O piloto português António Félix da Costa (Porsche) conseguiu este sábado o melhor resultado da temporada de Fórmula E até agora ao ser quarto classificado no E-Prix do Japão, em Tóquio.
O piloto natural de Cascais, que largou da nona posição da grelha, cortou a meta a 1,822 segundos do vencedor, o alemão Max Gunther (Maserati), que deixou na segunda posição o britânico Oliver Rowland (Nissan), a 0,755 segundos, com o também britânico Jake Dennis (Andretti) em terceiro, a 1,405.
Félix da Costa chegou a rodar na terceira posição, na estreia do Japão no campeonato de carros elétricos. Contudo, nas voltas finais, quando tentava o ataque ao segundo posto, o piloto luso acabaria por perder o lugar no pódio, cruzando a meta na quarta posição.
"Voltámos a mostrar a nossa competitividade, principalmente em corrida, com um bom ritmo, boas ultrapassagens e uma eficiente estratégia de gestão de energia. No final ainda acreditei que podia vencer e procurei passar para segundo, mas o Rowland não facilitou e acabei por cair para quarto", relatou o piloto de Cascais.
Apesar de garantir que "hoje queria mesmo um pódio", Félix da Costa admitiu ter ficado "contente com a [sua] performance" e também com "a evolução" que a equipa tem apresentado nas duas últimas corridas.
"O nível da Fórmula E está muito alto, com várias equipas muito fortes, por isso se queremos ir à luta das vitórias, temos agora de nos concentrar em melhorar a qualificação, para estarmos em melhor posição de lutar", concluiu Félix da Costa.
O alemão Pascal Wherlein (Porsche), que hoje foi quinto, recuperou o comando do campeonato, com 63 pontos, mais dois do que o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar), que hoje foi apenas oitavo. Félix da Costa é, agora, 11.º, com 20 pontos.
A próxima ronda é uma jornada dupla, a disputar em Misano (Itália), a 13 e 14 de abril.
Português fala da equipa que vai representar em 2026 no Mundial de Fórmula E
A par da participação no Campeonato do Mundo de Fórmula E
Piloto português foi forçado a desistir com problemas de motor quando seguia no 2.º lugar
Equipa do português finalizou as 10 Horas de Petit Le Mans em idêntica posição
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências