A história é de Paola Pérez, nadadora venezuelana que, entre muitos outros obstáculos, passou por momentos de depressão e de ansiedade, e chegou a ter de emigrar para o Chile, onde trabalhou para alugar uma piscina para poder treinar, uma vez que, no seu país natal, esse tipo de meios e instalações não estava disponível. A atleta, que chegou a ir ao Peru para participar numa prova em que a federação do seu país não lhe forneceu um fato próprio para nadar, sofreu um ataque de hipotermia devido à baixa temperatura da água, e teve de começar um crowdfunding para continuar com o seu sonho: competir. Mas a história é de superação, e Pérez conseguiu estar em Tóquio'2020 e foi vigésima classificada na prova feminina de 10km em águas abertas, a mesma onde Angélica André, atleta portuguesa, terminou na 17ª posição.
"Posso dizer que foi a época mais obscura da minha vida e à qual não penso voltar. Mas é uma realidade que se vive só com os atletas, sem o resto do mundo", começou por explicar à imprensa do seu país após a prova. "A depressão e a ansiedade existem, e cada um lida à sua maneira com os seus problemas. Eu descobri, graças à ajuda e ao apoio psicológico, que me faltava amor próprio para decidir aquilo que merecia, aquilo que queria e que necessitava. Nunca mais me vai faltar nada".
A venezuelana, que a certa altura na sua vida precisou de criar um crowdfunding para poder continuar a seguir o seu sonho de competir na modalidade, frisou que a sua classificação não foi "tão boa como esperava", mas destacou o "orgulho" em si mesma: "Falo disto porque é importante que as pessoas saibam que se pode sair da escuridão. Eu choro, porque é inevitável não chorar. Choro porque mais ninguém sabe o que vivi. Choro porque estou orgulhosa de mim, daquilo que sou agora e do que vem aí", rematou, posteriormente, nas suas redes sociais.
Por RecordA final dos 400m livres do Eindhoven Qualification Meet, na Holanda
Nas eliminatórias de hoje competem o estreante Fernando Silva nos 100 mariposa (6h23), seguindo-se as olímpicas Ana Catarina Monteiro nos 200 mariposa (6h40) e Diana Durães nos 800 livres (7h14).
Natação
Paola Pérez foi vigésima classificada na prova de 10km em águas abertas
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Belgas e holandeses também perderam
Treinador português terá apresentado a demissão "por motivos pessoais"
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países