Marcelo Rebelo de Sousa felicitou o judoca português
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou sexta-feira o judoca português Jorge Fonseca, pela conquista do título mundial na categoria de -100 kg, "um feito à altura das suas qualidades".
"O Presidente da República felicita o judoca Jorge Fonseca que se sagrou Bicampeão do Mundo de Judo na categoria -100kg no Campeonato do Mundo que decorre em Budapeste, na Hungria. Jorge Fonseca é o primeiro português a sagrar-se bicampeão do mundo de judo. Um feito à altura das suas qualidades, das suas ambições e das esperanças e expectativas de todos portugueses", lê-se numa nota publicada no site oficial da Presidência.
Relacionadas
De acordo com a mesma nota, esta é "uma conquista que merece o reconhecimento do Presidente da República pelo que representa para a história e para o futuro do desporto nacional".
O português Jorge Fonseca sagrou-se hoje bicampeão mundial de judo em -100 kg, ao vencer na final dos Mundiais, a decorrem na Arena Laszlo Papp, em Budapeste, o sérvio Aleksandar Kukolj, por ippon.
Jorge Fonseca revalidou o título mundial que tinha conquistado em agosto de 2019, em Tóquio, o primeiro da história do judo português, então frente ao russo Niyaz Ilyasov.
Hoje, nos Mundiais, a pouco mais de um mês dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, Jorge Fonseca voltou a ter um 'dia perfeito' para chegar ao ouro, após vencer o uzbeque Muzaffarbek Turoboyev (45.º), o canadiano Kyle Reyes (26.º), o georgiano Ília Sulamanidze (31.º), o holandês Michael Korrel (3.º) e o sérvio Kukolj (54.º).
Diogo Brites (+100 kg) também subiu ao pódio, com uma medalha de bronze
Olímpica portuguesa cede nas repescagens
Miguel Gago também esteve em bom plano, conquistando a prata
Olímpica ficou isenta de lutar na ronda 1 da prova do circuito mundial da FIJ
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo