GP Andaluzia: Quartararo vence corrida marcada por queda e abandono de Miguel Oliveira

Piloto português caiu logo na 1.ª curva do circuito de Jerez

14h18 - Após duas corridas emocionantes em Espanha, o Mundial de MotoGP regressa de 7 a 8 de agosto no circuito de Brno para o GP República Chega. Até la!

14h12 - Uma semana depois da vitória no GP Espanha, Fabio Quararato repete a festa no lugar mais alto do pódio em Jerez.





14h10 - Valentino Rossi alcança o 199.º pódio da carreira no MotoGP





Classificação do Mundial MotoGP (após 2 provas):


1.º  Fabio Quartararo (Yamaha) - 50 pontos
2.º  Maverick Viñales (Yamaha) - 40 pontos
3.º  Andrea Dovizioso (Ducati) - 26 pontos
4.º  Takaaki Nakagami (Honda) - 19 pontos
5.º  Pol Espargaró (KTM) - 19 pontos
6.º  Valentino Rossi (Yamaha) - 16 pontos
(...)
13.º Miguel Oliveira (KTM) 8 pontos

13h59 - Corrida marcada por 8 abandonos, a maioria devido a quedas. Além do português Miguel Oliveira - que teve uma queda logo na 1.ª curva -, Iker Lecuona, Aleix Espargaró, Jack Miller, Danilo Petrucci, Brad Binder, Franco Morbidelli e Francesco Bagnaia também não terminaram o GP Andaluzia.

Classificação GP Andaluzia:


1.º Fabio Quartararo (Yamaha) – 41.22, 666 segundos
2.º Maverick Viñales (Yamaha) a 4,495 segundos
3.º Valentino Rossi (Yamaha) a 5,546 segundos
4.º Takaaki Nakagami (Honda) a 6,113 segundos
5.º Joan Mir (Suzuki) a 7,693 segundos





Segunda vitória consecutiva de Fabio Quartararo (Yamaha) que reforça a liderança do Mundial de MotoGP. Depois do triunfo no GP Espanha o francês voltou a dominar em Jerez - saiu da pole e andou sempre na frente - e venceu com larga vantagem face à concorrência. Maverick Viñales (2.º) e Valentino Rossi (3.º) completaram o pódio numa corrida infeliz para o português Miguel Oliveira, que partiu do 5.º posto mas caiu logo na 1.ª curva e teve de abandonar, tudo indica que sem consequências físicas.






Termina a corrida! Vitória de Fabio Quartararo!

25/25 - Última volta da corrida com Nakagami a dar tudo para chegar a Rossi e ficar no 3.º lugar. Quartararo vai vencer.

24/25 - Maverick Viñales consegue ultrapassar o 'colega' Valentino Rossi e assume a 2.ª posição do GP Andaluzia.

23/25 -  Grande duelo pelo 2.º lugar com Viñales a pressionar Valentino Rossi tenta ultrapassar o italiano



22/25 - Takaaki Nakagami (Honda) segue a pouco mais de 1 segundo das Yamaha de Rossi e Viñales e ainda tenta chegar ao pódio.

21/25 - Continua a luta pelo 2.º lugar entre as Yamaha de Valentino Rossi e Maverick Viñales, luta essa que promete manter-se até aos metros finais da corrida. 

20/25 - Quartararo a um passo da 2.ª vitória consecutiva e de refoçar a liderança do Mundial. O francês 'só' tem de gerir 8 segundos de vantagem nesta reta final do GP Andaluzia.

19/25 - Valentino Rossi e Maverick Viñales lutam agora pela 2.ª posição. Takaaki Nakagami (Honda) segue em 4.º e ainda tenta chegar ao pódio.

18/25 - O escape da Ducati de Francesco Bagnaia começou a deitar muito fumo e o piloto também abandona a corrida com problemas no motor.



17/25 - Quartararo continua tranquilo na frente da corrida, com mais de 4,5 segundos de vantagem sobre Francesco Bagnaia. Valentino Rossi e  Maverick Viñales protagonizam luta pelo último lugar do pódio entre as duas Yamaha da Monster. 

16/25 - Franco Morbidelli com problemas mecânicos na sua Yamaha abandona a corrida quando seguia no 4.º lugar e pressionava Valentino Rossi na luta pelo pódio. Carl Crutchlow foi à boxe e regressa à psita.



15/25 - Fabio Quartararo vai gerindo a vantagem na liderança da corrida a 10 voltas do final. Francês aproxima-se de repetir o triunfo do fim de semanaa passado neste mesmo traçado de Jerez. 

14/25 - Mais uma queda, mais um abandono neste GP Andaluzia. Desta vez foi Brad Binder a perder o controlo da sua KTM na curva 13. 

13/25 - Franco Morbidelli pressiona Valentino Rossi no ataque ao 3.º lugar. Quartararo segue no 1.º posto com mais de 4 segundos de avanço sobre Bagnaia.

Veja as imagens da queda de Miguel Oliveira.

12/25 - Bagnaia ultrapassa Valentino Rossi e assume a vice-liderança da corrida. Danilo Petrucci (Ducati) cai e também abandona.

11/25 - Jack Miller (Ducati) cai na curva 9 e abandona o GP Andaluzia. É o 4.º a abandonar a corrida depois de Miguel Oliveira, Iker Lecuona e Aleix Esapargaró.



10/25 - Francesco Bagnaia (Ducati) ultrapassa Maverick Viñales (Yamaha) e assume a 3.ª posição. Valentino Rossi (Yamaha) segue no 2.º posto mas já a 4 segundos do líder Fabio Quartararo. 

9/25 - Queda e abandono de Aleix Espargaró (Aprilia). Direção da corrida não vai tomar qualquer ação relativamente à queda de Miguel Oliveira logo na 1.ª curva.


8/25 - Luta intensa pelo pódio com Valentino Rossi, Maverick Viñales, Jack Milner e Francesco Bagnaia muito próximos.

7/25 - Tudo igual na frente da corrida. Quartararo lidera e já com mais de 3 segundos de vantagem para Valentino Rossi (2.º). 

6/25 - Iker lecuona, colega de Miguel Oliveira, cai na curva 13 e está agora na 20.ª  posição. 

5/25 - Quartararo aumenta a vantagem e escapa aos perseguidores na frente do pelotão. Francês da Yamaha 'voa' para a 2.ª vitória consecutiva.

4/25 - Fabio Quartararo continua a liderar, com mais de 2 segundos de vantagem para Valentino Rossi (2.º). Maverick Viñales é terceiro.

3/25 - Que azar para Miguel Oliveira... O piloto da KTM já chegou à boxe da equipa, parece estar bem fisicamente e vai agora assistir ao resto da corrida... pela televisão.

2/25 - Miguel Oliveira abandona a corrida após a queda. Quartararo lidera, seguido por Valentino Rossi e Maverick Viñales.





1.ª de 25 voltas - Queda de Miguel Oliveira logo na 1.ª curva! Bradley Binder toca na roda traseira da KTM do português e provoca a queda do português! 

Começa o GP Andaluzia!

12h58 - Pilotos iniciam a habitual volta de aquecimento.

MotoGP: tudo sobre o GP Andaluzia deste fim de semana numa infografia interativa

12h56 - Mecânicos e staff das equipas abandonam a reta da meta. Contagem decrescente para o início da corrida em Jerez.


12h47 - "O objetivo é chegar o mais à frente possível. Não quero deixar escapar os mais rápidos na fase inicial e espero ter algum gás para as últimas voltas", acrescentou o piloto português da KTM na antevisão a este GP Andaluzia.

12h45 - "É um dia com muto calor. As condições são as mais difíceis, mas são para todos. Estou preprado e tranquilo. Aquilo que fizemos nos treinos deixa-nos confiantes e vai ser uma espécie de corrida de eliminação. O meu objetivo é aprender, divertir-me e fazer o meu trabaho", afirmou há pouco Miguel Oliveira à Sport TV.

12h38 - Pilotos já alinhados na reta da meta ultimam os preparativos para a corrida.

12h35 - No 'warm up' desta manhã Miguel Oliveira registou o 13.º melhor tempo em pista (1.38, 198 minutos), a 488 centésimas do piloto mais rápido (Fabio Quartararo).



- Dia muito, muito quente na Andaluzia. A temperatura ambiente ultrapassa os 36ºC mas o asfalto está próximo dos 58ºC.

- A pista de Jerez tem uma extensão de 4,4 quilómetros, 5 curvas para a esquerda e 8 para a direita. A reta mais longa tem 607 metros. A corrida terá 25 voltas, num total de 110,6 km.

- O grande destaque vai para a ausência do campeão do Mundo, Marc Márquez, devido à lesão no braço direito após a queda no GP Espanha. O espanhol da Honda chegou a participar na dupla sessão de treinos livres de ontem mas não alinhou na qualificação e falha a corrida deste domingo.

- Recorde-se que Miguel Oliveira foi 8.º na 1.ª prova da época (GP Espanha) no passado fim de semana. Este domingo o ‘pelotão’ volta a acelerar no traçado de Jerez de La Frontera.

- Miguel Oliveira vai arrancar entre Valentino Rossi (4.º) e Franco Morbidelli (6.º).

- O dia de ontem estava, de resto, destinado a ser marcante na vida de Miguel Oliveira. "Neste sábado estaria num altar a casar-me. Estava destinado a ser um grande dia. Não no altar mas na grelha de partida. Amanhã [hoje] o trabalho continua! Obrigado pelo apoio", escreveu, nas redes sociais.

- "Foi uma qualificação positiva. É nossa melhor posição na grelha e é algo que queríamos melhorar desde o fim de semana passado, por isso estamos felizes. Mas estamos conscientes de que o trabalho ainda não está feito. Temos de terminar a corrida de amanhã [hoje] com muitos pontos, por isso vamos continuar a trabalhar, afinar os últimos detalhes e manter uma mentalidade forte", afirmou o piloto de Almada no final da qualificação.

- Maverick Viñales (Yamaha) e Francesco Bagnaia (Ducati) completam a 1.ª linha da grelha.

- Miguel Oliveira foi o mais rápido na Q1 e, numa inédita presença na Q2, fez a melhor (e única) volta em 1.37,344 minutos, a 337 milésimas do francês Fabio Quartararo (Yamaha), líder do campeonato que garantiu a pole position - 2.ª consecutiva. 

- O piloto português da KTM Tech 3 fez história ao garantir a melhor qualificação de sempre no MotoGP e vai largar da 5.ª posição (2.ª linha da grelha de partida).

- Bom dia! Seja bem-vindo ao Grande Prémio da Andaluzia, em Espanha, naquela que é a 2.ª prova do Mundial de MotoGP de 2020. A corrida tem início marcado para as 13 horas e conta com Miguel Oliveira em ação. Fique connosco e acompanhe todas as incidências!

6
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de MotoGP

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.