Fechamos por aqui o nosso acompanhamento do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP. Prometemos voltar dentro de duas semanas, agora para acompanhar a corrida da Alemanha, onde Miguel Oliveira promete voltar a dar que falar. Fique por aí!
Piloto português fez uma exibição soberba em Barcelona
Fechamos por aqui o nosso acompanhamento do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP. Prometemos voltar dentro de duas semanas, agora para acompanhar a corrida da Alemanha, onde Miguel Oliveira promete voltar a dar que falar. Fique por aí!
Com os 25 pontos conquistados este domingo, Miguel Oliveira sobe a 7.º nas contas do Mundial, agora com 54 pontos, menos 64 do que Fabio Quartararo. O francês da Yamaha continua a liderar, mas agora com 17 pontos de avanço para Zarco. Jack Miller sobe a 3.º, com 90 pontos, mais 2 do que Pecco Bagnaia.
Miguel Oliveira não esquece Jason Dupasquier e exibe uma camisola de homenagem ao luso-suíço, que perdeu a vida no último fim de semana em Mugello.
Visivelmente emocionado, Miguel Oliveira desfruta do hino nacional...
"Calma, eu estou aqui". Foi assim, em cima da moto, que Miguel Oliveira celebrou a vitória na Catalunha. Uma celebração à Cristiano Ronaldo, numa região que tem o agora avançado da Juventus como... 'rival'.
Os pilotos sobem ao pódio e vamos ouvir pela primeira vez a 'Portuguesa' este ano. Que seja a primeira de muitas...
"É difícil passar para palavras o que sinto. Fiz provavelmente uma das melhores corridas da minha carreira. Foi tudo difícil: os pneus, a pressão do Fabio... Mas mantive a calma quando ele me ultrapassou, vi a oportunidade no final da reta e passei-o. Foi uma corrida perfeita. Não consigo agradecer o suficiente à KTM pela moto que me colocaram e que me permitiu chegar ao topo hoje. Quero agradecer também aos fãs. Foi tudo fantástico com público hoje. Sabe bem estar de volta ao normal".
"Não foi fácil. Senti-me bem, mas quando cheguei à frente, tentei controlar o ritmo, mas falhei uma mudança e acabei por perder uma posição para o Johann. Parabéns ao Miguel Oliveira pela vitória".
"Foi uma boa corrida. Tentei apanhar o Miguel, mas ele estava muito forte. Ele disse-me que estava a controlar bem. Eu estava bem no primeiro sector, mas não o suficiente"
Com a emoção pela vitória quase nos esquecíamos de dar conta dos restantes elementos do pódio. São eles Johann Zarco e Jack Miller.
A primeira vitória do ano de Miguel Oliveira é celebrada com os fãs portugueses, que entregam uma bandeira lusa ao piloto nacional.
24/24 - Acabou! Miguel Oliveira vence o Grande Prémio da Catalunha! Que corrida sensacional de Miguel Oliveira! O piloto português saiu de quarto, rapidamente atacou os primeiros postos e dali em diante, tirando uma curta troca com Quartararo, não mais largou a liderança. É a primeira vitória do ano de Miguel Oliveira e também da KTM. Será este o ponto de viragem para uma segunda metade de temporada sempre a crescer?
23/24 - Seis décimas entre Miguel Oliveira e Zarco. Vamos ter luta até final!
22/24 - Miguel Oliveira lidera com uma boa vantagem para Zarco e está a duas voltas da primeira vitória da época. Lá atrás há evidentes dificuldades de Fabio Quartararo, que está com o fato... aberto!
22/24 - Quartararo em queda! O francês perdeu todo o ritmo e já é terceiro. Miguel Oliveira lidera agora com Zarco na sua retaguarda.
21/24 - Miguel Oliveira consegue fugir a Quartararo e, de repente, tem quase um segundo de avanço. Está quase!
20/24 - Luta incrível entre Miguel Oliveira e Fabio Quartararo. Não estão a discutir taco a taco, mas a nível de equilíbrio estão a dar show os dois pilotos.
19/24 - Nova passagem na reta e Miguel Oliveira lidera com 0,4 segundos. É uma vantagem interessante, mas que obriga a ser perfeito até final.
18/24 - Quartararo não larga Miguel Oliveira, mas por agora a vantagem continua a ser portuguesa. Faltam seis voltas!
17/24 - Miguel Oliveira com meio de segundo de avanço no final desta volta para Quartararo. E lá atrás... nova queda, agora de Iker Lecuona. Não está fácil para a Tech 3, já que os dois pilotos abandonam por queda.
16/24 - Entretanto lá na frente Miguel Oliveira tem Quartararo sempre ali à espreita, mas já com um segundo de avanço para o trio que vem lá atrás, composto por Zarco, Miller e Mir.
16/24 - Mais um abandono, agora de Valentino Rossi. Já só restam 16 pilotos...
15/24 - Miguel Oliveira consegue manter Quartararo à distância nesta fase e vai rodando de forma segura na ponta. A 9 voltas do final é hora de começar a jogar com o estado dos pneus...
14/24 - Miguel Oliveira retoma a ponta e... volta a disparar. 0,3 segundos de avanço no final desta volta. Lá atrás seguem Joan Mir, Zarco e Miller.
13/24 - Miguel Oliveira está novamente na frente! O português optou por atacar a liderança depois da reta da meta, aproveitando da melhor forma a velocidade superior em relação à Yamaha.
13/24 - Miguel Oliveira opta por não atacar Quartararo na zona intermédia e vai rodando atrás do francês. É um momento de estudo antes de um eventual novo ataque à liderança.
12/24 - Mudança de liderança, com Quartararo a superar Miguel Oliveira. O português, ainda assim, mantém-se colado ao francês...
