O Sporting recebeu esta terça-feira e venceu os bielorrussos do Stroitel Minsk, por 3-1, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Taça Challenge de voleibol, ganhando vantagem para o segundo encontro.
Apesar de só terem vencido um set, os forasteiros estiveram perto de pontuar no segundo e com isso complicar as contas da equipa lusa, mas os leões conseguiram superiorizar-se na ponta final e com isso minimizar os danos, tendo apenas claudicado no terceiro (27-25).
Os campeões nacionais entraram melhor no jogo e, embora cometessem erros no serviço e na receção, a verdade é que os bielorrussos acabaram por ser uma presa fácil no primeiro parcial.
A jogar com dois líberos, Hugo Ribeiro, nos momentos defensivos, e João Fidalgo, quando ganhavam a posse da bola, os comandados de Hugo Silva acabaram por vencer com relativa tranquilidade, por 25-19.
Tudo levava a crer que os parciais seguintes seriam ganhos com relativa facilidade, mas o Stroitel Minsk, que no primeiro 'set' tinha 'vivido' dos pontos conquistados por Uladizislau Davyskiba (4) e Pavel Audochanka (4), ombreou fortemente com o Sporting no segundo.
Os bielorrussos provocaram erros no momento do bloco e beneficiaram de oito serviços falhados por parte dos 'leões' (quatro deles consecutivos).
Apesar se terem estado várias vezes em vantagem, os vice-campeões bielorrussos também cometeram os mesmos erros e permitiram ao Sporting dar a volta ao marcador com um magro 25-23.
O desgaste físico notou-se mais para o lado do Sporting e nem a entrada em campo do capitão Miguel Maia motivou as hostes no terceiro parcial. Bem dividido, com as duas equipas a tudo fazerem para conquistar o parcial, o ponto acabou por sorrir para o lado dos bielorrussos (27-25).
Foi necessário esperar pelo último parcial para ver o melhor voleibol do Sporting: organizado, concentrado, bem no serviço, na receção e no remate para o ponto. Atributos que o tornaram campeão nacional e que tardaram em aparecer esta noite, mas que ficaram espelhados no 25-17 que fechou o encontro.
O Sporting terá agora de defender esta vantagem em Minsk, no jogo da segunda mão, que se realiza em 05 de dezembro.
Jogo realizado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting - Stroitel Minsk, 3-1.
Parciais: 25-19 (25 minutos), 25-23 (28), 25-27 (30) e 25-17 (23).
Equipas:
- Sporting: Guillermo Hernan, Mauro Reis, Nikolay Nikolov, Todor Aleksiev, Wallace Martins e César Sanches. Jogaram ainda: Miguel Ribeiro (líbero 1), João Fidalgo (líbero 2), Miguel Maia, Angel Dennis Diaz e José Monteiro.
Treinador: Hugo Silva.
- Stroitel Minsk: Artsiom Kudrashou, Pavel Audochanka, Stanislau Zabarouski (líbero), Artsiom Haramykin, Ilya Baraou e Uladizislau Davyskiba. Jogaram ainda: Kanstantsin Panasenko, Dmytri Shorkin, Siarhei Akulich, Kanstantsin Tsiushkevich, Aliaksei Komar e Vadzim Pranko.
Treinador: Aliaksandr Sinhayeuski.
Árbitros: Ángel Romero Martinez (Espanha) e Paul Herbots (Bélgica).
Assistência: 449 espetadores.
Oposto venezuelano foi um dos protagonistas das conquistas do clube na temporada passada
Leões disputam Troféu Stromp frente ao Manacor Maiorca e águias recebem os vice-campeões europeus do Aluron CMC
Libero totaliza 470 jogos oficiais pela equipa encarnada
Gira-Volei é um caso de sucesso
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás