Charles Leclerc (Ferrari) também parte no fundo da grelha pelas mesmas razões
Com a luta pelo título mundial de Fórmula 1 ao rubro, Max Verstappen, vai largar da 20ª e última posição no Grande Prémio da Rússia. O holandês já estaria sujeito a uma penalização de três lugares, depois da FIA o ter considerado culpado pelo acidente com Lewis Hamilton no GP de Itália, mas a Red Bull decidiu efetuar uma troca de motor no B16B de Verstappen e o atual líder do campeonato - tem mais 5 pontos do que o rival Hamilton (2º) - cai para o fundo da grelha.
Segundo os regulamentos, cada piloto pode utilizar três unidades de potência (vulgo motor) ao longo da época sem receber punições. Depois disso, cada nova mudança vale penalizações. A simples troca do motor implica uma perda de 10 lugares, mas como Verstappen contará com outros novos componentes (como turbo, peças do sistema de recuperação de energia e controlos eletrónicos) terá de largar da última linha, ao lado de Charles Leclerc (Ferrari), que também recebe um quarto motor para a 15.ª prova do Mundial.
Face à possibilidade de chuva para o fim de semana, Verstappen acredita que a decisão da Red Bull foi tomada no momento certo. "Tínhamos de cumprir uma punição e se não tivéssemos feito aqui [a mudança do motor], teríamos de fazê-la depois. Então optámos por fazê-la já e tentar o melhor resultado possível", explicou o holandês, que perspetiva uma "recuperação difícil" na corrida.
Bottas (e Mercedes) dominam treinos livres
Valtteri Bottas foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres realizada esta sexta-feira no traçado de Sochi e liderou também o segundo treino. Tal como sucedeu durante a manhã, o finlandês da Mercedes superou o companheiro de equipa Lewis Hamilton em 0,044 segundos. Pierre Gasly (AlphaTauri) fechou o pódio no treino da tarde a 0,252 segundos de Bottas e Max Verstappen, foi apenas sexto, gastando mais 1,028s do que Bottas.
No sábado realiza-se o terceiro e último treino livre (10h) e a qualificação (13h) para a corrida de domingo (13h).
FP2 CLASSIFICATION: @ValtteriBottas completes a perfect F1 Friday by taking his second P1 of the day ??#RussianGP #F1 pic.twitter.com/K06dIkIqh2
— Formula 1 (@F1) September 24, 2021
Autódromo Nacional de Monza voltou a ser palco de um espetáculo sem igual na F1
Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
Tetracampeão mundial alcançou a 45.ª pole position pela Red Bull, deixando marca de Sebastian Vettel para trás
Piloto francês, que tem um relacionamento com a portuguesa Kika Cerqueira Gomes, estar muito orgulhoso pela renovação
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra