O português Vasco Vilaça ficou esta sexta-feira na segunda posição na etapa inaugural do Campeonato do Mundo de triatlo, disputada em Abu Dhabi, terminando a apenas seis segundos do vencedor, o britânico Alex Yee.
Na primeira das sete etapas do World Triathlon Championship Series, Vasco Vilaça completou os 750 metros de natação em nove minutos e 17 segundos, cronometrou 27.33 na prova de 20 quilómetros de ciclismo e 14.32 nos cinco quilómetros de corrida.
Vasco Vilaça terminou com o tempo de 52.59 minutos, apenas atrás de Alex Yee (52.53) e imediatamente à frente do brasileiro Manoel Messias (53.06), que conquistou a medalha de bronze.
O triatleta português considerou que "a época não podia ter começado melhor" e mostrou-se "bastante feliz por regressar à competição", depois da paragem de inverno.
"O resultado mostra a consistência do trabalho que fiz, e dá-me confiança para lutar por mais pódios na época e motivação para a qualificação olímpica, mas também para lutar por um pódio no final do Campeonato do Mundo", disse Vasco Vilaça, em declarações à assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Triatlo.
João Pereira concluiu a prova na 23.ª posição, com o tempo de 53.53, Ricardo Batista foi 33.º (54.02), e João Silva foi 51.º (56.22).
Na prova feminina, ganha pela britânica Beth Potter (57.56), Melanie Santos foi a portuguesa mais bem classificada, ao concluir no 30.º posto (59.48), enquanto Maria Tomé foi 44.ª (1:00.57 horas).
Por LusaVitória sorriu ao francês Vincent Luís pelo segundo ano consecutivo
Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto aprovado até 2036
Canadiano ficou paraplégico aos 19 anos devido a um acidente de carro
Português em destaque na Taça do Mundo em Florianópolis
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo