As declarações do Leclerc, Sainz e Hamilton no final da corrida
Charles Leclerc: "Estou muito feliz, não podia pedir melhor. Os últimos dois anos não foram nada fáceis para nós. É um sentimento excelente voltar ao topo."
Carlos Sainz: "A Ferrari está de volta, o trabalho duro recompensou. Parabéns ao Charles, e eu consegui trazer a dobradinha para a equipa."
Lewis Hamilton: "Um grande, grande parabéns à Ferrari. Este foi um resultado muito difícil para nós. Este era mesmo o melhor resultado que poderíamos obter hoje."
16:5720.03.2022
Assim ficou a classificação final do GP do Bahrain
Que final de corrida no Bahrain! Ferrari conquista a dobradinha, com Leclerc no primeiro lugar e Carlos Sainz no segundo posto. Hamilton termina em terceiro, depois de ver os dois Red Bull que seguiam à sua frente abandonarem com problemas no seu carro. Verstappen acusou problemas de bateria e ainda conseguiu levar o carro para as 'boxes' a três voltas do final, numa altura em que estava em segundo. Com esta saída, Pérez passou a ser a única esperança de a Red Bull pontuar com um piloto no pódio no Bahrain, mas na curva 1 da última volta acabou por fazer um pião e o carro... desligou-se por completo. Com tudo isto, quem sorriu foi Lewis Hamilton que subiu ao terceiro lugar. Atrás do heptacampeão surgiu George Russell, na quarta posição, seguido de Kevin Magnussen - que resultado para a Haas!
Valtteri Bottas, que ainda antes do final da última temporada já havia anunciado que ia sair da Mercedes, levou a Alfa Romeo ao sexto lugar, com a escuderia a contar ainda com o chinês (rookie) Guanyu Zhou nos pontos (10.º). O estreante por estas andanças tornou-se no primeiro piloto chinês a conquistar pontos na Fórmula 1. Esteban Ocon e Fernando Alonso também conquistaram pontos para a Alpine Team, terminando em 7.º e 9.º, respetivamente. Yuki Tsunoda, o único AlphaTauri em pista no final, depois de ver Pierre Gasly abandonar com o carro em chamas, foi oitavo classificado.
Deixar um pequeno reparo às atuações da McLaren, Aston Martin e Williams. As três escuderias que correm com motor Mercedes no seu carro terminaram nas últimas seis posições da grelha (sem contar com a desistência de Gasly e com os abandonos de Verstappen e Pérez).
Sergio Pérez também diz estar com problemas no seu monolugar
56/57 - Sergio Pérez também diz estar com problemas no seu monolugar. Red Bull com muitos problemas na reta final do GP do Bahrain. Hamilton aproxima-se do mexicano e está a pouco mais de um segund. Conseguirá o heptacampeão mundial chegar ao pódio? Russell é quinto colocado, com Magnussen em sexto.
Pub
16:3820.03.2022
Hamilton sobe uma posição
55/57 - Hamilton sobe uma posição devido à saída de pista de Verstappen e é quarto classificado. Sergio Pérez é o único piloto da Red Bull em pista e segue agora no terceiro lugar.
53/57 - Segue tudo igual na grelha. Leclerc ganha vantagem sobre Verstappen e faz a volta mais rápida.
Pub
16:3320.03.2022
Hamilton a meio segundo de Sergio Pérez
52/57 - Ainda no top-5, Lewis Hamilton está a meio segundo de Sergio Pérez (4.º). Mick Schumacher (Haas) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo) lutam como nunca para tentar chegar aos pontos!
16:3120.03.2022
Sainz 'ameaça' o lugar de Verstappen no 'recomeço'
51/57 - Que arranque de Leclerc no 'recomeço' da corrida! Leclerc acelera fundo, ganha vantagem e é Sainz quem se aproxima de Verstappen. Sergio Pérez aproveita a confusão na frente para se aproximar do espanhol. Lá atrás, Tsunoda leva vantagem sobre Schumacher e sobe ao 10.º lugar.
50/57 - Safety Car vai abandonar nesta volta. Estão à vista emoções fortes para as últimas voltas do Circuito Internacional do Bahrain.
Pub
16:2720.03.2022
Haas com dois pilotos nos pontos
49/57 - Com a saída de Gasly, a AlphaTauri perde o único piloto que tinha na zona dos pontos. Assim, quem sobe na classificação são Bottas (8.º), Ocon (9.º) e Schumacher (10.º). E, espante-se, mas a Haas tem dois pilotos nos pontos!
16:2420.03.2022
Leclerc pede para que o Safety Car ande mais rápido
48/57 - Charles Leclerc pede na rádio que avisem o Safety Car para andar mais rápido porque caso contrário estará em desvantagem, no que diz respeito à temperatura dos pneus, para com Max Verstappen, que surge logo atrás do monegasco.
44/57 - Os carros seguem atrás do Safety Car, numa altura de grande incerteza uma vez que alguns carros já foram às boxes. Todos os carros estão fora da volta do líder e Charles Leclerc segue atrás do Safety Car. Eis uma das mudanças no regulamento para a nova temporada, depois do que aconteceu em Abu Dhabi.
Pub
16:1920.03.2022
AlphaTauri de Gasly incendeia-se em pista e dá-se a entrada do Safety Car
46/57 - Safety Car em pista devido a um incêndio no carro de Pierre Gasly (AlphaTauri). Isto poderá mudar por completo o final da corrida no Bahrain!
F1 TV
16:1820.03.2022
Sainz e Hamilton vão trocar de pneus
45/57 - Sainz vai às boxes e a na rádio da Red Bull dizem a Verstappen que terá de ir às boxes novamente. O holandês não gostou. Hamilton também troca de pneus e vê George Russell assumir o quinto posto.
43/57 - A Ferrari informa Leclerc que os seus pneus estão em melhor estado do que os de Verstappen, um 'boost' de confiança para o piloto monegasco que lidera a corrida. Só que o holandês pára logo a seguir e calça uns novos...
Pub
16:1420.03.2022
Haas nos pontos
42/57 - Magnussen entá nos pontos e se se mantiver no 7.º lugar será sem dúvida um grande resultado para a Haas... À sua frente só tem Mercedes, Red Bulls e Mercedes...
16:1220.03.2022
41/57 - A diferença de Sainz para Sergio Pérez é de quase três segundos, é a luta pelo terceiro lugar... Na frente seguem Leclerc e Verstappen, com o holandês à espera do melhor momento para atacar.
36/57 - Está visto que os Mercedes não estão com o ritmo das últimas épocas, a luta neste GP do Bahrain parece que é mesmo entre Ferrari e Red Bull...
Pub
16:0220.03.2022
Hamilton recebe aviso
35/57 - Os dois últimos são dobrados pelos líderes da corrida... Hamilton é avisado para respeitar os limites de pista.
16:0120.03.2022
Leclerc e Verstappen voltam às posições de início
34/57 - Sainz e Pérez vão à box e volta tudo ao início: Leclerc lidera, seguido por Verstappen. O holandês recebe indicações da Red Bull: é para ir com tudo!
33/45 - Será que Ferrari e a Red Bull vão fazer trocas de posições? Lembramos a classificação dos quatro primeiros:
1.º Sainz
2.º Pérez
3.º Leclerc
4.º Verstappen
Pub
15:5720.03.2022
Trocas de pneus... e de líderes
32/57 - Leclerc troca por médios e reentra na corrida em terceiro, à frente de Max Verstappen. No comando estão os dois colegas de equipa destes dois pilotos, Carlos Sainz na frente e Sergio Pérez em segundo.
15:5520.03.2022
Verstappen de médios
31/57 - Red Bull fez a experiência com Sergio Pérez, como deu resultado Verstappen também opta por médios. Os dois Ferrari estão agora na frente.
30/57 - A Ferrari explica a Leclerc que o composto médio está a portar-se melhor do que o esperado.
Pub
15:5220.03.2022
Leclerc segura liderança
29/57 - Tudo na mesma lá na frente, Charles Leclerc continua no comando, seguido de perto por Max Verstappen.
15:5020.03.2022
Verstappen queixa-se do desgaste dos pneus
28/57 - Verstappen queixa-se que os pneus macios que tem no carro estão a dar as últimas... Hamilton entretanto, volta à boxe e troca os duros por médios. O pit stop do britânico não foi dos mais rápidos...
27/57 - Lando Norris é agora o lanterna vermelha desta corrida. À sua frente tem Hulkenberg e o companheiro de equipa, Daniel Ricciardo.
Pub
15:4720.03.2022
Alonso 'calça' duros
26/57 - Fernando Alonso vai à boxe e 'calça' pneus duros.
15:4620.03.2022
Bottas desafia Tsunoda
25/57 - Ricciardo deixa a última posição e ultrapassa Hulkenberg. Entretanto, Bottas aproveita um erro de Tsunoda mas o japonês reage e mantém o 11.º lugar.
24/57 - Carlos Sainz diz à Ferrari que a equipa devia equacionar fazer três paragens nesta corrida.
Pub
15:4220.03.2022
Red Bull avisa Verstappen sobre os travões
23/57 - Sergio Pérez, em quarto, faz a melhor volta. Tem atrás de si Lewis Hamilton e George Russell. Entretanto, Verstappen é avisado pela equipa para estar atento aos travões, que podem entrar em sobreaquecimento.
