O espanhol Iker Lecuona vai falhar o Grande Prémio da Europa de MotoGP, no domingo, devido ao contacto com infetado com o novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira a KTM Tech3, que vai estar apenas representada por Miguel Oliveira em Valência.
"Estamos muito tristes por anunciar que o Iker Lecuona não vai participar no Grande Prémio da Europa, este fim de semana. Até agora, ele testou negativo [ao novo coronavírus], mas o seu irmão, que é também seu colaborador, está infetado e as autoridades andorranas consideraram-no um 'caso de contacto", afirmou Hervé Poncharal, diretor-geral da KTM Tech3.
Lecuona, de 20 anos, vive com o irmão em Andorra, e vai ser novamente testado hoje, sendo certo que não vai disputar a 12.ª e antepenúltima prova do Mundial de motociclismo de velocidade, entre sexta-feira e domingo, no circuito Ricardo Tormo, em Valência.
"Mesmo que ele teste negativo, outra vez, ele tem de permanecer em quarentena, sem sair da sua casa, em Andorra, por 10 dias", detalhou a Tech3.
Poncharal aponta já ao segundo Grande Prémio a disputar em Valência, marcado para 15 de novembro: "O plano é realizar outro teste na próxima quarta-feira e, se for negativo, vai poder viajar para Valência e disputar o Grande Prémio da Comunidade Valenciana".
"Não nos podemos esquecer que este era o seu Grande Prémio em 'casa' e a equipa estava muito esperançada nestas duas corridas. Mas este é o mundo atual (...). Esperamos que tudo volte ao normal na próxima semana. Claro que, nesta corrida, não vamos substituí-lo, e a totalidade da equipa Red Bull KTM Tech3 vai concentrar-se num só piloto, Miguel Oliveira", vincou Poncharal.
Miguel Oliveira soma 79 pontos e ocupa o 10.º lugar do Mundial de MotoGP, que é liderado pelo espanhol Joan Mir (Suzuki), com 137, mais 14 do que o francês Fabio Quartararo (Yamaha). Lecuona segue no 17.º lugar, com 27.
Por LusaPortuguês satisfeito com o 9.º lugar no GP da Catalunha
Piloto português da Prima Pramac largou de 16.º e terminou em 9.º lugar. Alex Marquéz, que arrancou da 'pole', bateu o irmão e adiou a decisão pelo título mundial
Piloto português ficou à frente de Jack Miller, companheiro de equipa que recentemente renovou com a Prima Pramac
Piloto português da Prima Pramac ficou à porta dos pontos. Marc Márquez viu o irmão (Álex) cair e aproveitou para vencer
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano