O nadador português Diogo Ribeiro assinalou na quinta-feira que a medalha de ouro conquistada na prova dos 100 metros mariposa dos Mundiais de juniores, que decorrem em Lima, é o resultado de "muito trabalho".
"Estou muito feliz com esta medalha de ouro. Ela resulta do muito trabalho que tenho desenvolvido. Neste momento só tenho de dedicar esta medalha à minha família e a todos que me apoiaram, à minha equipa técnica, ao meu treinador, ao meu clube e federação", afirmou.
Diogo Ribeiro concluiu a prova em 52,03 segundos, à frente do checo Daniel Gracik, que arrecadou a medalha de prata, com o tempo de 52,51, e do dinamarquês Casper Puggard, que conquistou a de bronze, com 52,94.
O jovem nadador português, de 17 anos, conseguiu impor-se "numa prova muito dura", como classificou a final dos 100 metros mariposa imediatamente após sair da água, perante "grandes adversários".
Diogo Ribeiro, que brilhou em Roma, nos Europeus absolutos, com a conquista de uma medalha de bronze, tem como recorde nacional nos 100 metros mariposa 51,61 segundos, justamente feitos na capital italiana, em 13 de agosto.
O nadador já tinha obtido o melhor tempo nas eliminatórias e também nas meias-finais, assumindo-se como o grande candidato à conquista do título, que confirmou.
Pouco antes, o português já tinha igualmente assegurado a qualificação para a final dos 50 metros livres, sendo o segundo mais rápido nas meias-finais, em 22,45 segundos, apenas atrás do croata Jere Hribar (22,35).
Diogo Ribeiro está inscrito nestes Mundiais para os 50 e 100 metros livres e para os 50, 100 e 200 metros mariposa.
O nadador treinado por Alberto Silva tem um programa preenchido, até domingo, podendo competir em todos os dias, com a mira na conquista de medalhas.
Por LusaCompleta a distância em 4.36,47 minutos
Português terminou a final dos Mundiais em 7.º lugar
Em Singapura, Ana Castro foi 13.ª nos 400 livres
Olímpica de 29 anos quer ir aos Jogos Olímpicos de Los Angeles'2028
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás