Natação: Maratona de Setúbal qualifica 30 nadadores para JO'2012

Natação: Maratona de Setúbal qualifica 30 nadadores para JO'2012
• Foto: REUTERS

A maratona de águas abertas de 2012, em Setúbal - FINA Setúbalbay 10 km World Cup -, vai qualificar 30 nadadores para os Jogos Olímpicos de Londres, anunciou esta quinta-feira o presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), Paulo Frischknecht.

O líder federativo falava na apresentação da sexta edição da prova, que se realiza sábado, pelas 16.30 horas, no estuário do Sado, em frente ao parque urbano de Albarquel.

PUB

"A prova de 2012, em Setúbal, que se realiza a 9 e 10 de julho, é única na Europa e vai qualificar 15 nadadores masculinos e 15 femininos para os Jogos Olímpicos de Londres", disse Frischknecht, lembrando que ainda este ano, no Mundial de Xangai, que se realiza em julho, serão apurados os primeiros 20 nadadores (10 masculinos e 10 femininos).

Na apresentação da prova deste ano, na Casa da Baía de Setúbal, marcaram presença alguns atletas, com destaque para a jovem sul-africana Natalie Du Toit, que participa na competição, apesar de lhe ter sido amputada a perna esquerda abaixo do joelho, na sequência de um acidente de viação.

Natalie Du Toit, que foi 14.ª na prova de 10 km dos Jogos Olímpicos de Pequim, e que também participou nos Paralímpicos, em que arrecadou cinco medalhas de ouro (nos Paralímpicos de Atenas já tinha ganho cinco medalhas de ouro e uma de prata), não sabe ainda se virá disputar a prova de 2012, mas mostrou-se entusiasmada com a participação na edição deste ano.

PUB

"Ainda não sei como será em 2012, mas, para já, estou satisfeita por participar numa prova que se realiza num zona com excelentes condições para a prática da modalidade e espero que corra tudo bem", disse.

Uma opinião partilhada pela nadadora portuguesa Daniela Pinto, que considerou a prova de Setúbal um exemplo de organização e a melhor de todas as que tem participado.

Na apresentação do evento, o presidente da FPN salientou a presença do responsável pela competição nos Jogos Olímpicos de Londres e de um observador norte-americano, o que considerou ser um sinal do prestígio que a prova de águas abertas de Setúbal já conquistou a nível mundial.

PUB

O orçamento da prova é de 150.000 euros, grande parte do qual suportado pela FPN e patrocinadores, cabendo à Câmara de Setúbal uma comparticipação de apenas 10 por cento (15.000 euros).

"É um excelente investimento para a Câmara de Setúbal, que fica muito aquém do que teríamos de pagar pela visibilidade e pela projeção a nível mundial que a maratona de água abertas proporciona à cidade", observou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Natação Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB