_
O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, congratulou-se esta terça-feira com o regresso do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 a Portugal, em 2027 e 2028.
Em declarações à agência Lusa, Ni Amorim sublinha que este regresso da Fórmula 1 às pistas lusas, seis anos depois, "é bom para a economia, é bom para o país e para a projeção do desporto automóvel".
O Grande Prémio de Portugal vai voltar a integrar o Mundial de Fórmula 1, por dois anos, 2027 e 2028, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), seis anos depois, anunciou a organização do campeonato.
O acordo entre o Governo português e os promotores do campeonato foi hoje assinado em Londres, mas a data da realização do Grande Prémio só vai ser conhecida em junho de 2026, quando for definido o calendário do Campeonato do Mundo de 2027, sendo previsível que integre a 'temporada' europeia, durante a primavera.
"Devo agradecer ao Governo e ao primeiro-ministro trazer a Fórmula 1 para Portugal. A FPAK, naquilo que for útil e puder fazer, vai desempenhar o seu papel, em articulação com o AIA (Autódromo Internacional do Algarve)", assegurou o antigo piloto.
O presidente da FPAK disse ainda esperar que este anúncio abra a porta ao regresso de outras competições a Portugal.
"O AIA fica no mapa em termos de desporto motorizado mundial. E, tal como aconteceu em 2020 e 2021, acredito que outras corridas importantes, de outros campeonatos mundiais, possam voltar a competir em Portugal", concluiu.
Estas vão ser as 19.ª e 20.ªs edições do Grande Prémio de Portugal, novamente no Algarve, depois das corridas iniciais, em 1958 e 1960, no circuito da Boavista, no Porto, a de 1959 em Monsanto, em Lisboa, e entre 1984 e 1996 no Autódromo do Estoril, em Cascais.
A Fórmula 1 regressou a Portugal em 2020, após 24 anos de ausência do Mundial, na sequência da reorganização dos calendários devido à pandemia de covid-19, para a primeira de duas edições em Portimão, que vai voltar ao Mundial.
O britânico Lewis Hamilton, sete vezes campeão do mundo, então na escuderia Mercedes, venceu as duas últimas corridas.
Em 14 de agosto, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tinha revelado, durante a Festa do Pontal, do PSD, em Quarteira, que estava tudo encaminhado para o regresso do Grande Prémio de Portugal ao Algarve.
Por LusaPortugal regressa aos calendários da modalidade em 2027 e 2028
Zero apelida evento como "um espetáculo poluente que serve interesses privados e comerciais"
Principal Campeonato do Mundo de automobilismo vai regressar às pistas nacionais em 2027
Grande Prémio de Portugal estará de regresso em 2027 e 2028
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países