O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou este sábado ter sentido problemas com o controlo de tração da sua mota durante a corrida sprint do Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP, 10.ª prova da temporada, que terminou no 10.º lugar.
O piloto luso largou da 15.ª posição, recuperando até ao 10.º posto final, a 13,328 segundos do vencedor, o italiano Enea Bastianini (Ducati), com o espanhol Jorge Martin (Ducati) na segunda posição, a 1,094 segundos, com o também espanhol Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 2,023.
"A primeira volta da qualificação não foi boa e a segunda, apesar de ter sido melhor, ainda ficou a dois décimos de segundo de permitir a passagem à Q2, o que quer dizer que me qualifiquei outra vez na quinta linha da grelha", começou por explicar Miguel Oliveira.
O piloto natural de Almada admitiu ter tido "um bom arranque" na corrida sprint. "Felizmente, não fui vítima de nenhum acidente na primeira curva, mas esteve muito perto de acontecer", disse o piloto da equipa norte-americana Trackhouse.
Oliveira explicou que foi a partir daí que começou a perder "muita tração traseira e não podia andar para a frente".
"Mudei todos os mapas [de motor] mas, ainda assim, não foi o suficiente para acompanhar o Maverick [Viñales] e o Jack [Miller]. Foi super-frustrante porque sentia que até estava a pilotar bastante bem, mas fiquei ali preso com a eletrónica, com problemas no controlo de tração, e não conseguia andar para a frente", explicou Oliveira.
Miguel Oliveira diz, agora, "esperar conseguir melhorar esse aspeto", até porque admite ter conseguido dar "um grande salto com a mota" e ter sido "um pouco mais rápido" hoje.
O piloto luso mantém o 13.º lugar do campeonato, com 51 pontos.
Domingo disputa-se a corrida principal.
Por LusaAssume misto de emoções na hora do adeus
Piloto português completou a sua última prova na categoria, antes de se mudar para as Superbikes, em 2026
Piloto português despede-se este domingo das corridas de MotoGP, antes de se juntar às Superbikes em 2026
O piloto português, de 30 anos, faz este domingo a última corrida da carreira na categoria, antes da mudança para o Mundial de Superbikes
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países