A armada lusa está a postos para iniciar a competição em Huntington Beach, na Califórnia, naquela que vai ser a terceira etapa da temporada no circuito Challenger Series 2025, onde estão em jogo as vagas para o circuito mundial do próximo ano. Francisca Veselko, atual líder do ranking feminino deste circuito, Yolanda Hopkins (3.ª) e Teresa Bonvalot (6.ª) são as representantes nacionais na prova feminina, enquanto do lado masculino Portugal é representado por Frederico Morais (36.º do ranking masculino) e Afonso Antunes (62.º).
Os cinco surfistas lusos presentes no US Open of Surfing já conhecem os adversários que vão ter pela frente, com Morais e Antunes a estarem em ação logo na ronda inaugural masculina, enquanto Teresa e Yolanda garantiram entrada direta para a ronda 2 feminina, em virtude de terem estatuto de cabeças-de-série, enquanto Kika estreia-se na ronda inaugural.
Afonso vai estar no heat 2 da ronda inaugural masculina, onde irá enfrentar o sul-africano Connor Slijpen, o norte-americano Kolohe Andino e ao australiano Tully Wylie, enquanto Kikas vai enfrentar os sul-africanos Adin Masencamp e Thomas Lindhorst e o australiano Dakoda Walters no heat 7.
Do lado feminino, Kika Veselko está logo no heat inaugural da prova feminina, onde irá medir forças com a costarriquenha Leilani McGonagle, a peruana Daniella Rosas e a alemã Noah Klapp. Já Yolanda Hopkins está no heat 5 da ronda 2, com a australiana India Robinson, enquanto Teresa Bonvalot divide o heat seguinte com a brasileira Sophia Medina. Ambas irão competir também frente a duas surfistas vindas da ronda inaugural.
Destaque ainda para a presença do longboarder português António Dantas em Huntington Beach, que participou na etapa inaugural do circuito mundial da disciplina. Campeão europeu em título, o jovem da Linha não conseguiu passar a ronda de repescagem e despediu-se da etapa californiana no 17.º posto final.
Teresa Bonvalot e Afonso Antunes foram eliminados
Ação apenas retomou ao início da tarde
Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Camila Cardoso já não estão em prova
Portugueses já conhecem adversários nas rondas iniciais
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português