_

Red Bull Cliff Diving regressa aos Açores

Red Bull Cliff Diving regressa aos Açores

O secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores anunciou hoje que o Red Bull Cliff Diving World Series vai realizar-se pela terceira vez consecutiva no ilhéu de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel. "A realização desta etapa nos Açores pelo terceiro ano consecutivo vem consolidar a imagem de excelência do nosso arquipélago, associando-a a um evento com a visibilidade do Red Bull Cliff Diving, criando assim uma simbiose perfeita. Os Açores são, indiscutivelmente, um palco natural e de excelência para a prática do Cliff Diving", afirmou Vítor Fraga, numa conferência de imprensa na Bolsa de Turismo de Lisboa.

A etapa açoriana surge assim em quinto lugar no calendário da sexta época do Red Bull Cliff Divind World Series, que arranca em Havana a 10 de maio, passa a meio da época pelos Açores (26 de julho) e termina no Rio de Janeiro (10 de outubro). "Esta etapa do Red Bull Cliff Diving que se realiza em São Miguel promove e afirma o destino Açores de uma forma arrojada e inovadora. Este é um evento que contribui para a consolidação do setor turístico dos Açores, que assenta a sua oferta na natureza e nas experiências vividas através dela", admitiu o responsável pela pasta do turismo nos Açores. Também o diretor desportivo, o austríaco Niki Stajkovic, já se congratulou por Portugal, nomeadamente o ilhéu de Vila Franca do Campo, continuar a fazer parte da rota desta modalidade, que nasceu há mais de 200 anos nas também ilhas vulcânicas do Havai.

PUB

"Estamos muito felizes por voltar aos Açores. Além da beleza natural, o local da competição tem um apelo especial, pois continua a ser o único do circuito onde os atletas vão poder saltar diretamente do penhasco, como acontecia nas origens do desporto", afirmou Niki Stajkovic. A temporada de 2014 arranca com duas estreias, primeiro em Havana e depois a 7 de junho no Texas, nos Estados Unidos. Seguem-se as provas da ilha irlandesa Inis Mór (29 de junho), Kragero, na Noruega (11 de julho), a prova portuguesa nos Açores (26 de julho), segue-se Yalta, na Ucrânia (8 de agosto), Bilbau, na Espanha (20 de setembro) e Rio de Janeiro (19 de outubro). O Red Bull Cliff Diving World Series obedece a regras semelhantes aos saltos para a água olímpicos, sendo a principal diferença no facto da plataforma ser montada a uma altura fixa de 27 metros, proporcionando a aceleração até aos 100 km/hora em menos de três segundos.

A competição inclui quatro rondas, sendo a avaliação dos saltos assegurada por um júri internacional de cinco elementos, no qual se incluem os campeões olímpicos Greg Louganis (Estados Unidos) e Dmitri Sautin (Rússia).

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Outras Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB