamente, os Jogos Olímpicos são o pináculo deste e outros desportos, e acabam por fazer aparecer mais", afirmou o triatleta português.

Pereira reconheceu, por isso, que o resultado de Vilaça, quinto classificado, mas também de Ricardo Batista, que cortou a meta em sexto lugar, "é bastante importante para a modalidade". "Estes e outros atletas têm grande valor, independentemente de hoje terem feito um grande resultado ou não. O que nós temos é, efetivamente, muito bons resultados no triatlo", destacou.

PUB

Sobre a possibilidade de virem a conquistar medalhas nas próximas edições dos Jogos Olímpicos, Pereira lembrou que "é muito difícil fazer futurologia" e que "o importante é conseguir uma boa base" de trabalho e "estabilidade". "Estes atletas são novos, daqui a quatro anos estarão mais maduros, com mais experiência e isso pode jogar a seu favor. É muito difícil fazer futurologia, mas acredito que, daqui até lá, vão continuar a representar-nos bem em Campeonatos do Mundo e da Europa", vaticinou.

Antes disso, Vilaça e Batista ainda vão integrar a equipa de Portugal na prova de estafeta mista de Paris'2024, na segunda-feira.

João Pereira participou no apuramento de Portugal para essa competição e recusou definir qualquer objetivo, uma vez que se trata de uma prova "onde cada atleta vai fazer um triatlo 'supersprint' e muita coisa pode correr mal". "O triatlo já é muito aberto e na prova de estafetas é muito aberto vezes quatro, o que torna qualquer previsão muito difícil. Mas, temos uma boa estafeta, muito motivada devido aos resultados que obteve e acredito que possa conseguir um bom resultado", apontou João Pereira.

PUB

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Triatlo Notícias
PUB