Jaime Veselko completou 15 anos em maio, mas, apesar da tenra idade, já começa a dar sinais do enorme potencial que tem a nível internacional. Considerado uma das maiores esperanças do surf português, o irmão mais novo da ex-campeã nacional e ex-campeã mundial júnior Francisca Veselko, alcançou, esta sexta-feira, um resultado de grande relevo no circuito Pro Júnior da World Surf League, ao ser 3.º classificado do Ballito Pro Junior, na África do Sul.
Embora esta fosse uma prova regional do sul de África, a verdade é que o facto de esta etapa estar na antecâmara da passagem do circuito Challenger Series por Ballito, atraiu a presença de inúmeros surfistas de qualidade oriundos de praticamente todos os continentes. Algo que ofereceu a possibilidade a Jaime Veselko de competir frente a surfistas mais velhos, alguns deles já com 20 anos e no final da carreira júnior.
Mas nem isso impediu Jaime de brilhar nas ondas sul-africanas. O jovem surfista de Carcavelos foi passando ronda após ronda e deixando para trás alguns nomes de relevo na categoria, como o espanhol Kai Odriozola, para conseguir chegar surpreendentemente até às meias-finais.
No heat 2 das meias-finais, Veselko acabou por ser superado pelo havaiano Kai Martin. Apesar da experiência do adversário, o jovem surfista português vendeu cara a derrota e foi apenas na última onda que Martin conseguiu o triunfo, que se cifrou numa margem de somente 0,37 pontos.
Na final a vitória foi para o australiano Jarvis Earle, que está na última temporada como júnior, pertencendo já ao circuito Challenger Series, e que em 2023 se sagrou campeão mundial júnior da WSL. Algo que demonstra bem o nível patente dentro de água neste Pro Júnior sul-africano.
A ação em Ballito prossegue este sábado com uma prova de categoria mínima do circuito de qualificação sul-africano, que, à semelhança do evento júnior, também atraiu vários surfistas de outros países. Portugal vai estar representado por Guilherme Ribeiro na prova masculina, enquanto Francisca Veselko, Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes competem na prova feminina.
Na segunda-feira terá início a prova principal, a contar para as Challenger Series, onde estarão em jogo importantes pontos para a qualificação para o circuito mundial de 2025. A Guilherme Ribeiro, Teresa Bonvalot e Kika Veselko juntam-se ainda Frederico Morais e Yolanda Hopkins como os portugueses em prova neste importante campeonato.
Por João Vasco NunesPeríodo de espera iniciou-se no sábado e prolonga-se até 31 de março
Período de espera iniciou-se no sábado e prolonga-se até 31 de março
O surfista, de 20 anos, é o novo campeão português de surf
Beneficiando da combinação de resultados na última etapa do circuito português
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar