Foi, este domingo, revelado o quadro competitivo do EDP Ericeira Pro, quarta etapa do circuito Challenger Series 2025, onde Portugal vai estar representado por um total de oito surfistas, quatro na prova masculina e quatro na prova feminina. Joaquim Chaves e Camila Cardoso são os mais recentes “reforços” da armada lusa, depois de terem vencido os trials locais na praia de Ribeira d’Ilhas para garantirem as últimas vagas para a prova portuguesa.
Dessa forma, o campeão nacional de 2023 vai juntar-se a Frederico Morais, atualmente no 53.º posto do ranking, e Afonso Antunes (65.º), que fazem parte do elenco das Challenger Series, e também ao campeão nacional em título Guilherme Ribeiro, que já havia recebido um wildcard da organização. Todos vão começar a prova na ronda inaugural.
Kikas está inserido no heat inaugural da primeira ronda masculina, onde tem a companhia do neozelandês Billy Stairmand, do norte-americano Ryan Huckabee e do australiano Taj Stokes. No heat 4 é a vez de Joaquim Chaves enfrentar os brasileiros Peterson Crisanto e Wesley Leite e ainda o japonês Joh Azuchi.
No heat 5 Guilherme Ribeiro vai medir forças com o francês e campeão olímpico em título Kauli Vaast, com o brasileiro Jadson Andre e com o japonês Tenshi Iwami. Por fim, Afonso Antunes compete no oitavo e último heat da ronda, onde vai enfrentar o brasileiro Igor Moraes, o australiano Tully Wylie e o barbadense Josh Burke.
Na prova masculina destaque ainda para a presença do japonês Kanoa Igarashi, que foi o número 7 mundial do World Tour 2025. Igarashi é o único surfista da elite mundial presente no EDP Ericeira Pro, aproveitando o facto de possuir residência na Ericeira para ganhar ritmo competitivo para a próxima temporada. Kanoa tem entrada direta para a ronda 2, onde está no heat 8, na companhia dos havaianos Ian Gentil e Shion Crawford. A eles irá ainda juntar-se o segundo classificado do heat 4 da ronda 1, que poderá ser o português Joaquim Chaves.
Já do lado feminino, Camila Cardoso vai ser a única portuguesa a competir na ronda inaugural, uma vez que Yolanda Hopkins, atual vice-líder do ranking feminino, Francisca Veselko (5.ª do ranking) e Teresa Bonvalot (6.ª) têm estatuto de cabeças-de-série e, por isso, garantiram entrada direta para a ronda 2.
Camila vai estar no heat inaugural da primeira ronda feminina, onde terá pela frente a jovem francesa Tya Zebrowski, de somente 14 anos, que é a atual líder do ranking deste circuito. A elas juntam-se ainda a japonesa Mirai Ikeda e a havaiana Vaihitimahana Inso.
Na ronda 2, Teresa Bonvalot está colocada no heat 3, com a japonesa Amuro Tsuzuki e mais duas surfistas vindas da ronda inaugural. Kika Veselko surge logo no heat seguinte, na companhia da francesa Tessa Thyssen e de mais duas surfistas oriundas da ronda inaugural. Por fim, numa sequência de três heats seguidos com portuguesas, Yolanda Hopkins junta-se à sul-africana Sarah Baum e mais duas surfistas vindas da ronda inaugural para compor o elenco do heat 5.
Sendo a etapa central das sete que compõem o circuito Challenger Series 2025, a prova de Ribeira d’Ilhas apresenta-se como uma excelente oportunidade para os surfistas portugueses pontuarem nesta disputa pela qualificação para o circuito mundial de 2026. É no lado feminino que as contas estão melhores para a armada lusa, com três portuguesas dentro do top 7 do ranking, que dá acesso à elite mundial feminina do próximo ano.
Por João Vasco NunesPortugueses já conhecem adversários nas rondas iniciais
Maria Dias foi vice-campeã na prova feminina
Ericeira vai ser palco de etapa importante para as contas do circuito Challenger Series
Federação Portuguesa de Surf destacou o "título histórico" para Portugal
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º