21/57 - Mick Schumacher ultrapassa Lando Norris e atira o McLaren para o 15.º lugar... Na frente, segue a emoção, com Charles Leclerc a defender o comando.
Pub
15:3720.03.2022
McLaren a andar para trás
20/57 - Entretanto, Lando Norris é 14.º - foi ultrapassado por Zhou - e Daniel Ricciardo não sai da última posição... Que se passa com os McLaren?
15:3520.03.2022
Leclerc de dentes cerrados
19/57 - Verstappen lança-se mais uma vez ao ataque, mas Leclerc defende-se bem. Que mais pode fazer o campeão do Mundo para assumir o comando? Está ao rubro a luta pela liderança!!!
18/57 - Novo ataque de Verstappen na curva 1, o público reage, empolgado. O homem da Ferrari cerra os dentes e reassume o comando! Não vai ser fácil ultrapassar Charles Leclerc.
Pub
15:3220.03.2022
Verstappen ataca a liderança
17/57 - Max Verstappen aproveita o embalo do DRS e assume o comando da corrida, mas Leclerc responde. O holandês volta a tentar a sua sorte e o Ferrari volta a reagir. Está empolgante a corrida...
15:3020.03.2022
Leclerc também troca de pneus
16/57 - Leclerc também 'monta' macios mas usados e entra na pista em primeiro. O monegasco da Ferrari tem Verstappen nas costas agora a menos de um segundo.
15/57 - Max Verstappen vai à box e 'calça' macios. Carlos Sainz opta pelo mesmo composto. Lembramos que Hamilton está a rodar com duros.
Pub
15:2720.03.2022
Leclerc firme na frente
14/57 - É de três segundos a diferença entre Leclerc e Verstappen na cabeça da corrida, mas ainda há muito quilómetro para palmilhar até à bandeira xadrez... Albon também troca os pneus.
15:2520.03.2022
Hamilton queixa-se da aderência
13/57 - Hamilton abre o DRS e ultrapassa o chinês, o britânico queixa-se da aderência destes pneus... Agora tem à frente Bottas, seu antigo companheiro de equipa na Mercedes.
12/57 - Hamilton vai à boxe e 'monta' pneus duros. O britânico reentra na corrida em 12.º. Tem à sua frente o rookie Guanyu Zhou, da Alfa Romeu e tem muito caminho para 'palmilhar' até lá à frente...
Pub
15:2220.03.2022
Russell aproxima-se de Hamilton
11/57 - George Russell está agora atrás de Lewis Hamilton, na 6.ª posição. O 'novato' da Mercedes quer provar o seu valor na escuderia germânica... Verstappen queixa-se da tração do seu Red Bull.
15:2020.03.2022
Pérez ultrapassa Hamilton
10/57 - Sérgio Pérez abre o DRS e ultrapassa Lewis Hamilton, assumindo a quarta posição. Quem aproveitou para fugir foi Carlos Sainz, cada vez mais terceiro!
3/57 - Magnussen acaba por perder a 5.ª posição para Sergio Pérez e é o Red Bull do mexicano que está agora atrás do Mercedes de Hamilton. Na frente segue o Ferrari de Leclerc.
Pub
15:0720.03.2022
Bottas perde terreno
2/57 - Bottas não começa bem, é agora 14.º; Kevin Magnussen sobe duas posições relativamente ao arranque e está atrás de Hamilton, em quinto.
15:0620.03.2022
Charles Leclerc segura a liderança
1.ª de 57 voltas - Charles Leclerc resiste ao ataque de Max Verstappen e segura a liderança; Lewis Hamilton faz um grande arranque e sobe da 5.ª à 4.ª posição. Sainz não sai bem, mas consegue manter o terceiro posto.
Os pilotos vão dar 57 voltas ao Circuito Internacional do Bahrain. O traçado tem a extensão de 5.412 quilómetros e três zonas de DRS. A volta mais rápida data de 2005 e foi de Pedro de la Rosa, em 1.31,447 minutos.
Toda a gente espera este ano um Mundial tão ou mais emocionante que o do ano passado, quando Max Verstappen (Red Bull) conseguiu colocar um ponto final na hegemonia de Lewis Hamilton (Mercedes) depois de um final de época dramático, com o título a ser decidido no polémico GP de Abu Dhabi. Será que vamos ter outra vez um duelo a dois? A Ferrari parece dizer que não...
Boa tarde, seja bem-vindo ao Mundial de Fórmula 1, que arranca este domingo com o Grande Prémio do Bahrain. A prova começa às 15 horas e pode acompanhar connosco todas as incidências da corrida. Fique por aí!