A jovem Francisca Veselko garantiu esta quinta-feira, aos 18 anos, o seu primeiro título nacional de surf, após a desistência da final anunciada pela número dois do ranking português, Carolina Mendes.
Carolina Mendes, bicampeã em 2016 e 2017, vai falhar o campeonato de Peniche, de 16 a 18 de setembro, que encerra a Liga feminina de surf, entregando o título à bicampeã nacional de sub-18, que assim junta a estes galardões o absoluto.
Mendes vai participar na etapa inaugural do circuito mundial de qualificação para a Liga Mundial, na Califórnia, e falha a prova final, em que Veselko teria de chegar à final, ou esperar que a adversária não vencesse, para consumar o título.
A última surfista a fazer o pleno sub-18 e absoluto foi a olímpica Teresa Bonvalot, que venceu o nacional em 2014, 2015 e em 2020, altura em que sucedeu a outra atleta olímpica, Yolanda Sequeira.
A jovem de Carcavelos chega ao título sem vencer qualquer etapa até aqui, mas atingindo sempre as finais e nunca ficando abaixo do terceiro lugar, mostrando-se "muito feliz com esta conquista".
"Embora não tenha vencido qualquer etapa, acabei por ser premiada pela regularidade que mostrei ao longo do ano", explicou, citada em comunicado.
Por LusaFederação Portuguesa de Surf destacou o "título histórico" para Portugal
Portuguesa ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro em El Salvador
Afonso Antunes foi afastado ao ficar na 3.ª posição do sétimo 'heat' da quarta fase da série de repescagem
Francisca Veselko, Yolanda Hopkins, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro