QUANDO Aldo Kuerten faleceu, o jovem "Guga" tinha 10 anos. O desporto preferido do pai era o basquetebol, mas foi o ténis que praticava aos fins-de-semana que contaminou o segundo dos três filhos, Gustavo. Praticante desde os seis, "Guga" foi "adoptado" por Larri Passos, um grande amigo de Aldo e que chamou a si a incumbência de fazer de Gustavo um jogador de ténis. Passados 14 anos, a conclusão é que Larri excedeu as expectativas. Gustavo Kuerten não só é um excelente tenista como está à beira de terminar o ano como número um do "ranking" e ser o sucessor de Pete Sampras, considerado o melhor tenista de sempre.
Mas esse facto não mudou a sua personalidade nem alterou os seus valores. Crescendo no seio de uma família de classe média em que as atenções para com o irmão Guilherme, deficiente mental, transformavam a palavra solidariedade num "verbo" tão fundamental como comer e dormir, "Guga" quis logo que pôde partilhar os milhares que foi angariando no circuito profissional.
Assim, Kuerten dá 200 dólares por cada encontro que disputa, singulares ou pares, perca ou ganhe, para a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes (APAE), que Guilherme frequenta diariamente e da qual a mãe, Alice, é vice-presidente. "Porque gosto de fazer qualquer coisa de útil com o dinheiro. É uma boa sensação poder ajudar os outros. Já antes de ganhar um ‘Grand Slam’ os ajudava mas agora posso ajudá-los ainda mais", explica Kuerten.
O irmão Rafael (25 anos) gere a carreira do tenista, o que não é nada fácil, visto estarmos a falar de um dos atletas mais famosos do Mundo. Segundo o próprio "Guga", a mais importante vitória foi a de Roland Garros, em 1997, que mudou a sua vida, pois tirou-o do anonimato. Mas foi o segundo triunfo no torneio francês do “Grand Slam” que o confirmou como um grande candidato a terminar o ano como número um do "ranking".
Kuerten adoptou uma imagem mais profissional, mas ainda pode ser visto fora dos "courts" com a sua roupa preferida, larga, de surfista. Tem cada vez mais dificuldade em passar um dia ideal: surf de manhã, churrasco na praia com os amigos, passar a tarde com a família e sair à noite. E os seus pratos preferidos (pasta, churrasco, morangos e gelados) são trocados por outros mais saudáveis. "Não tenho nenhuma alimentação especial. Apenas tento não comer muito quando estou em competição", explica Kuerten, que antes de entrar no "court" come um iogurte e uma sanduíche.
QUEM É QUEM
Nome: Gustavo Kuerten ("Guga")
Altura: 1,91 m
Peso: 79 kg
Data de nascimento: 10/9/1976
Local de nascimento: Florianópolis (Santa Catarina), Brasil
Residência: Florianópolis (Santa Catarina), Brasil
Estado civil: solteiro
Treinador: Larri Passos
Profissional desde: 1995
Total de títulos: 9 (2 do Grand Slam)
Títulos em 2000: 4 (Santiago, Hamburgo, Roland Garros,
Indianápolis)
PONTOS FORTES
Pancadas do fundo do "court; deslocação; versatilidade
PONTOS FRACOS
Resposta ao serviço; jogo de rede
Garantiram vagas ao apurarem-se para os 'quartos' do Masters 1.000 de Paris
Tenista português brilha ao lado do austríaco Lucas Miedler
Dupla luso-austríaca vai agora defrontar os quartos cabeças de série
Número um do Mundo cedeu diante de Cameron Norrie
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser acordada pelas Sociedades Desportivas"