Lamont Marcell Jacobs tem estado nas bocas do mundo depois de vencer o ouro nos 100 metros nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, com um novo recorde europeu fixado nos 9,80 segundos, tendo batido o próprio recorde (9,84) alcançado nas meias-finais. Desde então que a conquista do italiano de origem americana, que também ficou com o ouro nas estafetas, tem sido de certa forma contestada e investigada pela imprensa americana e inglesa.
As mais recentes informações chegam do 'The Times' que relaciona o velocista, de 26 anos, com um nutricionista que está a ser investigado pela polícia devido à distribuição de esteroides anabolizantes (geralmente testosterona). A mesma fonte refere que Jacobs está mais desenvolvido fisicamente desde que procurou Giacomo Spazzini, "fisiculturista" que se dedica à nutrição. Para comprovar a alegação, o jornal inglês tem mesmo vídeos dos dois a preparar a estratégia para bater o recorde nos 100 metros.
Trata-se de "fraude pelo uso de drogas para melhorar o desempenho desportivo, conhecida como Operação Musculação, iniciada em 2019", relata o 'The Times'. "Havia um líder do grupo (Spazzini era o vice) que obtinha produtos dopantes com receita médica assinada por um médico, que eram usados por ele e pelos clientes", acusa.
Ora Jacobs já se defendeu das acusações através do representante, Marcelo Magnani. "Jacobs parou de trabalhar com Spazzini quando a investigação foi revelada, algo que nunca o afetou. Se lhe perguntar se ele se drogava terá uma resposta categórica: não", realçou, em declarações citadas pelo jornal britânico.
Por RecordOs dois atletas, que já têm marcas de qualificação para Paris'2024, dão seguimento aos respetivos
Triplista tem estado ausente das provas por lesão
O castigo sobre 'CJ' Ujah arrasta a desclassificação dos outros três integrantes da estafeta, que eram Zharnel Hughes, Richard Kilty e Nethaneel Mitchell-Blake.
Campeão olímpico quer bater recorde do mundo do 'triplo' este ano
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países