A WSL anunciou o cancelamento de uma das provas mais sonantes de todo o calendário da WSL. Através de um comunicado de imprensa, foi anunciado o cancelamento do Vans US Open, uma das etapas que pertencem às Challenge Series do WQS, devido ao coronavírus. No entanto, a WSL avança que a prova está segura para o calendário de 2021.
No comunicado pode ler-se que a decisão foi tomada após muita consideração, com o cancelamento a surgir com base na preservação da segurança e saúde dos fãs do surf. Isto porque o Vans US Open of Surfing é um dos eventos mais procurados do surf mundial, reunindo milhares de pessoas anualmente na famosa praia de Huntington Beach, na Califórnia.
Os organizadores consideram que não faz sentido avançar com o evento, numa altura em que o conceito básico do mesmo, a reunião de inúmeras pessoas a celebrar a cultura do surf e de outros desportos radicais, não pode ser colocado em prática. Ainda assim, garantem que já estão a trabalhar para enriquecer a experiência dos fãs no evento de 2021.
Programado para meados de Julho, o Vans US Open é assim mais um evento do WQS que é cancelado em virtude da pandemia do Covid-19. O mesmo já tinha acontecido com vários eventos da perna europeia do WQS e também com o Ballito Pro, na África do Sul, prova das Challenge Series que antecedia o US Open.
Com a WSL a tomar uma nova decisão quanto ao retomar das provas no início do próximo mês, fica assim a dúvida quanto ao regresso do circuito WQS ou mesmo a realização do WCT em 2020. Resta perceber o que acontecerá às provas portuguesas que iriam iniciar em setembro e se estenderiam até outubro, numa altura em que não se prevê muitas facilidades logísticas em relação a viagens e entrada em fronteiras.
O US Open of Surfing é assim mais um grande evento do desporto mundial a ser vítima do Covid-19. Esta é uma prova que nos últimos anos pertenceu ao WWT feminino, mas que agora iria ser parte das Challenge Series masculinas e femininas. Ao longo dos anos a prova de Huntington Beach também se destacou por oferecer o prémio mais chorudo do surf mundial, mesmo não pertencendo ao WCT.
Por João Vasco NunesPortuguesa ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro em El Salvador
Afonso Antunes foi afastado ao ficar na 3.ª posição do sétimo 'heat' da quarta fase da série de repescagem
Francisca Veselko, Yolanda Hopkins, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro
A comunidade do surf nacional despediu-se de um talento que partiu demasiado cedo
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Avançado francês de 29 anos alinha na liga mexicana