Foi brasileira a festa no final do Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge, com Lucas Chumbo a ser o grande surfista do evento! Num dia marcado por condições limpas e perfeitas para a prática do tow-in, os recordes de tamanho deram lugar aos tubos e às performances incríveis dos competidores. Lucas Chumbo foi um dos surfistas que conseguiu entubar numa onda gigante da Praia do Norte, o que foi decisivo para o triunfo individual, mas também coletivo por parte deste jovem big rider brasileiro.
Após cerca de seis horas de ação, com o começo a acontecer pouco depois das 8 horas e já sem nevoeiro, Chumbo acabou por levar a melhor numa disputa canarinha totalmente frente a Pedro Scooby. Apesar de ter conseguido e mais impressionante e pontuada onda do evento, com um tubo surreal de 9,50 pontos, Scooby, que fez equipa com o português Nic von Rupp, acabou por não conseguir o requisito de 4,34 pontos como backup para conseguir o triunfo. Chumbo terminou com 23,34 pontos num total de 30, enquanto Scooby ficou pelos 22,90. Apesar de ter visto fugir o triunfo individual, Scooby foi premiado com o Santa Casa Most Committed Surfer Award, que distinguiu o surfista com mais atitude e comprometimento durante o campeonato.
Dessa forma, Lucas Chumbo, que fez equipa com o havaiano Kai Lenny e assistiu à derradeira bateria do dia já no barco, acabou por ver a sua consistência dar frutos. Além do tubo que lhe rendeu 8,17 pontos a dobrar, Chumbo conseguiu um bom backup, de 7 pontos, que fez a diferença nas contas finais. O top 3 individual foi fechado por Lenny, com um total de 19,07 pontos, mais longe da disputa pelo triunfo, mas decisivo para o triunfo por equipas.
Lucas "Chumbo" Chianca voltou, assim, a ser rei na Nazaré, depois de já ter sido o vencedor da última edição, a par do colega de equipa Kai Lenny, que na altura roubou o show com os seus aéreos bem na crista da onda. Desta vez, foi o membro brasileiro das estrelas do team Red Bull a brilhar mais alto, conseguindo mais um importante triunfo individual para o surf brasileiro. Depois das ondas pequenas, o Brasil conquista as ondas grandes. Um final de ano em cheio para a família Chianca, depois de há poucas semanas o irmão mais novo, João, ter carimbado a qualificação para o circuito mundial de 2022 da WSL.
Quanto aos portugueses em prova, Nicolau foi decisivo para a grande performance de Pedro Scooby, que foi ele que o rebocou em todas as ondas. O surfista da Praia Grande ficou em oitavo da geral individual, com 14,01 pontos, depois de ter tido nota igual nas duas melhores ondas: 4,67. Pontuação que foi importante para a segunda posição por equipas. Já João de Macedo terminou no 11.º posto, com 11,17 pontos, enquanto o colega de equipa António Silva ficou na 13.ª posição, com 10,37 pontos.
A vitória feminina sorriu à francesa Justine Dupont, que fez par com Pierre Rollet. Dupont, que passa grande parte do ano na Nazaré, confirmou ser o grande nome da atualidade nas ondas grandes. Somou 10,26 pontos, que só não foram mais porque foi castigada por uma interferência. Ainda assim, ficou à frente das brasileiras Maya Gabeira (9,31), atual recordista do Guinness para a maior onda surfada por uma mulher, e Michelle de Bouillons (9,21).
A prova ficou ainda marcada por alguns momentos de tensão, envolvendo acidentes com jet skis de resgate. Kai Lenny e Lucas Chumbo foram varridos por uma onda no inside, assim como Justine Dupont e Pierre Rollet também sofreram o mesmo tipo de susto. Momentos que trouxeram à memória o acidente grave que quase roubou a vida ao português Alex Botelho na última edição. Contudo, felizmente, nada de grave aconteceu aos surfistas.
Por João Vasco NunesCompetição de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf só teve uma sessão
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Organização vai tomar decisão esta sexta-feira sobre a realização da prova de tow-in
Surfista acredita que o almirante é o candidato que pode "tomar o comando" e melhorar o futuro de Portugal
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo