Yolanda Hopkins sagrou-se, este domingo, vice-campeã mundial ISA, após terminar no 2.º posto a final da final feminina do Mundial que se disputou em El Salvador. A surfista algarvia, de 27 anos, repetiu o feito que já tinha conseguido em 2021 nesta prova, que havia sido disputada precisamente no mesmo país.
Numa final muito renhida, Yolanda ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro, que foi conquistada pela espanhola Janire Gonzalez Etxabarri. E o desfecho poderia ter sido outro, caso Hopkins não tivesse caído na segunda manobra da última onda que surfou, já bem perto do final.
Os 14,57 pontos de Etxabarri renderam-lhe a medalha de ouro, enquanto Yolanda conquistou mais uma medalha de prata, com 13,57 pontos, os mesmo da australiana Sally Fitzgibbons, mas com a melhor onda a ser da portuguesa. A peruana Arena Rodriguez, com 8,53 pontos, terminou a final no 4.º posto.
Na prova masculina o jovem australiano Dane Henry sagrou-se campeão mundial ISA, com o francês e campeão olímpico em título Kauli Vaast a ser segundo, o australiano Morgan Cibilic terceiro e o brasileiro Douglas Silva no quarto posto.
Em termos coletivos, a Austrália sagrou-se campeã mundial em El Salvador, com o Peru a garantir a medalha de prata e Espanha a medalha de bronze. Portugal fechou o Mundial na sétima posição, atrás de Estados Unidos (6.º), Brasil (5.º) e França (4.º), depois de ter colocado somente Yolanda Hopkins nas rondas finais em El Salvador.
Em 2025 o Mundial ISA não definiu qualquer vaga para os Jogos Olímpicos de 2028, mas no próximo ano já haverão vagas para disputar para as olimpíadas de Los Angeles.
Por João Vasco NunesCompetição de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf só teve uma sessão
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Organização vai tomar decisão esta sexta-feira sobre a realização da prova de tow-in
Surfista acredita que o almirante é o candidato que pode "tomar o comando" e melhorar o futuro de Portugal
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo