Decisão do Campeonato de Portugal de Ralis promete emoção: três candidatos separados só por... 5 pontos

Armindo Araújo é o atual líder do CPR
• Foto: Facebook/Armindo Araújo

Vai ser até ao fim e promete muita emoção! O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) chega à última prova da temporada com tudo em aberto em relação à atribuição do título e há três candidatos à procura desse objetivo e separados por escassos 5 pontos! 

Armindo Araújo é o atual líder do CPR, com 137 pontos; Dani Sordo soma 133 e Kris Meeke 132. De recordar que são contabilizados os 7 melhores resultados de cada piloto nos 8 ralis do CPR, sendo que Aráujo terminou os 7 já realizados, Sordo 6 e Meeke 5. Naturalmente que os três veteranos pilotos chegam a esta prova de asfalto com plenas ambições de se sagrar campeão português.

PUB

"Há oito anos que, para além dos títulos alcançados, chegamos à última prova na discussão do primeiro lugar e isso deixa-nos, obviamente, muito felizes. Contando apenas os sete melhores resultados, em oito possíveis, teremos obrigatoriamente de descontar a nossa pior pontuação e isso significará que um grande número de pontos estarão fora das contas finais. A tarefa de ser campeão é por isso difícil, mas ainda assim estamos focados em fazer um bom rali e lutaremos até ao derradeiro quilómetro, sabendo que não dependemos apenas de nós para que isso seja possível. Não sentimos qualquer pressão do nosso lado e vamos dar o nosso melhor e desfrutar desta derradeira prova da temporada", afirma Armindo Araújo (Skoda), piloto de Santo Tirso que procura sagrar-se campeão nacional absoluto pela 8.ª vez.

Dani Sordo, que fez a primeira época no CPR, espera fechar o ano com "chave de ouro". "Chegar à última prova do campeonato na discussão do título de campeão era algo que ambicionava. Atendendo ao meu desconhecimento das provas por comparação aos adversários diretos, sabia que não seria uma época fácil, pelo que procurámos trabalhar sempre para evoluir e tirar o máximo partido do Hyundai i20 N Rally2. Aqui estamos, agora, para dar novamente o máximo, lutando pela conquista de um novo título para a Hyundai. Num rali em que se joga o campeonato, tudo pode acontecer, mas vamos dar o nosso melhor para fechar a época com chave de ouro", refere o piloto espanhol.

Kris Meeke, campeão em 2024 na Hyundai, espera repetir o feito, agora ao volante de um Toyota Yaris. "Tudo se decide no último rali. É assim este Campeonato de Portugal, com oito provas e uma pontuação para descartar, o que não permite inconsistências. Tivemos dois ralis em que as coisas não correram como planeado, mas em todos os outros mostramos o nosso verdadeiro ritmo e a velocidade necessária para lutar pela vitória. Continuo confiante. Em todas as provas deste ano estivemos entre os mais rápidos e liderámos a maioria das especiais. Sei que o GR Yaris Rally2 se adapta muito bem a este tipo de troços. Mas tudo pode acontecer neste desporto. O essencial será fazer um fim de semana limpo e consistente. Se o conseguirmos, acredito que tudo correrá bem. Agora é concentrar, preparar bem o carro e lutar até ao fim. Vamos dar o máximo", apontou o experiente piloto natural da Irlanda do Norte.

PUB

O Rali Vidreiro realiza-se entre esta sexta-feira e sábado: no primeiro dia haverá competição a partir das 16 horas, com três especiais (Alfeizerão, São Pedro de Moel e Super-especial em Pombal), num total de 31,55 km cronometrados; no segundo, serão 6 as especiais, num total de 71,29 km cronometrados (São Pedro de Moel, Pombal/Carnide, Mata Mourisca e Super-especial Arena CIMRL).

Por André Gonçalves
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Ralis Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB