O antigo campeão nacional Ricardo Oliveira é o novo selecionador português masculino de ténis de mesa, substituindo o chinês Kong Guoping, anunciou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.
O técnico vai acumular as novas funções com o cargo que já ocupa desde 2019 como coordenador das seleções nacionais jovens, mantendo-se também como diretor técnico do Centro de Alto Rendimento da modalidade.
O antigo praticante foi campeão nacional de seniores em 2001 e profissional até 2014/15, tendo representado Portugal em três Mundiais e passado por clubes como o Monte Aventino, o Estrela da Amadora, o Sporting e o Juncal.
Guoping ocupava o cargo desde 2015 e esteve com Portugal em dois Jogos Olímpicos - Rio2016 e Tóquio2020 -, foi duas vezes vice-campeão europeu, em 2017 e 2019, e alcançou um quinto lugar no Mundial de 2016.
A nível individual, Marcos Freitas obteve uma medalha de prata (2015) e outra de bronze (2020) no Campeonato da Europa, tendo João Geraldo e Tiago Apolónia, em 2016, e João Monteiro e Tiago Apolónia, em 2020, alcançado a medalha de bronze em pares masculinos.
Mesatenista formou dupla com Tiago Apolónia
Freitas também está na mesma fase da prova em singulares
Português de 17 anos e o romeno Iulian Chirita perderam por 3-0 nas meias-finais
Português já garantiu uma medalha em pares masculinos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo