O Tribunal de Recurso da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciou esta quinta-feira que a penalização aplicada ao espanhol Marc Márquez (Honda), por ter provocado o acidente com Miguel Oliveira (Aprilia) no GP de Portugal, fica suspensa até uma decisão final.
A decisão surge na sequência do recurso submetido pela equipa Honda, que considerou irregular a alteração da decisão inicial dos comissários desportivos da prova portuguesa.
O texto inicial da sanção indicava que a dupla longa volta imposta ao espanhol teria de ser cumprida na prova seguinte ao GP de Portugal, que se disputou na Argentina. Contudo, quando se tornou público que Márquez iria estar ausenta da prova sul-americana devido à lesão contraída no choque com Miguel Oliveira, os comissários alteraram o texto da sanção, passando a indicar que teria de ser cumprida na prova seguinte em que Márquez participasse.
Por não concordar com essa alteração, a equipa do piloto espanhol recorreu da decisão para o Tribunal de Recurso da FIM, que tem agora o processo. Numa nota de seis páginas divulgada esta quinta-feira, a FIM indica que a penalização fica suspensa até uma decisão final, que será tomada "em devido tempo", para que não se crie uma "situação irreparável" no caso de a razão vir a ser dada a Márquez.
O piloto da Honda, oito vezes campeão do mundo, vai falhar também a terceira prova da temporada, o GP das Américas, que este fim de semana se disputa em Austin (EUA), devido à fratura no polegar direito. Já Miguel Oliveira, que também esteve ausente do GP da Argentina devido à lesão nos tendões da perna direita provocada pelo embate da Honda de Márquez, teve hoje autorização médica para competir nos EUA.
O italiano Marco Bezzecchi (Ducati) chega a esta terceira ronda da temporada na liderança do campeonato, com 50 pontos.
Por LusaPiloto português ficou em 12.º no GP Austrália
Piloto português ganha uma posição
Piloto espanhol brilha na ronda 19 da temporada
Piloto português admitiu ter sentido "problemas com a eletrónica"
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Argentino, de 38 anos, festeja feito que não acontecia desde 2020/21
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra