1/2
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto felicitou esta quinta-feira a portuguesa Bárbara Timo pela conquista da medalha de prata na categoria de -70 kg dos Mundiais de judo, em Tóquio.
"Bárbara Timo é vice-campeã do mundo de judo, na categoria -70 kg. Brilhante resultado em Tóquio, a um ano dos Jogos Olímpicos. Muitos parabéns à Federação Portuguesa de Judo e a todos quantos contribuíram para este resultado", lê-se na conta de João Paulo Rebelo no Twitter.
A judoca do Benfica, de 28 anos, foi derrotada pela francesa Marie Eve Gahie, vice-campeã do mundo em 2018, por ippon, em 48 segundos.
Timo, nascida no Rio de Janeiro e naturalizada portuguesa em janeiro, chegou à final da competição ao derrotar a também francesa Margaux Pinot, campeã da Europa, nas meias-finais, em 54 segundos, igualmente por ippon.
A luso-brasileira começou a competição com dois triunfos por ippon, diante da mongol Enkhchimeg Tserendulam e da belga Roxane Taeymans.
Seguiram-se o triunfo por waza-ari frente à japonesa Chizuru Arai, que defendia o título mundial conquistado em 2017 e 2018, e o embate dos quartos de final diante da holandesa Sanne van Dijke, campeã da Europa em 2017 e atual vice continental, que Timo venceu no 'ponto de ouro', após 6.20 minutos.
Os Mundiais de judo decorrem até domingo na capital japonesa.
Na sexta-feira, a seleção portuguesa vai estar representada por Yahima Ramirez e Patrícia Sampaio, ambas em -78 kg), e por Jorge Fonseca, que inicia a competição de -100 kg com o estatuto de cabeça de série.
Por LusaCompetição inicia-se esta quinta-feira em Bratislava (Eslováquia)
Judoca portuguesa conquistou no domingo o ouro no Grand Slam de Ulan Bator
É o segundo ouro conquistado pela judoca portuguesa em Grand Slams na carreira
Portuguesa derrotada frente à japonesa Utana Terada
Publicação do Telstar gerou, naturalmente, muitas reações nas redes sociais
Guarda-redes de 23 anos estreou-se frente ao Sunderland, não sofreu golos e ainda ouviu elogios das bancadas
Candidato a ‘vice’ – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes, o ex-basquetebolista salienta que as equipas do Benfica “têm de ganhar mais”
Entrevista ao candidato a ‘vice’-presidente – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record