10/24 - Fabio Quartararo cada vez mais perto de Miguel Oliveira. O português parece estar a perder algum ritmo e passa a linha de meta com apenas 0,1 segundos de avanço. Está a ficar 'apertado'...
9/24 - Nova passagem na meta e a diferença cai para metade nesta última volta. Miguel Oliveira lidera, mas com apenas 0,5 segundos de avanço para Quartararo e Joan Mir.
8/24 - Quartararo não consegue encurtar a diferença e já é de 1,1 segundos para Miguel Oliveira. Lá para trás... Marc Márquez volta a cair.
7/24 - Fabio Quartararo sobe entretanto a segundo, com um segundo de atraso para Miguel Oliveira. Veremos como reage o piloto francês nesta fase. Ainda falta muito...
6/24 - Miguel Oliveira já tem praticamente um segundo para o segundo colocado, que agora é Joan Mir. Quartararo entretanto é terceiro, à frente de Miller e Zarco. Entretanto nova queda, agora de Danilo Petrucci.
5/24 - Miguel Oliveira continua a fugir na frente, agora com quase um segundo de avanço para Jack Miller. Entretanto Pol Espargaró cai e está fora de corrida.
4/24 - Miguel Oliveira continua a abrir vantagem sobre Jack Miller. O australiano tem ali uma ligeira pressão de Aleix Espargaro e o português aproveita para fugir na ponta.
3/24 - Miguel Oliveira cruza novamente a linha de meta e já tem uma interessante vantagem sobre Jack Miller. Miller passa a 400 milésimas do português.
2/24 - Jack Miller comete um erro e o 88 lidera o Grande Prémio da Catalunha! Miguel Oliveira assume a dianteira e, beneficiando de algumas lutas lá atrás, consegue abrir uma ligeira vantagem. Oliveira lidera com Jack Miller logo ali na sua roda. Joan Mir é terceiro, à frente de Aleix Espargaró, Zarco e Quartararo. Entretanto Pecco Bagnaia fixa a melhor volta da corrida: 1:40.535.
1/24 - Está completada a primeira volta, com Jack Miller à frente de Miguel Oliveira e com Fabio Quartararo logo na roda. O trio da frente consegue já abrir uma margem interessante...
1/24 - Brilhante arranque de Miguel Oliveira, que consegue subir ao segundo posto logo ao cabo de poucas curvas. Apenas Jack Miller está à frente do piloto nacional.
O safety car 'abriu' há pouco e agora as motos partem para a sua volta de aquecimento. A ver se desta vez é 'limpa' e não se repete o que sucedeu com Enea Bastianini na semana passada...
O espanhol da Pramac Ducati conseguiu 'safar-se' depois da queda na volta de reconhecimento e vai sair do fundo da grelha de partida. Martin, refira-se, tinha sido 15.º na qualificação.
"O Miguel fez excelentes treinos, quase na primeira linha. Está bem disposto, gosta da pista. Vamos ver se vemos a bandeira no pódio hoje", declarou o presidente da FIM, à SportTV.
Jorge Martín cai na... volta de reconhecimento! Insólito momento do espanhol, que no regresso acaba por sofrer uma queda caricata. A 22 minutos do arranque, a Pramac Ducati obrigada a 'puxar' da moto de reserva.
A zona das boxes já abriu e os pilotos começam a sair para fazer a volta de reconhecimento.
1. Fabio Quartararo
2. Jack Miller
3. Johann Zarco
4. Miguel Oliveira
5. Franco Morbidelli
6. Maverick Vinales
7. Aleix Espargaro
8. Brad Binder
9. Pecco Bagnaia
10. Joan Mir
11. Valentino Rossi
12. Pol Espargaro
No 'warm up' desta manhã, e pelo segundo fim de semana consecutivo, foi o japonês Takaaki Nakagami o mais veloz. Miguel Oliveira registou apenas a 15.ª melhor marca, em 1.40,663 minutos, a 0,880 do mais rápido.
Ao contrário do normal, a corrida deste domingo arranca ao meio dia (hora de Lisboa). Uma hora mais cedo do que o normal por conta da realização este domingo do Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1. Uma mudança que acabou por obrigar o 'paddock' a madrugar e a trocar ligeiramente o habitual procedimento pré-prova de todas as categorias.
No sábado, pouco depois da qualificação, onde fez a sua melhor volta em 1.39,099 minutos, mais 246 milésimos do que o francês Fabio Quartararo (Yamaha), Miguel Oliveira mostrou-se satisfeito. "Contente com esta qualificação. Sair da segunda linha da grelha é um bom resultado para mim e toda a equipa. Portanto, ainda esta tarde, há algum trabalho para fazer no que concerne ao nosso trabalho para a corrida. Mas contente, confiante e com vontade de fazer uma boa corrida amanhã [domingo]", analisou.
Depois do segundo lugar conquistado em Itália na semana passada, Miguel Oliveira procura voltar a registar um bom resultado no MotoGP, agora no Grande Prémio da Catalunha. O piloto da KTM parte da quarta posição da grelha, na segunda linha, logo atrás de Fabio Quartararo, o grande dominador do Mundial, e das Ducati de Jack Miller e Johann Zarco. Tudo para seguir no site de Record. Fique por aí!
Bom dia! Sejam bem-vindos ao direto de acompanhamento da corrida de MotoGP do Grande Prémio da Catalunha!
Motociclista luso morreu no dia 17 de outubro, na sequência de uma queda no Rali de Marrocos
Noah Dettwiler sofreu um grave acidente com José Antonio Rueda na Malásia
Piloto português sofreu queda e terminou em 19.º
Alex Márquez (Ducati) venceu a prova
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências